Como fazer regra de 3 estequiometria?

Perguntado por: agomes9 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O cálculo estequiométrico é apenas relações de grandezas, utiliza-se regra de três simples. Deve-se colocar sempre na primeira linha os dados que já sabemos, e na segunda os dados que a serem calculados.

Antes de começar a fazer um exercício de estequiometria, é essencial que a reação química esteja balanceada. Ao balancear uma reação química, garantimos que as quantidades, em mol (e, por consequência, em massa), dos participantes seja constante ao longo do processo químico, garantindo a lei de Lavoisier.

A estequiometria é um tópico da química muito importante no entendimento das reações químicas. Por exemplo, quando vamos assar um bolo, temos exatamente uma determinada quantidade de ingredientes a serem utilizados.

O balanceamento é feito transpondo o índice do hidrogênio no reagente e usando-o como coeficiente no produto que tem átomos desse elemento. Como no produto tem-se 2 átomos de hidrogênio, inserimos um número como coeficiente que multiplicado por 2 obtém-se como resultado 8 átomos de hidrogênio, por isso escolhemos o 4.

Dessa forma, basta dividir a massa (m) da matéria por sua massa molar (M). A massa molar é determinada pela multiplicação da quantidade de átomos do elemento por sua massa atômica.

Mol é uma palavra que vem do latim “mole”, que significa “porção”, “monte”, “amontoado”, “quantidade”. Essa quantidade tem sempre 6,02x10²³ unidade, que pode ser arredondando para 6x10²³. A unidade de mol se refere ao número de moléculas, íons e átomos, segundo os químicos.

A estequiometria é a área que realiza os cálculos das quantidades de reagentes e/ou produtos das reações químicas, com base em leis e com a ajuda de equações químicas.

Do ponto de vista da evolução histórica da Química como ciência, a palavra estequiometria foi introduzida por Jeremias Benjamin Richter (1762-1807), em 1792, referindo-se às medidas dos elementos químicos nas substâncias.

Rendimento é o quociente entre a quantidade de produto realmente obtida em uma reação e a quantidade que teoricamente seria obtida, de acordo com a equação química correspondente.

Onde usamos a estequiometria? De modo geral, você sem perceber o tempo, todo a nossa volta está acontecendo uma reação química. Então, se existe você percebeu uma reação química, então, está lá a estequiometria, controlando nossas vidas silenciosamente.

Os princípios da estequiometria
Elas incluem Lei de Lavoisier e a Lei de Proust. A Lei de Lavoisier é igualmente conhecida como Lei de Conservação das Massas. O princípio básico em que se baseia é bem simples.

Reagente limitante é aquele que limita a quantidade de produto que pode ser produzido na reação. Isso significa que quando o reagente limitante é totalmente consumido, a reação para, mesmo tendo ainda outros reagentes. Todos os outros reagentes que sobrarem são considerados reagentes em excesso.

O balanceamento químico é realizado para ajustar os coeficientes estequiométricos das substâncias com objetivo de estimar a quantidade dos componentes presentes na reação química. Isso pode ser realizado de várias formas. Os principais métodos são: tentativas, oxirredução e algébrico.

Uma equação química está balanceada quando o número de átomos que aparece nos reagentes é exatamente igual aos átomos que estão nos produtos, para cada elemento. Isso significa que nenhuma partícula química se perde ou se adiciona no espaço, elas apenas passam por transformações.

Quanto custa o alinhamento e balanceamento do carro em 2023? O preço do alinhamento e balanceamento do carro varia de acordo com a região e o modelo do veículo. Em 2023, a média de valores está entre R$ 120 e R$ 200 nas principais capitais, podendo variar segundo os critérios mencionados.

As fórmulas para calcular pH e pOH são: pH = -log [H+], pOH = -log [oH-], [H+] = 10-pH ou [OH-] = 10-poH, pH + pOH = 14. Como pH + pOH = 14, o pH dela é igual a 3 (pH = 3).

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). Já o volume de um paralelepípedo é calculado pela medida do comprimento, vezes a medida da largura, vezes a medida da altura. Ou: V = B x L x h.

Desse modo, conseguimos saber que a massa de um mol de u é 1/12 vezes a massa de um mol de C-12, ou seja, a massa de um mol de u equivale a 1 grama.

Portanto, a massa de 1 litro de água é 1000 g. O peso molecular da água é 18 g/mol, então 1000g são 55,5 mol (1000×1/18= 55,5). Logo, a concentração molecular da água é 55,5 mol/L.