Como fazer queixa do meu chefe?

Perguntado por: sbarros9 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Entre em contato com o Ministério do Trabalho.

  1. Você precisará entrar com um processo contra o seu chefe e contra a empresa, o que dependerá das evidências coletadas.
  2. O Ministério do Trabalho o orientará quanto aos próximos passos a serem tomados nesse processo.

O interessado terá que acessar o Canal Digital de Denúncias Trabalhistas, se identificar e inserir o maior número de informações possível para que a fiscalização do trabalho identifique corretamente o problema. Observação: Para realizar uma denúncia trabalhista não é necessário ir à uma agência do trabalho.

6 coisas que chefes não devem fazer

  • Acumular tarefas e microgerenciar a equipe. ...
  • Não manter as coisas em ordem. ...
  • Não dar e ouvir feedbacks. ...
  • Não se importar com as pessoas. ...
  • Perder os talentos da empresa. ...
  • Parar de estudar.

A primeira dica que o especialista da HW Capital oferece é: identifique o comportamento e reporte para o RH. “A primeira coisa que a pessoa tem que fazer é reportar isso ao RH por escrito. Se a pessoa sente assédio moral, avanço indesejado de cunho sexual ou romântico, não é algo que deve guardar para si”, comenta ele.

Fale com o gestor
Procure o gestor e assuma a responsabilidade. Tenha com ele uma conversa particular o mais rápido possível, para evitar futuros constrangimentos e problemas. Explique o que aconteceu para cometer o erro. Não minta nem omita informações, tenha uma conversa sincera.

Como provar dano moral no trabalho
No caso de danos morais no ambiente de trabalho, as provas utilizadas podem ser gravações, fotografias, e-mails, mensagens de celular, testemunhas. É preciso demonstrar que as atitudes ocorreram e que causaram abalos psíquicos e/ou físicos ao empregado.

É importante que a vítima tente coletar o máximo de provas possíveis para comprovar o assédio. Isso pode ser feito através de e-mails, testemunhas ou mesmo gravações ambientais promovidas pelo empregado através de gravador do telefone celular, por exemplo.

Seja assertivo
Ser assertivo é importante, afinal, te ajudará a transmitir suas opiniões de maneira respeitosa. Falar com firmeza e colocar o “Eu” ao invés de “Nós”, é fundamental nesse momento. Isso te manterá com o controle de suas idéias e não dará espaço para que seu chefe “invada” seu espaço.

Quando a empresa é denunciada, o órgão responsável pelo cumprimento dos direitos trabalhistas enviará um auditor fiscal para averiguar a denúncia. O fiscal, então, fará uma avaliação das irregularidades, podendo a empresa receber penalidades, multas ou até mesmo ser interditada, caso a irregularidade seja grave.

Ministério Público do Trabalho (MPT)

  • Assédio moral;
  • Discriminação no trabalho;
  • Exploração do trabalho infantil e de adolescente;
  • Meio ambiente inadequado para o trabalho;
  • Fraudes trabalhistas;
  • Conflitos coletivos de trabalho;
  • Irregularidades do trabalho na Administração Pública;
  • Terceirização ilícita de trabalhadores.

O anonimato do denunciante prejudica a investigação dos fatos pelo Ministério Público. Caso possa se identificar mas queira ter certeza que sua identidade não será conhecida, é possível solicitar o sigilo de seus dados de identificação pessoal. A lei não assegura sigilo absoluto ao denunciante.”

realizar brincadeiras de mau gosto ou críticas em público; colocar o trabalhador em um ambiente isolado como forma de castigo; retirar instrumentos de trabalho como mesa ou telefone para constrangê-lo; criar boatos e calúnias sobre o trabalhador.

Criticar abertamente ou apontar um erro do chefe é uma forma segura de ser excluido no futuro. Se você realmente achar que ele cometeu um erro, há outras formas de falar isso. Fale como se estivesse tirando uma dúvida, sempre cordial.

Chefe que trata mal os empregados responde pelo dano moral causado a cada um deles individualmente. Muito se discute na Justiça do Trabalho se o fato de um superior hierárquico tratar mal vários empregados, indistintamente, configura ato ilícito de modo a se falar em dano moral e direito a reparação individual.

Coagir moralmente o empregado no ambiente de trabalho, através de atos ou expressões que tenham por objetivo atingir a dignidade ou criar condições de trabalho humilhantes ou degradantes, abusando da autoridade conferida pela posição hierárquica.

Existem algumas técnicas para estabelecer limites a superiores sem criar uma rixa.

  1. Comunique-se com clareza. ...
  2. Conheça seus próprios valores e proteja seu tempo. ...
  3. Aprenda a dizer não. ...
  4. Reflita sobre por que o gerente tenta ultrapassar seus limites.

Então, durante o período do atestado médico ou enquanto o empregado estiver afastado pelo INSS, ele não poderá ser imediatamente demitido. De qualquer forma, a empresa não poderá demitir o empregado em razão da depressão, assim como não poderá demitir um empregado que desenvolveu depressão por causa do trabalho.