Como fazer salmoura para inflamação?

Perguntado por: rbrito . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Uma receita incrivelmente simples, barata e rápida para tirar inflamações musculares. Coloque duas colheres de sopa de sal grosso em uma panela e deixe aquecer em fogo brando. Assim que o sal começar a escurecer, desligue o fogo e despeje o sal sobre uma toalhinha de rosto.

Para deixá-la mais leve, preferencialmente ainda verde, é só preparar a salmoura da receita, aliás bem fácil de fazer e usa o sal de cozinha tradicional.

A prática é relaxante, alivia o estresse e o cansaço, estimula a circulação sanguínea e suaviza os pés. Quando preparado com sal grosso, também reduz o inchaço.

A salmoura é uma solução de sal em água, que na charcutaria tem a intenção de preservação, intensificação de sabor e alteração de umidade dos alimentos, em especial das carnes. É muito mais rápida que a cura seca e carrega o produto com grande umidade e sabores de temperos adicionados à salmoura base.

Por que fazer a salmoura? A salmoura é uma técnica simples que traz grandes benefícios para o preparo de carnes curadas. Na verdade, os dois principais objetivos desse procedimento dizem respeito à intensificação do sabor e à contribuição na preservação do alimento.

O gelo deve ser utilizado quando há inflamação. Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.

A salmoura ainda é utilizada para quando há uma inflamação nos músculos, usando água com sal também, mas nesse caso aqui leva-se essa mistura para aquecer em fogo baixo, desligando quando o sal começar a escurecer, então usa-se uma toalha para pegar essa mistura e aplicar suavemente no local com a inflamação.

Ajuda na digestão
A água salgada pode acionar as glândulas salivares para que estas produzam mais saliva, facto que ajuda todo o processo digestivo. Além disso, sais minerais como o cloreto de sódio ajudam na produção e função do ácido estomacal (ácido clorídrico).

Para se livrar dos calos, Alice ensina acrescentar vinagre na água quente com sal grosso, além de amolecer a calosidade alivia a dor. Ela lembra que a técnica também funciona como assepsia (limpeza) de pés infectados por micoses. "Indico fazer o escalda-pés antes de aplicar a pomada indicada pelo médico.

Compressa de salmoura: em um copo de água fervida adicione uma colher pequena ou uma pitada de sal marinho, dissolva por completo os cristais de sal. Espere ficar morna e embeba um algodão ou gaze nessa solução e faça compressa por 10 a 15 minutos diariamente no primeiro mês ou quando o Piercing estiver inflamado.

4 – Acelera a cicatrização
A água salgada ajuda também na cicatrização de feridas. Os sais minerais presentes na água, como o iodo e o cloreto de sódio, têm efeito antisséptico e cicatrizante, contribuindo com a cura de ferimentos e machucados.

Para preparar, basta colocar duas colheres de sopa de sal em um copo com água morna, deixe dissolver e faça bochechos. Caso a dor esteja muito forte, apenas deixe a mistura no local.

A solução de cloreto de sódio limpa e umedece a ferida, ajudando a formação de tecido de granulação, amolece os tecidos da pele enfraquecidos e torna mais fácil a remoção de desbridamentos.

Salmoura. Uma ótima opção para quando você tem dores nos pés por causa do cansaço ou dos exercícios físicos é a salmoura. Você pode colocar numa bacia um pouco de água morna e acrescentar 3 colheres de sal de cozinha. Depois, é só deixar os pés de molho por 20 minutos.

Quando uma pessoa ingere sal, a retenção de líquido é uma consequência que faz a pressão subir. Este processo é realizado pelo rim, mas o órgão demora horas ou até um dia para causar este efeito com a água e o sal no organismo.