Como fazer pátina de maneira fácil?

Perguntado por: lbittencourt . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

A regra básica para fazer uma pátina é pintar seu móvel de uma cor qualquer e, com base nesta cor, escolher um outro tom mais claro ou mais escuro para misturar. As cores mais usadas nesta técnica são o branco e o bege, mas você também pode mesclar cores mais alegres e deixar a peça restaurada ainda mais original.

6 tipos de pintura pátina para madeira e metal:

  • Pátina provençal. A pátina provençal utiliza a cor branca como base e assemelha-se aos móveis antigos da região de Provença (França) – daí o nome. ...
  • Pátina colorida. ...
  • Pátina mexicana. ...
  • Pátina lavada. ...
  • Pátina envelhecida. ...
  • Pátina de demolição.

Para fazer esta pátina use tintas acrílicas creme, azul e vermelha. Depois de diluídos, aplique com um pincel de cerdas. Primeiro a cor creme, e imediatamente, pincelar no mesmo sentido que a pincelada anterior a tinta acrílica azul, finalizando com a vermelha.

A melhor opção de pintura de madeira é a tinta látex, também conhecida como tinta látex PVA. O nome PVA vem da substância usada na fabricação do látex, o acetato de polivinila. Essa tinta é feita à base de água, permitindo uma fácil aplicação tanto com rolos, trinchas e pincéis.

Você vai precisar de tinta PVA branca e marrom. Pincel macio, vela ou cera em pasta, lixa fina e panos. Lixe a peça e pinte o fundo sempre com tinta látex PVA-branca ou colorida. Aqui, no exemplo que fiz, pintei de branco.

A pátina é uma técnica responsável por envelhecer superfícies de madeira, de modo a valorizar o aspecto desgastado, como se o móvel estivesse velho naturalmente. Isso é possível graças à aplicação de camadas de tinta sobre o objeto, que, posteriormente, é lixado para que a madeira fique aparente.

A tinta PVA é um tipo de tinta látex, sendo que o diferencial é ter acetato de polivinila em sua composição. Ela é uma das mais utilizadas em ambiente interno (parede e teto de gesso ou alvenaria), porém não deve ser aplicada em espaços molhados, como banheiros e cozinhas.

Pátina lavada ou satiné: é feito sobre madeira clara e com diferentes tons de tinta para dar um leve efeito colorido.

A tinta é aplicada de forma a imitar a ação do tempo, fazendo com que os móveis pareçam mais antigos do que realmente são. O preço médio cobrado pela pintura em pátina para dois bancos medindo 1,20 x 0,60 m cada gira em torno de R$ 140,00.

Em sua origem, a pátina é um composto químico que se forma em superfícies de metais. Há anos ela vem sendo usada como técnica de pintura por artesãos, transformando a aparência original de superfícies de madeira ou metal.

Se for uma patina do tipo “lavada”, em que a madeira aparece, necessita de lixa até a madeira ficar crua. Se for patina com fundo, só retirar o brilho basta. Limpar bem para retirar o pó e lavar a peça.

tinta esmalte sintético

No caso da madeira, a tinta esmalte sintético é a opção mais indicada, já que é feita especialmente para cobrir, proteger e dar acabamento a esse tipo de superfície. Essa é a principal diferença em relação às tintas para parede, que devem ser acrílicas.

Umedeça a esponja superficialmente na bandeja com a tinta e, em seguida, tire o excesso na bandeja vazia; Depois, comece a dar batidinhas na parede com a esponja molhada com tinta. A ideia é colorir livremente todo o espaço da parede, criando diferentes nuances.

A aplicação do gel envelhecido deve ser feita por cima da tinta com o auxílio de um rolo de lã ref. 952 em paredes lisas ou ref. 2012 em paredes com textura. E basta uma única demão do produto para iniciar o efeito desejado!

Pode sim. Um tipo de corante específico é o pó xadrez, misturado à massa é muito utilizado para fazer pisos de cimento queimado com coloração.

Para evitar esse tipo de situação, a dica é aplicar o primer na madeira, que consiste em uma camada selante antes da pintura. Graças ao primer, a pintura será feita com maior facilidade e a tinta também vai se fixar mais rapidamente. Há diversos tipos de primer para madeira, cujo uso varia de acordo com o material.

Como pintar móveis de madeira: 4 dicas da Suvinil para não errar

  1. Dicas para pintar móveis de madeira.
  2. Lixe a superfície. Um dos maiores erros ao pintar móveis de madeira é pular essa primeira fase. ...
  3. Faça a limpeza com um pano úmido. ...
  4. Utilize a tinta apropriada. ...
  5. Use pincel ou rolo de espuma.

O acabamento provençal é uma técnica que, após a execução do laqueado fosco, geralmente em branco, são lixadas as quinas vivas do móvel, aparecendo a madeira que está no original, o que dá a aparência de desgaste natural.

É um produto a base de látex PVA, com secagem muito rápida e acabamento fosco. Pode ser aplicada com pincel, esponja ou rolinho de espuma. E é ideal para trabalhos artesanais sobre Madeira, Gesso, MDF, Cerâmica, Cortiça, Isopor, Papel, Palha e PET.

A pátina é um efeito natural da oxidação de superfícies de metal. Na madeira, ela aparece pois as tintas são baseadas em substâncias oxidáveis. Por isso que encontramos esse visual nos móveis das casas dos avós.

Continuar lendo O que é patina em aço?