Como fazer respiração Pranayama?

Perguntado por: areis . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

As práticas vão desde respirar a partir de só uma das narinas até respirar “pela barriga”, manipulando o diafragma. Podem ser rápidas a ponto de fazer suar ou muito lentas. De qualquer forma, consiste em três fases: puraka, kumbhaka e rechaka. Inalar, reter e exalar, respectivamente.

O Pranayama vem das origens da yoga e é um de seus oito pilares: Yama (disciplina), Niyamas (autodisciplina), Asana (postura), Pranayama (controle da força vital), Pratyahara (retração dos sentidos), Dharana (concentração), Dhyana (meditação) e Samadhi (hiperconsciência).

Os pranayamas são respirações conscientes e controladas feitas durante as práticas de yoga. Eles podem ser realizados em todos os momentos do dia. Pranayama deriva de duas outras palavras de origem sânscrita, prana que significa energia vital e yama que significa controle.

Levante a mão direita em direção ao nariz, expire completamente e, em seguida, use o polegar direito para fechar essa narina. Inspire pela narina esquerda e, em seguida, feche a narina esquerda com os dedos. Abra a narina direita e expire por este lado. Inspire pela narina direita, feche-a e expire pela esquerda.

A técnica 4-7-8 é um exercício de relaxamento que envolve inspirar por quatro contagens, prender a respiração por sete contagens e expirar por oito contagens, disse Raj Dasgupta, professor clínico associado de medicina na Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, por e-mail.

A respiração 4-7-8 consiste em: Inspirar com o nariz durante quatro segundos; Segurar a respiração durante sete segundos; Expirar completamente o ar pela boca, sem mover a língua da posição, durante oito segundos.

Gostamos de chamá-la de respiração 4-2-6, justamente porque consiste em: Puxar o ar pelo nariz por 4 segundos; Segurar o ar nos pulmões por 2 segundos; Soltar o ar pela boca durante 6 segundos.

Enquanto muitos yoguis praticam exercícios de respiração para desenvolver prana e mente, outros praticam meditação para normalizar a respiração e o prana. Alguns praticam Svara Yoga, controle do prana e da mente, através de canção, e alguns alinham respiração, prana e mente através de inabalável devoção ao Divino.

Coloque a mão no abdômen (barriga) próxima ao umbigo. Feche os olhos e concentre-se em sua respiração. Perceba que quando você inspira (puxa o ar) o abdômen desce e quando expira (solta o ar) o abdômen sobe. Tente realizar o movimento contrário: o abdômen subir ao inspirar e descer ao expirar.

A respiração prânica é um exercício simples que lhe permite melhorar a sua energia em qualquer momento do dia. De cada vez que inspira, está a encher o seu corpo de prana, ou força vital. Nesta meditação orientada de respiração prânica, utilizamos o prana como um alimento para o corpo e a mente.

Pela respiração comum, absorve-se uma quantidade normal de Prana, mas por meio de uma respiração mais calma e profunda pode-se extrair uma quantidade maior de energia vital, que vai se concentrar no cérebro e centros nervosos para se utilizar quando necessário.

Pranayama ajuda a diminuir a frequência cardíaca, ativando o sistema nervoso parassimpático. Este efeito produz um relaxamento no corpo e na mente que, por sua vez, promove um sono melhor.

Vegetais cozidos e crus (em vegetais crus é a maior parte do prana, energia vital disponível). Recomenda-se comer diferentes tipos de vegetais para obter uma ampla gama de nutrientes. Fruta, também preferida em forma bruta, e sucos de frutas. Leite e produtos lácteos.

Prana é a energia vital que permeia todo o Universo, incluindo nós, humanos. Em sânscrito, significa “energia absoluta”; é o princípio de energia ou força, o princípio ativo da vida ou força vital.

Apesar do seu brilho, o prana é praticamente incolor no ambiente e emite uma luz branca ou levemente dourada.

3 – Respiração da Água
Sendo focado na fluidez de cada um dos seus golpes, esse estilo tem ao todo 11 formas, com a Décima Primeira Forma sendo criada por Giyu Tomioka, consistindo em um estado alcançado pelo espadachim de defesa completa, conseguindo desviar e bloquear praticamente qualquer golpe.

4 – Respiração da Água
Essa respiração é usada por outros Hashira e é bastante poderosa. Contendo 10 técnicas e mais uma décima primeira sendo desenvolvida por Giyu Tomioka, a respiração da água provou ser bastante forte.