Como fazer polígono de 8 lados?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Use uma régua para desenhar uma linha representativa do tamanho desejado. Esse será o primeiro dos oito lados do octógono. Desenhe a sua linha em um local que ainda permita bastante espaço para os outros lados. Usando um transferidor, marque um ângulo de 135° relativo à sua linha.

Vale lembrar que para ser um polígono é necessário que, no mínimo, ele apresente quatro faces.

O octógono possui 20 diagonais.

Polígonos são figuras planas fechadas formadas por lados que, por sua vez, são segmentos de reta e não se cruzam em nenhum ponto. Polígonos são linhas fechadas formadas apenas por segmentos de reta que não se cruzam.

Para entender o que é polígono, deve-se saber que essa figura é uma linha fechada inteiramente formada por segmentos de reta que não se cruzam, exceto em suas extremidades. Os polígonos são linhas fechadas formadas apenas por segmentos de reta que não se cruzam a não ser em suas extremidades.

No primeiro Jogo dos Polígonos – os alunos deverão identificar polígonos nas figuras apresentadas, classificar polígonos e não polígonos, identificar a quantidade de lados e vértices das figuras, indicar a quantidade de diagonais de cada figura (dedução da fórmula).

São figuras geométricas planas compostas por apenas uma linha fechada e seus lados são segmentados por retas. Um quadro, por exemplo, é um polígono, uma vez que possui quatro lados. Já um círculo não é um polígono porque é arredondado e não possui lados.

Para medir os ângulos, precisamos de um transferidor, um instrumento em círculo (360º) ou semicírculo (180º) que é dividido em graus, e seguir os seguintes passos: Colocar o centro da base do transferidor sobre o vértice do ângulo. Colocar o ponto que indica 0º do transferidor em um dos lados do ângulo.

Hexaedro Regular

O hexaedro, também denominado de cubo, é formado por 12 arestas, 8 vértices e 6 faces. Segundo o filósofo grego Platão, o hexaedro é o representante do elemento terra, figura formada por 12 arestas, 8 vértices e 6 faces no formato quadrangular.

A soma dos ângulos internos de um polígono é dada pela expressão: S = (n – 2 )*180º, onde n = número de lados. Para calcular o valor de cada ângulo é preciso dividir a soma dos ângulos internos pelo número de lados do polígono.

Octaedro

Octaedro: sólido geométrico formado por 6 vértices, 8 faces triangulares e 12 arestas.

Uma delas é dividir o octógono em seis triângulos pelas diagonais que partem de um dos vértices. Como a soma das medidas dos ângulos internos de cada triângulo é 180º, a soma das medidas dos ângulos internos do octógono será 6 x 180º = 1080º.

O octaedro possui 8 faces triangulares congruentes e 6 ângulos tetraédricos congruentes.

As diagonais em um polígono são segmentos de reta que ligam dois vértices não consecutivos através de sua região interna. Assim, para traçar uma diagonal, é preciso começar em um vértice e seguir com o traço até outro, que não seja vizinho, uma vez que o segmento deve cortar o interior do polígono.

Em outras palavras, o número de diagonais de um polígono sempre é o produto entre o número de lados e o número de diagonais que partem do mesmo vértice dividido por dois.

Os polígonos são formados por segmentos de retas fechados. O encontro dos segmentos é denominado vértice do polígono, e os segmentos de retas recebem o nome de arestas.

Polígonos são figuras geométricas planas, com lados, fechadas e formadas por segmentos de reta que não se cruzam. Eles são renomeados de acordo com o número de ângulos ou de lados, por exemplo: triângulo (3 lados), quadrângulos (4 lados), pentágono (5 lados), etc.

As figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam conceituamos como polígonos.