Como fazer reboco só com areia e cimento?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Normalmente, ele é composto pela proporção 1:2:6 (1 saco de cimento com 60ml de aditivo, 2 sacos de cal fina e 6 latas de 18l de areia) para paredes internas, e 1:2:4 para externas, mas alguns profissionais usam outras fórmulas para o trabalho.

A proporção mais comum é: uma medida de cimento para três de areia peneirada ou seja, um traço 1:3, ou 25% do volume em cimento.

O assunto em questão é o reboco de paredes internas, que agora pode ser substituído por tintas especiais. Aplicadas com rolo ou desempenadeiras, elas cumprem a função da argamassa. São eficazes para construções com blocos de concreto e drywall.

Para garantir alta durabilidade, utilizar resina acrílica e impermeabilizante ajuda a proteger da ação da água. Você também pode aplicar cera incolor nas áreas internas.

Diferente da cal, as moléculas do detergente não retêm água, consequentemente a desidratação precoce do cimento pode trazer as temidas fissuras. Ele não proporciona uma melhoria no rendimento.

Para fazer um reboco de qualidade, é necessário prestar atenção na proporção do traço. Como visto, o traço para reboco é composto pela proporção de 1:1:6 de cimento, cal, areia fina e água.

A areia entra na mistura para evitar que isso aconteça. .Ela é um material inerte, ou seja, não é capaz de reagir quimicamente. Com isso, a areia diminui a reação entre os componentes do cimento e a água, e não deixa que uma grande quantidade de umidade escape, evitando as trincas e rachaduras.

Geralmente, utiliza-se três medidas de areia peneirada para uma medida de cimento. Para realizar o cálculo, basta dividir, por exemplo, 30 quilos de areia por três, ou seja, dez quilos de cimento por metro quadrado.

Contudo, existem outras formas de medir a proporção do traço do reboco. Normalmente, ele é composto pela proporção 1:2:6 (1 saco de cimento com 60ml de aditivo, 2 sacos de cal fina e 6 latas de 18l de areia) para paredes internas, e 1:2:4 para externas.

A título de curiosidade, um saco de cimento com 50 kg tem em média 36 litros ou 0,036 m³.

de um traço que muitos também utilizam. contendo mais areia ou se a parte de cimento. 3 de areia e duas de brita 1 para.

Já o reboco com gesso é uma alternativa mais econômica, comparada com o revestimento tradicional, pois pode ser aplicado diretamente na parede, sem a necessidade de fazer as três camadas de massa.

O Veda Reboco é um aditivo que tem a capacidade de impermeabilização total da argamassa. Foi especialmente desenvolvido para impermeabilizar argamassas feitas com massa de pega normal.

O Aditivo Plastificante Liga para Massas 1L Axton é um aditivo plastificante dosado para proporcionar excelente condição para o trabalho. Tem boa coesão e liga, reduzindo a formação de fissuras na secagem. Utilizado em argamassas moldadas em obra para assentamento, reboco e revestimento interno e externo.

"A adição de uma pequena quantidade de açúcar à massa impedirá a total hidratação ou formação de cristais de cimento. A argamassa resultante terá melhor módulo de deformação e maior capacidade de absorver deformações de origens térmicas, como no caso das churrasqueiras, lareiras e fornos", diz.

Portanto, o açúcar é uma substância que tem como propriedade o retardamento da pega, provavelmente, agindo no cimento e retardando a formação de C – S - H (Silicato de Cálcio Hidratado) que é caracterizado pelo processo de formação de cristais de etringita, que são responsáveis pelo início de pega e desenvolvimento da ...

A forma correta de armazenar o cimento é em uma estrutura seca e fechada, protegido da chuva e da umidade. Certifique-se também de que o local possui boa ventilação, isso evita o acúmulo de umidade no ar. Para proteger o material da umidade que vem do chão, o ideal é colocar os sacos sobre uma superfície elevada.

De acordo com o especialista Igor Kipgen, geralmente as pessoas usam o detergente porque ele diminui o atrito com os demais componentes da argamassa e melhora de certa forma a trabalhabilidade. Ele consegue quebrar as tensões superficiais, fazendo com que uma molécula se misture com outra.

Os impermeabilizantes mais utilizados para reboco e parede interna são: Argamassa polimérica. Manta asfáltica. Emulsão acrílica.