Como fazer salmoura para inflamação de piercing?

Perguntado por: unascimento8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Para este método, é necessário fazer uma compressa de salmoura para higienizar o seu piercing. Para isso, você precisará de 1 colher de café de sal marinho e 100ml de água destilada, mineral ou purificada morna. Umedeça uma gaze estéril e fazer uma compressa por aproximadamente 7 a 15 minutos.

Para preparar, basta colocar duas colheres de sopa de sal em um copo com água morna, deixe dissolver e faça bochechos.

A limpeza do piercing precisa ser feita com uma solução salina. Em farmácias ou drogarias são comercializadas, mas também é possível fazer em casa com água e sal. Para isso, basta apenas um copo de água morna e 1/4 de colher de chá de sal.

Para otimizar o processo de cicatrização é fundamental que o paciente siga as orientações do profissional especializado que realizou o furo, como, por exemplo, higienizar o local, mantê-lo arejado e seco, além de desinfetar a região e aplicar um creme cicatrizante, caso seja prescrito.

Caso você tenha uma dor maior, que apresente febre ou pus saindo do seu piercing, procure um médico. Lave bem o local com soro e sabonete antibacteriano, utilizando um cotonete ou gaze para evitar inflamações da área perfurada. Retire qualquer resíduo do local, cuidando para não bater.

Receita de salmoura básica
A regra geral básica é utilizar 50 gramas de sal para 1 litro de água. Adicionalmente é recomendável acrescentar 30 gramas de açúcar, pois irá auxiliar no equilíbrio do sabor e na coloração proveniente da caramelização da carne, principalmente quando grelhada ou assada.

Não fazer uso de “dicas caseiras”! Na internet encontramos de tudo: indicação de álcool, salmoura caseira, uso de vinagre, limão, sal, entre outras bizarrices!! Seu piercing não precisa de nada ácido, ele apenas precisa de repouso e hidratação para que cicatrize bem.

A salmoura é uma solução de sal em água, que na charcutaria tem a intenção de preservação, intensificação de sabor e alteração de umidade dos alimentos, em especial das carnes. É muito mais rápida que a cura seca e carrega o produto com grande umidade e sabores de temperos adicionados à salmoura base.

Diprogenta. Especialmente utilizada para tratar processos inflamatórios na pele, a pomada Diprogenta possui, em sua formulação, um corticoide com alta ação anti-inflamatória e um antibiótico que elimina bactérias causadoras de infecções, as quais, consequentemente, podem se tornar inflamações e resultar em queloides.

Remova o piercing se estiver preocupado com a infecção.
Limpe a joia em água quente com sabão e ponha-a de volta caso você esteja somente com vermelhidão e inchaço. Isso pode prevenir a formação da infecção.

A compressa: Coloque a ampola em banho maria e deixe esquentar até passar do ponto morno, retire, molhe uma gaze com o soro morno e deixe em cima de sua perfuração por 15 minutos (molhe com mais soro morno caso esfrie ao ponto de temperatura ambiente).

Se o seu piercing não cicatriza e continua dolorido mesmo após muito tempo da perfuração, pode estar acontecendo uma infecção. Nesse caso, procure imediatamente o profissional responsável pelo procedimento. Ele poderá indicar algum cuidado especial para o seu piercing ou o encaminhará imediatamente para um médico.

12) Não utilize álcool ou água oxigenada no piercing. Por mais que ajudem a esterilizar a perfuração, eles podem ressecar a área, matando a pele saudável e prolongando o tempo de recuperação.

Usar um sabonete antisséptico como Protex, que elimina 99,9% das bactérias* naturalmente. Lave bem as mãos antes de mexer na joia. Remova o piercing para higienização da joia e do local.

Fase inflamatória
A fase inicial do processo cicatricial, inflamatória, é iniciada no exato momento da lesão e dura cerca de três dias.

“Regiões de cartilagem podem levar meses para cicatrizar, o umbigo toma cerca de duas semanas e a língua apenas uma.” A região da boca pode ser considerada um dos piores lugares para a perfuração.

De acordo com o Enrique, ainda que haja um tempo médio, algumas pessoas podem ter um tempo maior ou menor para a cicatrização completa. É preciso lembrar que fatores como higiene, alimentação, hidratação e estilo de vida impactam diretamente a cicatrização do seu piercing.

Produtos químicos não irão curar a sua perfuração, somente o seu corpo. Isso significa que não indicamos o uso de sabonetes ou sprays antissépticos, pomadas ou qualquer medicamento. Por pesquisa e experiência, esses produtos podem interferir negativamente na sua cicatrização.