Como fazer prova de vida pela internet Santander 2021?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Se você possui biometria cadastrada (identificação digital) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito utilize o aplicativo GOV.BR do seu celular para realizar a Prova de Vida. Clique aqui e saiba todas as informações sobre o processo de Prova de Vida.

Contudo, caso o beneficiário deseje, a Prova de Vida pode ser realizada de forma voluntária na rede bancária ou acessando o aplicativo Meu INSS, por meio de reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular do cidadão.

Na forma online, que é a prova de vida digital e deve ser realizada no aplicativo gov.br, através do reconhecimento facial.

Realize a validação facial no aplicativo GOV.BR possibilitando que a sua Prova de Vida seja realizada. Depois, o beneficiário poderá acompanhar a situação da comprovação de vida pelo aplicativo SouGov.br ou pelo computador.

Quem precisa fazer a prova de vida? Aposentados, pensionistas e quem recebe benefícios do governo precisam ter a prova de vida regularizada para dar continuidade aos pagamentos. automaticamente, por meio do cruzamento de dados.

Conectando Meu INSS no Banco Santander

  1. Entre na sua conta do banco Santander pelo Internet Banking;
  2. Em seguida clique em “Outros Produtos”;
  3. Logo depois selecione “Demais Serviços”;
  4. O próximo passo é clicar na opção “NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária”;
  5. Crie o seu código inicial de sete dígitos (apenas números).

A contar da data de aniversário do titular do benefício, o INSS terá 10 meses para comprovar a vida da pessoa. Caso o INSS não consiga reunir informações suficientes de comprovação de vida nesse período, o segurado ainda terá mais 60 dias (dois meses) para comprovar que segue vivo.

LOC.: Para comprovar que o segurado está vivo, o INSS pode usar como comprovação o acesso do beneficiário ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro; e realização de empréstimo consignado com reconhecimento biométrico. Também servem atendimento presencial nas agências do INSS; vacinação e votação nas eleições.

Proposta dispensa prova de vida para beneficiário do INSS que usa biometria no banco. O Projeto de Lei 2466/20 dispensa a prova de vida para aqueles que recebem benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nos bancos com uso de biometria.

Para fazer a Prova de Vida no caixa eletrônico não precisa de um procedimento específico, apenas realizar qualquer movimentação com a biometria.

Apesar de não ser mais obrigatório, quem preferir pode fazer a prova de vida como nos anos anteriores: indo a uma agência da rede bancária ou usando o Meu INSS. O cidadão também pode acessar o Meu INSS ou ligar para o telefone 135 para verificar a data da última confirmação de vida feita.

Para realizar a Prova de Vida, basta se dirigir à agência bancária em que você recebe seu benefício e apresentar um documento com foto – pode ser o RG, Carteira de Trabalho ou a Carteira de Motorista. Inclusive, alguns bancos já realizam a Prova de Vida através de biometria.

A obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até o dia 31 de dezembro de 2022 e os segurados que não fizerem não terão o benefício suspenso. Mesmo com a suspensão, os canais tradicionais para realizar o procedimento continuam disponíveis.

Como fica a prova de vida em 2023? A partir deste ano, o INSS passa a ser responsável por comprovar se a pessoa está viva ou não. Resumidamente, isso será feito utilizando um sistema de comparação de informações em diferentes bancos de dados.

Quem pode e quem precisa fazer prova de vida? Podem realizar a prova de vida digital, no mês de aniversário, aposentados ou pensionistas do INSS e anistiados políticos civil, com biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

A prova de vida pelo celular é um facilitador muito interessante para aposentados e pensionistas INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Com a ferramenta é possível realizar o procedimento sem sair de casa e, assim, evitar o bloqueio ou até mesmo a suspensão do benefício previdenciário.

Não é possível fazer a prova de vida pelo WhatsApp. O INSS não oferece esse canal. Você pode fazer a prova de vida no aplicativo Gov.Br.

Para usufruir dos serviços disponíveis no WhatsApp, salve nosso número oficial (11)4004-9090 em seus contatos ou inicie uma conversa. Será necessário habilitar o seu número para utilizar os serviços. Para isso, acesse o menu Ajuda, em seguida a opção Utilização WhatsApp e por último selecione a opção Habilitar.