Como fazer poda no hortelã?

Perguntado por: asantana . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

A hortelã pode ser podada na altura do solo, e nestes casos é preciso deixar 3cm de caule, que garante o rebrotamento. Já a salsinha deve ser podada acima da sua primeira ramificação.

Espere o pé de hortelã estar completamente florido para podá-lo. Com uma tesoura de poda, corte cerca de um terço de cada ramo da planta. Hortelã é uma erva relativamente farta e de rápido crescimento, portanto não tenha medo de podá-la — a sua planta ficará bem. A poda pode estimular o crescimento.

Você pode usar a vontade pois não desregula o pH da terra é só faz bem para as plantas, se preferir pode diluir na água dois 400 ml de húmus para 2 litros de água e deixe curtir por 2 dias , depois é só aplicar nas plantas.

Você vai conseguir colher as folhinhas de hortelã aproximadamente 20 dias após o cultivo e ela pode ficar por anos produzindo sem parar!

A irrigação é um dos mais essenciais cuidados com hortelã. Por isso, é indicado fazer a rega frequentemente, principalmente, naqueles dias em que as temperaturas estão muito altas. Nesses casos, às vezes, é necessário regar duas vezes no dia. Lembre-se: o solo precisa estar úmido, mas não encharcado.

Suas propriedades mágicas são diversas também, podendo ser usada para esquentar o clima entre quatro paredes, acabar com as brigas e atrair sorte e dinheiro para a sua casa!

Para recuperar as folhas murchas, um truque culinário é colocar as folhas dentro de uma tigela com água, com uma batata cozida descascada e cortada ao meio. Após essa etapa, você deve colocar as folhas dentro da geladeira e deixá-la por 2 horas.

Você vai pegar o seu galho de hortelã e colocar em um copo de água. Troque a água a cada dois dias. Em uma semana, você já terá a haste enraizada e com isso uma muda pronta para ser plantada em local definitivo.

Enquanto a hortelã tem sabor mais forte e picante, a menta é mais suave. Uma dupla perfeita para temperos e, principalmente, sucos e drinques. Até mesmo por conta de suas diversas ações benéficas à saúde. Entre as mais conhecidas, estão o combate a cólicas, gripes, resfriados e sinusite.

Não basta aprender como cultivar alecrim e depois esquecê-lo, afinal de contas, ainda existem as podas para serem feitas. Não se engane: elas são muito importantes para o desenvolvimento das plantas! Assim, a recomendação é que se você perceber que os galhos estão muito grandes e se espalhando, corte-os.

Quais são os principais tipos de hortelã?

  1. Hortelã comum. Também conhecida como hortelã da horta, leva o nome de “mentha spicata”. ...
  2. Hortelã-pimenta. ...
  3. Hortelã da água. ...
  4. Hortelã-japonesa. ...
  5. Hortelã-maçã ...
  6. Hortelã-silvestre. ...
  7. Hortelã da Ribeira. ...
  8. Hortelã-chocolate.

A hortelã pode ser podada na altura do solo, e nestes casos é preciso deixar 3cm de caule, que garante o rebrotamento. Já a salsinha deve ser podada acima da sua primeira ramificação. É importante lembrar que algumas plantinhas preferem ser colhidas com as mãos, como é o caso da cebolinha e da cebolete!

Alecrim, manjericão, orégano, pimenta e tomilho também podem ser cultivados juntos. Já a hortelã deve ser cultivada sozinha. “Uma pergunta que sempre nos fazem é se podemos plantar salsinha e cebolinha junto.

A erva, além de aromática e saborosa, contém fibra, cálcio e vitamina C, que ajudam na digestão e previnem inflamações. "Os benefícios dobram quando se consome o talo da planta, onde estão mais concentrados os minerais e a vitamina", explica Camila Resende, da ONG Banco de Alimentos.

PRODUÇÃOInicia-se cerca de 40 dias após a realização do plantio, quando, em geral, a hortelã apresen- ta-se bem desenvolvida e está para florescer, período em que o sabor e o aroma são mais intensos e o óleo es- sencial atingiu seu má- ximo de concentração.

Porém, se você quer gerar sua própria mudinha, basta garantir um galho de hortelã com algum conhecido e colocá-lo em um copo cheio de água. Depois, é só deixar em um local bem iluminado. Em poucos dias você verá que estão se desenvolvendo raízes bem fininhas. Quando isso acontecer, transporte a muda para um vaso.

A hortelã comum, conhecida cientificamente como Mentha spicata, é uma planta medicinal e aromática, com propriedades que ajudam a tratar problemas digestivos, como má digestão, enjoo ou vômitos, por exemplo, e também tem efeitos calmantes e expectorantes.

Evite fazer regas ou aplicar nutrientes em horários inadequados. Por exemplo, regar a planta em períodos de Sol forte e de calor pode contribuir para o aspecto de queimado das folhas, ficando com manchas esbranquiçadas principalmente nos pontos onde acumula-se a água.