Como fazer subtração de fração mista?

Perguntado por: lconceicao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

No caso das frações mistas, a subtração é feita após igualar os denominadores. Com os denominadores iguais, começa o processo de cálculo separado dos objetos inteiros e fracionados. Resolução com frações mistas. A transformação da fração mista em imprópria é a segunda opção para ter a solução da diferença.

Já a ordem de resolução das operações em si é a seguinte: Primeiro, calcular raízes ou potências, depois, multiplicações ou divisões. e, por fim, adições e subtrações.

O número misto ou fração mista possui uma parte inteira e uma parte fracionária. Ele é representado pela parte inteira seguida de uma fração própria, essa representação facilita o reconhecimento do que é inteiro e do que é fracionário no número.

Resumindo: Para determinar a fração de uma quantidade, basta dividir essa quantidade pelo denominador e o resultado multiplicar pelo numerador.

Para somar ou subtrair devemos identificar se os radicais são semelhantes, ou seja, se apresentam índice e radicando iguais. Para somar ou subtrair radicais semelhantes, devemos repetir o radical e somar ou subtrair seus coeficientes.

Para multiplicar potências com bases diferentes, mas expoentes iguais, podemos juntar as bases e elevar uma vez só o expoente. De forma análoga, para a operação de divisão entre duas potências de bases diferentes, mas expoentes iguais, a operação pode ser escrita como a divisão das bases, elevada ao mesmo expoente.

Sempre que operamos dois racionais, encontramos outro racional. Operações com frações, isto é, com o conjunto dos números racionais, fazem parte de um conjunto fechado para as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.

Operações com Frações
Para somar frações é necessário identificar se os denominadores são iguais ou diferentes. Se forem iguais, basta repetir o denominador e somar os numeradores. Contudo, se os denominadores são diferentes, antes de somar devemos transformar as frações em frações equivalentes de mesmo denominador.

Na divisão de frações a regra é a seguinte: 1.º O numerador da primeira fração multiplica o denominador da segunda; 2.º O denominador da primeira fração multiplica o numerador da outra fração.

Para representar a fração imprópria 5/2 foi preciso utilizar 2 inteiros mais 1/2 de um inteiro, assim podemos escrever 5/2 da seguinte forma: . Essa outra forma de representar a fração imprópria 5/2 é chamada de número misto, pois é formado por parte inteira e fração do mesmo inteiro.

Para calcular o dobro de uma fração basta multiplicar a fração por 2.

1º Parêntesis; 2º Expoentes; 3º Multiplicações e Divisões; (da esquerda para a direita) 4º Somas e Subtrações.

A ordem das operações é uma regra que indica a sequência correta de etapas para o cálculo de uma expressão matemática. Podemos lembrar essa ordem usando PEMDAS: Parênteses, Expoentes, Multiplicação e Divisão (da esquerda para a direita), Adição e Subtração (da esquerda para a direita).

Seguindo essa lógica, em qualquer operação matemática você deve começar resolvendo os parênteses, depois os expoentes, em seguida as multiplicações e divisões e por último a adição e a subtração.

O método para a realização de tal conversão é bastante simples. Dividimos o numerador pelo denominador. O resto da divisão será utilizado como o numerador da parte fracionária. O quociente será a parte inteira e o denominador será o mesmo da fração original.

Para converter uma fração em um número decimal, dividimos o numerador pelo denominador. Se temos um número misto, o número inteiro fica à esquerda da vírgula decimal.

Uma fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais. Uma fração representa uma divisão, em que o numerador equivale ao dividendo e o denominador equivale ao divisor. Uma fração é um número racional.

Se eles forem iguais, a regra é somar e conservar o sinal. Já para os sinais diferentes, subtrair e conservar o sinal do maior número.

O mínimo múltiplo comum é utilizado também para realizar as operações de adição e subtração de frações. Para somar ou subtrair duas ou mais frações, basta calcular inicialmente o MMC entre os denominadores e, em seguida, dividir esse MMC pelo denominador e multiplicar o resultado pelo numerador.

Veja como funciona com este exemplo:

  1. Resolva a primeira potência. Neste caso, a primeira potência é . Então, teremos:
  2. Resolva a segunda potência. No exercício, a segunda potência é .
  3. Agora, some ou subtraia os resultados.

Para multiplicar potências com bases e expoentes diferentes, como esta: Devemos transformar a potência com maior base, neste caso, para que fique igual à base de menor valor: Comece resolvendo a potência que você quer transformar.