Como fazer sucção no nariz do bebê?

Perguntado por: aduarte . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 11 votos

O produto retira a secreção nasal do bebê de forma delicada. Para utilizá-lo, basta apertar a bombinha e inserir o bico anatômico na narina do pequeno —quando estiver obstruída. Tampe a outra narina, diminua a compressão da bomba (de forma gradativa) e aspire a secreção. O bico pode ser removido e esterilizado.

É muito importante que uses sempre o soro antes de aspirares o nariz do bebé, pois o líquido vai ajudar a diluir e soltar o muco, facilitando a segunda fase da lavagem. A nossa sugestão é que uses o soro e aspirador numa narina primeiro, e só depois passes para a segunda narina.

Funciona da seguinte maneira: uma sonda suga o muco na boca, no interior de cada bochecha, sem se aproximar da garganta. As narinas também são aspiradas, uma de cada vez. Se mal realizada, a técnica pode provocar, em casos extremos, parada respiratória e até desencadear uma arritmia cardíaca.

O que fazer quando o bebe está com muito catarro? 5 dicas!

  1. Hidratação. Vamos começar pelo básico: a hidratação. ...
  2. Repouso e alimentação. ...
  3. Mantenha o espaço ventilado. ...
  4. Limpeza da narina.

Quando faz a lavagem nasal e não sai do outro lado? Porque na lavagem com soro no nariz.

enfia o dedo no nariz para tirar a secreção que ficou dura. Pode até sangrar. Mello Júnior diz que a melhor forma de limpar o nariz é hidratá-lo bem com soro fisiológico. E depois, de forma suave, assoar a sujeira num lenço macio e descartável.

É usado quando um bebê está congestionado a ponto de afetar sua capacidade de respirar, comer e dormir.

Como usar o Aspirador Nasal Lillo? Aperte a bombinha e insira o bico anatômico com cuidado em uma das narinas do bebê. Faça isso de maneira delicada, porque um movimento brusco pode machucá-lo. Tampe suavemente a outra narina e diminua gradativamente a pressão dos dedos na bombinha até que a secreção seja aspirada.

É recomendado que o bebê durma de barriga para cima. Também que não se coloque mais nada no berço com o bebê com o objetivo principal de evitar com que ele se sinta sufocado após se mexer durante a noite.

De acordo com Balbino (2016), a sequência correta de aspiração é tubo ou traqueostomia, nariz e boca. Essa ordem se justifica pela utilização de uma mesma sonda para aspirar da área estéril para a área limpa.

A ordem de aspiração é: primeiro o tubo endotraqueal, segundo a cavidade nasal e terceiro a cavidade oral, quando se trata de utilizar a mesma sonda de aspiração.

A recomendação deste estudo é de que a aspiração endotraqueal em recém- nascidos seja realizada apenas quando houver sinais de secreção traqueal, não devendo ser realizada rotineiramente; que seja realizada por, no mínimo, duas pessoas; que o tempo de aspiração seja inferior a 15 segundos e a pressão de sucção inferior ...

Normalmente, o diagnóstico é realizado por meio do exame de raio-x do tórax, que permite identificar a presença de secreções no pulmão. A verificação da frequência respiratória do bebê é uma outra forma muito comum de diagnosticar a doença. O aumento dessa frequência possibilita a confirmação do quadro.

O tratamento para muco nas fezes deve ser orientado pelo gastroenterologista de acordo com a causa, podendo ser indicada alterações na alimentação, reposição de líquidos e/ ou uso de medicamentos.

“No entanto, quando muita força é empregada no jato, ou com volume acima do indicado, especialmente em crianças (até 30 ml por cavidade), podem ocorrer otites e até crises de pneumonia”, reitera.

Se você está fazendo a lavagem nasal da forma escrita abaixo, você está fazendo errado e pode prejudicar o seu filho: 1°: Usar água. A lavagem precisa ser feita com soro fisiológico; 2º: Direcionar a ponta da seringa para o septo nasal (aquela parte mais durinha que temos no meio do nariz).

Além disso, ao fazer a lavagem de forma incorreta em bebês, pode-se empurrar o muco para os ouvidos, já que possuem a tuba auditiva mais curta, e até ferir a parede das vias aéreas da criança.

Tratamentos caseiros que podem te ajudar são: inalação, que pode ser feita com vapor ou nebulizadores, limpeza da cavidade nasal com soro fisiológico e banho quente – com temperatura semelhante a corporal, para aliviar a sensação de congestão. Usar medicamentos e descongestionantes nasais, só por indicação médica.

A lavagem nasal é importante para evitar infecções causadas pela estagnação do muco no nariz de crianças e bebês. Nos recém-nascidos, o ideal é fazer a lavagem das narinas a partir de um mês de vida.