Como fazer soro caseiro para animais?

Perguntado por: lrodrigues . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.3 / 5 12 votos

Para fazer o soro caseiro, você vai precisar de:

  1. 1 litro de água mineral;
  2. 1 colher de chá de sal;
  3. 3 colheres de sopa de açúcar;
  4. 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  5. Suco de meio limão.

Os cachorros com até 2,5 kg, administre de 3 a 5 colheres de sopa de soro caseiro na tigela de água ou seringa plástica sem a agulha. Já os cachorros de até 5 kg, administre 5 a 7 colheres de sopa da mistura. Os animais com peso corporal acima de 5 kg podem tomar ¼ de xícara para cada 2,5 kg por vez.

Também preste bastante atenção no seu cachorro durante o passeio e lembre de levar garrafinhas de água para oferecer caso ele esteja com muito calor.

  1. Água fresca sempre. ...
  2. Invista em produtos para aliviar o calor. ...
  3. Ofereça frutas para o seu pet. ...
  4. A alimentação pode ser sua aliada.

Se seu companheiro não estiver aceitando comer nada, tente oferecer um petisco saboroso ou misture sachê para cães na ração seca. Deixe a tigela disponível normalmente e veja se ele se aproxima da comida para sentir o cheiro ou lamber. Esses já são sinais positivos de que o animal ainda sente um pouco de apetite.

Essa colher tem 2 lados, um grande e um pequeno. Para preparar o soro, basta adicionar a 200 mL de água (1 copo americano) 2 medidas do lado grande de açúcar e 1 medida do lado pequeno de sal.

Posso dar soro de farmácia para cachorro? Sim. Em qualquer farmácia podemos encontrar soro fisiológico para hidratação oral que também podem ser dados aos nossos pets, como soro fisiológico para cachorro mas, se você não tiver esta possibilidade, você mesmo pode fazer soro para cachorro caseiro.

Mais do que apenas desnecessário, incluir alimentos com açúcar na dieta do cachorro contribui para alterações muito prejudiciais ao organismo, como ganho de peso e desregulação da taxa de glicemia. Portanto, nada de oferecer doce para cachorro e outros alimentos açucarados e/ou ultraprocessados.

O ideal é pensar em garantir a hidratação, ofereça líquido – água ou água de coco, em pequenas quantidades várias vezes. Não deixe a vontade, pois o pet pode ingerir uma grande quantidade de líquido de uma única vez e induzir o vômito.

Proteínas como peixe, carne de frango ou boi são estimulantes para o cachorro. Misture alguma dessas proteínas com a ração, ou então com arroz cozido sem tempero. Além disso, outra forma de estímulo é levar o alimento até onde o animal estar.

Já adiantamos que não há nenhuma comprovação científica sobre o assunto, sendo que o uso de remédio caseiro para parvovirose não é indicado, podendo agravar a doença. Ademais, também será necessário isolar o pet para evitar o contágio com outros cães, e fazer a limpeza correta do ambiente para eliminar o vírus.

Hidratação e dieta leve podem ajudar
Quando o cachorro vomita algumas vezes, fica um pouco desidratado. É importante oferecer líquidos para que a situação não se agrave. Caso ele torça o nariz para a água em temperatura ambiente, tente oferecer água gelada ou água de coco – geralmente mais atrativas.

Perda de apetite. Respiração ofegante. Batimentos cardíacos acelerados. Falta de elasticidade da pele.

Basta usar alguns alimentos que já fazem parte da sua despensa – como o açúcar e o sal – e oferecer de forma diluída ao cachorro. Você vai precisar de: 1 litro de água filtrada, 3 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (chá) de sal refinado, 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio e 1/2 limão.

É importante ressaltar que um cachorro saudável não pode ficar mais de dois dias sem comer. Se chegar nessa situação, é sinal de que seu pet precisa de ajuda urgentemente. Após 12 horas sem comer ele já pode começar a apresentar outros sintomas como alteração no xixi, no cocô e vômitos.

O tratamento para abrir apetite de cachorro doente vai depender da origem do problema. Em alguns casos, o veterinário pode recomendar mudanças na alimentação com o uso de rações úmidas medicamentosas para fortalecer o organismo do pet e estimulá-lo a comer.

Geralmente, o animal para ou reduz o apetite, mas não para de beber água. “Caso o animal pare totalmente de ingerir água e alimento, ele pode estar com: doença do carrapato, depressão, luto, estresse crônico provocado por alguma alteração ambiental ou na rotina, pancreatite aguda ou doença renal crônica.”

O que é bom para abrir o apetite do cachorro? Para ajudar um cachorro sem apetite, você pode oferecer algum petisco que ele gosta ou misturar na sua ração. Mas é preciso ter muito cuidado com o excesso para que ele não se acostume a ser “recompensado” toda vez que não querer comer.