Como fazer RG único?

Perguntado por: ifarias . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
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Para fazer o seu RG único, é necessário ir ao órgão emissor da sua cidade e levar a certidão de nascimento ou casamento. Em seguida, o órgão emissor validará o cadastro com a plataforma Gov.br e irá informar o prazo para retirar a versão física do documento.

Vale lembrar que a emissão será gratuita e poderá ser feita nas secretarias de Segurança Pública de cada estado brasileiro. Como anunciado em fevereiro de 2022, a partir desta terça-feira (26), o novo RG único passou a ser emitido.

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) será emitida em um modelo único e com validade para o território nacional a partir do dia 4 de agosto. Ela vai unificar possíveis números de registro que existam em cada um dos 27 estados da Federação, o que vai impedir identidades com numerações diferentes.

Os prazos de expedição da carteira de identidade nos postos de identificação variam de 5 a 20 dias úteis, exclusivamente por conta de procedimentos internos e da logística de envio das carteiras para os postos de identificação.

Para fazer a solicitação, basta comparecer presencialmente apresentando a Certidão de Nascimento ou Casamento. O novo registro será expedido em papel de segurança ou por um cartão de policarbonato (plástico), além de ter um formato digital que será acessado pela plataforma gov.br.

Para emitir o novo RG é simples, basta comparecer a alguma unidade de atendimento ao cidadão como o Expresso Cidadão e Poupa-tempo e apresentar a Certidão de Nascimento ou Casamento.

Também é importante pagar o valor da taxa de R$44,79. O prazo para a retirada do documento é de 5 a 20 dias úteis. Há alguma novidade na nova carteira de identidade? Desde julho de 2022, começou a ser disponibilizada a nova carteira de identidade nacional (CIN).

Até março de 2023, todas as Secretarias de Segurança Pública dos estados devem estar preparadas para emitir o documento na versão mais moderna. Ele terá o padrão internacional, ou seja, haverá um QR Code e também contará com a unificação pelo CPF. O RG vai sumir de vez dos documentos.

Para ter acesso ao RG digital, basta baixar um aplicativo na loja referente ao aparelho celular (Apple Store ou Google Play), e validar o modelo online do documento.

O RG pode ser substituído pela Carteira Nacional de Habilitação; Passaporte, Carteira de Identidade Militar; Carteira de Identidade de Órgãos de Fiscalização Profissional (exceto Coren) ou Carteira de Trabalho. Importante: Não são aceitos protocolos de documentos.

O Acre, Goiás, Minas Gerais e Paraná já estão emitindo o documento desde o dia 4 de agosto.

Começa, na próxima semana, a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). De acordo com o Decreto nº 10.977 de 23 de fevereiro 2022, a nova Carteira de Identidade adotará o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, único e válido para todo o país.

Para emitir a segunda via do RG é preciso pagar uma taxa de R$ 47,96 e, caso opte por receber em casa pelos Correios, R$ 9,09. Nos totens de autoatendimento, o pagamento pode ser feito por cartão de débito ou boleto bancário.

A primeira via do RG é gratuita e a taxa da segunda via, que em 2021 é de R$ 43,64, também pode ser isenta em alguns casos, como para pessoas que se declararem pobres nos termos da Lei 7115/83.

Os cidadãos brasileiros podem emitir o novo RG gratuitamente, por meio dos órgãos públicos, como a Secretaria de Segurança Pública.

Trata-se de uma identidade virtual concedida de forma gratuita a quem tem a titularidade e o porte de documento físico, emitida e armazenada no seu telefone celular por meio do aplicativo RG DIGITAL SP, disponível nas lojas de aplicativos.

O processo para acesso é super simples, confira:

  1. Baixe o app no link acima;
  2. Clique na opção adicional RG;
  3. Escaneie o QR Code no verso do documento impresso;
  4. Realize o reconhecimento facial;
  5. Crie uma senha para acessar o documento digital.
  6. Pronto!

De acordo com o governo federal, o objetivo da mudança é unificar o número do documento em todas as unidades da federação. Com as regras atuais, cada estado do Brasil pode emitir o documento. Sendo assim, na prática, uma pessoa pode ter até 27 números de RG.

Estar desempregado em um período superior a 3 meses (necessário apresentar a Carteira de Trabalho e Previdência Social); Cidadãos sem condições de pagar, que se auto declaram pobres. Neste caso, é preciso apresentar o Número de Identificação Social (NIS);