Como fazer referência do IBGE cidades?

Perguntado por: equaresma . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Como citar o IBGE

  1. Nome do instituto;
  2. Nome da pesquisa;
  3. Local de publicação dos dados;
  4. Ano de publicação;
  5. Local onde os dados foram retirados;
  6. Volume;
  7. Número da página em que foi retirado os dados.

Esta publicação deverá ser citada da seguinte forma: BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2021.

De acordo com a NBR 6023 da ABNT, a referência dos documentos online citados em trabalhos acadêmicos deverá ser feita da seguinte forma: ÚLTIMO NOME DO AUTOR, primeiro nome abreviado. Título: subtítulo (caso exista). Nome da publicação ou do site, local da publicação, volume, número ou fascículo.

Ao citar cidades, deve-se indicar o estado, exceto no caso de capitais. Em textos escritos, a sigla do estado deve vir entre parênteses.

SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: URL.

Para fazer referências de sites, precisamos indicar autor, título, subtítulo (se houver), nome do site, data da publicação, uso das expressões "Disponível em: (endereço eletrônico)" e "Acesso em: (dia, mês e ano)".

Título. Local, ano. SÃO PAULO, Prefeitura Municipal de. Secretaria de Cultura.

O IBGE realizou o último Censo em 2010 e estava em preparação para a realização do Censo 2020 quando eclodiu no País a crise sanitária provocada pela pandemia de COVID-19, forçando o IBGE a adiar a operação para 2021.

Esta publicação deverá ser citada da seguinte forma: BrAsIl. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas.

Fonte: IBGE, 2019. IBGE. Sidra: Banco de Tabelas Estatísticas. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/home/ipca/brasil Acesso em: julho de 2019.

Constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do País e em seus recortes territoriais internos, tendo como unidade de coleta a pessoa residente, na data de referência, em domicílio do Território Nacional.

A forma mais simples e genérica de citar o Ministério da Saúde em seus trabalhos é iniciando com o país de origem (em caixa alta) e o nome do órgão separados por ponto. Ex: BRASIL. Ministério da Saúde.

Para fazer uma citação direta, você deve copiar a fala do autor pela qual você se interessou, colocando ela entre aspas duplas pra deixar claro que a fala não é sua, e claro, referenciando o autor. A citação direta pode ser curta ou longa. A curta deve ser feita em até 3 linhas no máximo e incluída ao longo do texto.

O local de publicação (cidade) deve ser indicado como consta no documento. Na ausência do nome da cidade, pode ser indicado o estado ou o país, desde que conste no documento. No caso de cidades homônimas, acrescenta-se a sigla do estado ou o nome do país, separados por vírgula.

Nome(s) do(s) autor(es), título, subtítulo (se houver), edição (se houver), local, editora e data de publicação. Referências de citações feitas de um site devem conter os seguintes dados: Nome(s) do(s) autor(es) (se houver), título da matéria, nome do site, ano, endereço eletrônico e a data em que fizemos o acesso.

Logo após a citação deverá vir entre parêntesis o nome do autor e o ano. Em lugar do sobrenome do autor, usa-se a jurisdição, ou seja, se for uma lei federal, usa-se Brasil, se for uma lei estadual, coloca-se o nome do estado e se for uma lei municipal, escreve-se o nome da cidade.