Como fazer pote da calma com óleo?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Despeje o óleo de bebê (ou qualquer outro tipo de óleo) dentro da garrafa, quanto mais óleo, mais devagar os brinquedinhos ou objetos que você colocar na garrafa, vão se mexer. É preciso que a mistura de água e óleo seja de pelo menos 50% para cada. Despeje o potinho de glitter prateado no óleo dentro da garrafa…

1) Dentro do recipiente, coloque a cola glitter e a purpurina. 2) Sem encher completamente o recipiente, acrescente água morna. É necessário deixar um espaço livre para agitar o líquido. 3) Por fim, basta agitar para que o movimento aconteça.

Como fazer? A sugestão é que a proposta seja apresentada à criança por meio de alguma história que veicule a cor à emoção, por exemplo: amarelo-alegria, azul-tristeza, medo-preto, equilíbrio-branco, verde-calma e vermelho-raiva.

Nomeados os potes, junto ao seu pequeno, associem as cores aos nomes: alegria-amarelo, tristeza-azul, raiva-vermelho, medo-cinza, calma-verde. Se achar melhor, use etiquetas das cores de cada potinho. Pronto, agora é só deixá-los em um lugar visível.

Como fazer: Encha o pote ou garrafa com água até metade, coloque a anilina, pó do suco ou o corante e mexa. Coloque um pedaço de algodão e aperte para absorver. Jogue o glitter, feche o pote ou a garrafa e agite bem, até tudo ficar misturado.

Potinho da Proteção
Em um potinho com tampa, adicione ervas e elementos de proteção como o sal grosso, dentes de alho, cravinhos da Índia, casca de cebola e ervas como folhas de louro, sálvia e arruda.

Encha ¾ do pote com água, deixando um espaço livre para o líquido de movimentar. Coloque uma colher de cola glitter, duas colheres de purpurina solta e duas gotas de corante. Feche o pote e misture tudo.

Como fazer

  1. Coloque o pedaço de tecido transparente dentro do pote, de maneira que ocupe a maior parte do interior.
  2. Salpique dentro a pintura fluorescente e derrame o conteúdo. Não coloque tudo de uma vez. ...
  3. Feche o pote da calma.

Encha a garrafa com água deixando mais de 1cm sem água para que possa se movimentar na garrafa (se for fazer com cola de Glitter, coloque água quente para derreter a cola) Tampe a garrafa, dê uma forçada a mais pra garantir que a criança não consiga abri-la e chacoalhe até que cola se dissolva. Está tudo pronto.

O pote da calma é um brinquedo para crianças - e adultos - inspirado na pedagogia montessoriana. O objetivo do pote é trazer a atenção da criança para ele, ritmar a respiração e, consequentemente, fazer com ela se acalme.

Pote da calma com glicerina

  1. Dilua tinta guache da cor que você desejar em água morna;
  2. Transfira a mistura para um recipiente de plástico, colocando até a metade;
  3. Complete o frasco com glicerina líquida;
  4. Adicione estrelinhas, glitter e outros brinquedinhos e misture bem.

Como Fazer
Despeje no vidro a água quente e a cola glitter ou gel de cabelo com glitter. Mexa bastante para que o glitter da cola se desmanche na água. Adicione a purpurina e misture novamente. Adicione uma gota de corante alimentar e feche bem a tampa do pote.

Mas afinal qual é o significado das cores?

  • O Azul: Sensação de calma, serenidade e tranquilidade. ...
  • O Laranja: Sensação de movimento, excitação, entusiasmo e desejo de ação. ...
  • O Amarelo: Sensação de dinamismo, estímulo, conforto e felicidade. ...
  • O verde: Sensação de equilíbrio, natureza, paz e saúde. ...
  • O Branco: ...
  • Curiosidade.

O pote da gratidão é uma forma de exercitar a nossa capacidade de olhar com maior amorosidade para nossas conquistas, sejam elas grandes ou pequena. Agradecer também é uma maneira de mudar a nossa postura diante da vida e abrir caminho para que possamos visualizar novas e melhores perspectivas em nossos caminhos.

Veja 4 brincadeiras para trabalhar emoção com crianças

  1. 1 - Olhando para o espelho. A primeira atividade é bem simples e não exige grandes investimentos. ...
  2. 2 - Mímica. A mímica é uma brincadeira clássica e ajuda a trabalhar as emoções dos pequenos. ...
  3. 3 - Pintura e música. ...
  4. 4 - Tirar selfies.

Invista na contação de histórias
Com o desenvolvimento socioemocional não é diferente. Use as fábulas, contos de fadas e outras histórias para falar de sentimentos com a criança, como, por exemplo, a solidão, inveja, ciúmes ou alegria.

Potes de vidro
Por ser um material inerte, o vidro não reage em contato com o alimento e tem uma durabilidade maior. Apesar de os potes de vidros serem mais pesados e quebrarem mais facilmente, eles podem ser reaproveitados várias vezes, o que torna seu consumo consciente.