Como fazer pomada de barbatimão caseiro?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Preparo: Colocar o barbatimão em pó numa panela de barro ou cerâmica e adicionar o óleo de côco e levar ao fogo baixo durante 1 ou 2 minutos para uniformizar a mistura. Coe a seguir e guarde num recipiente de vidro que possa ser mantido bem fechado.

Após tantos estudos, é impossível não atribuir ao extrato de barbatimão uma ação adstringente e antisséptica — além de ser usado em feridas ulcerosas contribuindo para cicatrização e com ação hemostática (diminuição de sangramento).

Mergulhe 20 gramas de cascas ou folhas de barbatimão em um litro de água fervente filtrada. Deixe o preparo no fogo durante 10 minutos. Após esse período, desligue o fogo e reserve a bebida para que esfrie, por cerca de cinco minutos.

A pomada foi aplicada uma vez ao dia após a higienização da área lesada com soro fisiológico. Houve favorecimento da cicatrização em 100% das lesões, sendo que 70% levaram cerca de dois meses para cicatrizar, pois o tempo de cicatrização variou de acordo com o grau de profundidade e local da lesão.

Um banho de assento com chá de cascas/folhas de Barbatimão é tão potente quanto. Por ser uma planta medicinal, além de diminuir os sintomas da candidíase, ajuda a reduzir verrugas na vulva por consequência do papilomavírus humano (HPV). E o segredo está em utilizar duas colheres de sopa para cada litro de água.

É impossível eliminar completamente o vírus HPV das pessoas. Dessa maneira, é possível apenas o tratamento das lesões de pele (verrugas genitais e de pele). Tratamento Tópico: É possível eliminar as verrugas genitais por meio da aplicação de ácidos (ácido tricloroacético/ATA) ou creme (imiquimode a 5%).

Podemos concluir que, independente do subtipo, a cura do HPV só ocorre de forma espontânea. Não existem tratamentos ou remédios que ataquem diretamente o vírus, eliminando-o do organismo.

Um excelente remédio caseiro para corrimento vaginal é a lavagem da região íntima com chá de Barbatimão pois possui ótima propriedade antibacteriana que elimina infecções que produzem corrimento vaginal.

O barbatimão não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação. Além disso, também está contraindicado para pacientes com problemas graves no estômago, como úlceras ou câncer no estômago.

Atua contra leucorréia, hemorragias, diarreia, hemorroidas, usada também para limpeza de ferimentos e para pele excessivamente oleosa.

As plantas medicinais indicadas para cicatrização de feridas, com comprovadas ações são Anacardium occidentale L. (cajueiro), Caesalpinia ferrea Mart. (pau-ferro), Casearia sylvestris Sw. (guaçatonga), Schinus terebinthifolia Raddi (aroeira), Stryphnodendrom adstrigens (Mart.)

A melhor forma de tratar uma ferida é mantê-la coberta com um penso que forneça condições húmidas em todos os momentos da cicatrização. Porque é que usar um penso é melhor do que deixar a pele cicatrizar ao ar? Irá acelerar a reparação da pele. Irá impedir a formação de crostas.

Chá de damiana
Ela é usada para "limpar" o endométrio e fortalecer os músculos do útero, tem propriedades bactericidas e antimicrobiana, é conhecida popularmente por aumentar a libido e pode auxiliar no tratamento de problemas respiratórios, como bronquites e rinites.

Por este motivo, o banho de assento de barbatimão é uma opção natural e complementar. Ferva uma única casca de barbatimão durante 15 minutos até a água ficar rosa. Use uma peneira para coar a água e jogue-a em uma bacia grande o suficiente para você se sentar nela.

Banho de assento com barbatimão
O barbatimão é uma planta medicinal que pode ajudar a tratar problemas de saúde. Ele atua no combate à proliferação de fungos que causam a candidíase e, por isso, pode ser utilizado para um banho de assento. 2 colheres de sopa de cascas de barbatimão; 1 litro de água.

O que fazer quando a parte íntima está coçando e ardendo? É muito importante consultar um ginecologista e fazer exames para identificar a causa específica e iniciar o tratamento adequado.