Como fazer saco de gelo caseiro?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

É possível fazer uma bolsa de gelo com duas partes de água e uma parte de álcool. O álcool evita que a água congele completamente. Para começar, misture os dois ingredientes em uma tigela.

Gelo Reutilizável Rígido Gelox da Termogel substitui o gelo comum com vantagens: permanece mais tempo congelado, é reutilizável, mantém a temperatura por mais tempo que o gelo, não molha ao descongelar e seu conteúdo é um gel atóxico. É usado para transporte e conservação de produtos que exigem refrigeração.

É melhor utilizar um saco estilo zip, pois essa água vai derreter e se não estiver bem fechado pode vazar.
...
Como fazer:

  1. Compre esponjas em lojas de 1,99.
  2. Molhe elas com bastante água.
  3. Coloque em um saco plástico hermeticamente fechado.
  4. Leve para o congelador até congelar.

Congele a água dentro do saco plástico por quatro a 12 horas, dependendo da quantidade de água. Um saco plástico pequeno vai congelar em umas quatro horas, mas um grande pode demorar de oito a 12 para ficar congelado o suficiente para você conseguir quebrar o gelo sem que ele derreta rápido demais.

Para manter por mais tempo o congelamento, deve-se tentar minimizar as trocas térmicas usando isolantes fechados, ao abrigo da luz (que carrega energia da irradiação solar e de outros corpos quentes), e, em último caso, reduzindo a pressão no recipiente que contém o gelo (quando isso é possível).

A técnica era feita com gelo e serragem e tornava o gelo difícil de ser quebrado.
...

  1. Forre o fundo de um recipiente com bastante algodão (ele precisa ocupar todo o fundo);
  2. Coloque água;
  3. Tampe com um plástico filme;
  4. Leve ao congelador;
  5. Agora é só desenformar e pronto!

Coloque o gelo em um isopor, para cada saco de gelo, coloque 2 litros de água, meio kg de sal e meia garrafa de álcool. A água aumenta a superfície de contato, o sal reduz a temperatura de fusão do gelo (ele demora mais pra derreter) e, por uma reação química, o álcool rouba calor.

Basta você colocar a garrafa cheia de bebida num copo largo e alto com água e mandar tudo para o freezer. Quando for a hora de servir é só soltar o copo da camada de gelo. Vale lembrar que este truque serve apenas para bebidas que não congelam no freezer, tais como vodka ou outras com alto percentual de álcool.

Confira. Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Davis, nos Estados Unidos, desenvolveram um tipo de gelo que não derrete. A inovação não utiliza plástico, é biodegradável e também microbiana, sendo uma opção sustentável para manter os alimentos conservados.

O gelo artificial (ou gelo reutilizável) é uma novidade para que não se gaste mais tanto dinheiro com esse serviço, pois com ele você não vai precisar de água para ser feito. É isso mesmo que você acabou de ler, você não vai precisar de água para esse gelo ser fabricado e mais, você pode usar quantas vezes quiser.

A adição do sal diminui a temperatura de fusão (temperatura na qual uma substância passa do estado sólido para o líquido) do gelo. Portanto, ele passa a derreter bem mais rápido já que a água líquida conduz melhor o calor do que o gelo, e, para isso, usa energia do ambiente (e da latinha também).

Encha uma meia velha com arroz cru.
É o Método mais simples de fazer uma bolsa térmica reutilizável. Você precisará de uma meia velha, arroz cru, um forno de micro-ondas e material para costurar ou amarrar a meia.

Para manter o suco fresquinho na lancheira, coloque-o dentro de uma garrafa térmica e feche bem. Se possível, prepare o suco no mesmo dia, para não perder muitas vitaminas. Opções quentes: comidas e bebidas quentes não são as melhores alternativas para o lanche, porque esfriam.

Usar uma compressa de gelo pode ajudar em diversos casos como traumas nos membros inferiores, entorses, dores no joelhos e nos tornozelos. O gelo em contato com a pele diminui o fluxo sanguíneo da região afetada, ajudando a desinchar o local. Ele ainda tem potente efeito analgésico.

A ideia é encharcar esponjas de cozinha com água, colocar em um saco lacradinho e deixar congelar. Assim, você consegue manter o líquido preso dentro do plástico quando o gelo derreter.

metro de consumo ( kg de GS / kg de produto ) para 12 horas de uso.

Uma boa técnica para manter as bebidas geladas é colocar sal no recipiente, sobre o gelo. Quando elas precisam ficar geladas por um longo período, despejar água e sal sobre o gelo as deixará ainda mais frias, mas o sal fará com que ele derreta.

Para utilizar o gelo seco em caixa de isopor na preservação de alimentos perecíveis de maneira correta, é imprescindível considerar a perda de dois a cinco quilos de gelo seco a cada 24 horas, não devendo haver espaço livre na caixa, para não acelerar a sublimação do gelo.

A não ser que você não tenha paciência para seguir todos os passos: adicionar 440 gramas de bicarbonato de sódio, meio litro de vinagre, deixar descansando por uma hora, adicionar 100 ml de água e cozinhar lentamente até que se torna uma mistura uniforme.

Fazendo gelo rapidamente
Para preparar o gelo rapidamente, ferva a quantidade de água desejada e a coloque no congelador. Aproximadamente 1 hora no congelador é o suficiente para você ter gelo.