Como fazer soro na veia de bezerro?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

Preparo do soro: água, glicose, sal de cozinha e bicarbonato de sódio. A água deve ser preferencialmente potável e estar por volta de 38ºC. Para cada litro de água adicionar 4 colheres de sopa de glicose, 1/2 colher de sopa de sal e 1 colher pequena de bicarbonato de sódio.

Soro alcalinizante trata a desidratação dos bezerros
Esse soro auxilia na hidratação e também na reposição de alguns nutrientes perdidos.

A primeira atitude é isolar o bezerro dos demais. A causa pode ser contagiosa. Feito isso, o oferecimento e um soro para que o animal reponha os nutrientes necessários para que o organismo atua de forma ideal é o indicado. O soro pode ser feito na propriedade mesmo.

Aplicar apenas pela via intramuscular (profunda) na dose de 1 mL para cada 8 kg de peso vivo.

Sobre os bezerros, não deixe que ele tome outro leite, sem ser o colostro nos primeiros dias. Esse sim é o melhor remédio. O colostro é um leite natural produzido nos primeiros dias do nascimento do bezerro. É muito poderoso, pois tem vitaminas e nutrientes essenciais para o desenvolvimento da imunidade.

Por isso, não hesite em oferecer a suplementação logo na fase da desmama. Desde o sal mineral, sal proteinado e até a virginiamicina pode ser oferecidos. Basta respeitar a dosagem. Para saber como proceder, acesse: Suplementação para bezerros em todas as fases.

“Aperte uma prega de pele no pescoço e conte quantos segundos leva para achatar. Se a pele ficar lisa em menos de 2 segundos, isso indica hidratação normal. Se a pele demorar de 2 a 6 segundos para ficar lisa, o bezerro está cerca de 8% desidratada. Mais de 6 segundos indicaria desidratação severa de mais de 10%.”

Pacheco disse que entre os fatores ambientais que podem agravar as situação são alta aglomeração dos animais, estresse, que leva à baixa imunidade, e oscilações muito fortes de temperatura – muito frio ou muito calor e também suas variações diárias.

Deve-se dar o leite e depois de duas horas a hidratação. Serão em torno de 2 litros de soro por dia e nunca deve-se dar leite e soro juntos.

Instruções de uso: Administrar por via intramuscular em dose única ou em doses repetidas a cada 2, 4 ou 6 semanas e de acordo com a recomendação do Médico Veterinário. Doses: Bezerros(as): 2 a 5 mL. Bovinos em recria e engorda; vacas lactantes ou gestantes : 5 mL a 10 mL.

Muito interessante os resultados obtidos por esta pesquisa, já que nos deparamos bastante, principalmente com produtores mais velhos e experientes, com "o ingrediente milagroso para fortalecer aos bezerros fracos - o ovo". Ótima informação para os atuantes na área.

Na espécie bovina, a coleta é feita primordialmente utilizando-se o acesso da veia jugular, mas em casos de animais agitados, a coleta também pode ser feita através da veia coccígea.

Além do crescimento, ele também auxilia no ganho de peso. Assim, você pode utilizar o medicamento também para prevenção de doenças relacionadas à falta de peso como raquitismo e desnutrição. VIT ADE atua como estimulante do crescimento, engorda, fertilidade e lactação.

O ADE VALLÉE pode ser utilizado por via intramuscular e subcutânea em bovinos, suínos, ovinos e caprinos. As dosagens para cada uma das espécies são: Bovinos: Bezerros: 1 mL para cada 50 kg de peso vivo, repetindo a cada 30 dias.

Os bezerros precisam de água limpa e fresca a partir dos 3 dias de vida ! Quando existe água disponível, os bezerros consomem mais ração inicial, crescem mais rápido e têm diarréia por menor número de dias (Figura abaixo). O fornecimento de água é fácil, simples e pode ter impacto imediato no seu criatório.

Colostro para bezerros
E não esqueça de inserir o colostro na sua estratégia nutricional. Esse líquido vale ouro e é considerado a primeira vacina do animal ao proporcionar imunidade contra parasitas, vermes e bactérias que causam desnutrição e diarreia que podem levar o animal à morte.

Para animais anêmicos que estão em estágio grave da enfermidade, recomenda-se o tratamento com Ourotetra Plus LA. A utilização deste produto contribui para uma rápida recuperação dos animais, mas sempre consulte um médico veterinário para avaliar a situação.