Como fazer para tirar um corretivo do papel?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Não coloque muita força para não rasgar o papel. Continue "apagando" até remover o corretivo da folha. Você também pode raspar a fita corretiva usando a unha ou um passador de manteiga. Porém, você corre um sério risco de danificar o papel.

Use um removedor de esmalte sem acetona.
Adicione uma ou duas gotas do removedor ao frasco, tampe-o e chacoalhe por um minuto. Depois, teste a consistência do líquido naquela folha de papel. Se o corretivo continuar grosso e endurecido, adicione mais uma gota de removedor de esmalte e repita o processo.

Quanto ao uso, é só posicionar a ponta no papel e apertar a parte mais cheinha da caneta até sair a tinta. Entretanto, não coloque muita força, pois pode escapar mais corretivo do que o necessário, trazendo prejuízo. Uma dica: antes de destampar o produto, dê uma agitadinha.

Manchas de corretivo líquido na parede
Molhe um pano com álcool e, pouco a pouco, passe por cima das manchas; quando amolecerem, passe uma escova e depois passe de novo o pano com álcool. Se puder usar terebintina sobre a tinta, este produto também poderia eliminar as manchas de corretivo das paredes.

Use acetona para apagar a tinta.
A maioria dos removedores de esmaltes são feitos à base de acetona, e essa substância pode ser usada para tirar tinta do papel. Coloque uma pequena quantidade de acetona e esfregue na tinta que quer remover. Isso funciona melhor se for em tinta de caneta esferográfica comum.

Em uma mancha recente, lave com água quente. Ela vai ajudar a desprender a mancha. Mas, cuidado: não deixe a peça de molho por muito tempo para evitar que o café ou chá manchem a roupa toda. Caso a mancha já esteja seca, você pode usar uma pasta de água e bicarbonato de sódio.

Deixar de molho e esfregar as peças no tanque podem garantir um bom resultado. Sabonete branco e/ou vinagre facilitam a remoção de manchas, incluindo aquelas que se formam na região das axilas pelo uso de desodorante. Para manter o tom de branco sem amarelar, prefira sempre deixar as peças secarem no sol.

Molhe o tecido com água e passe um solvente, como acetona. Deixe-o agir sobre a mancha e depois lave com sabonete branco e bastante água. Se a mancha ainda estiver fresca, passe sabonete branco sobre ela e retire com água fria. Detergente incolor também pode resolver.

Comece pela aplicação do álcool. Com um pedaço de algodão, aplique o álcool, ou o removedor de esmalte sem acetona, na mancha de corretivo. Com isso, o corretivo vai amolecer e se desprender das fibras do tecido.

Hoje, a composição mais comum do corretivo escolar é óxido de titânio, água, etanol, polímero e dispersantes. O óxido de titânio é o responsável pela coloração branca, enquanto que o etanol contribui com a secagem mais rápida do produto no contato com o papel.

Como usar o corretivo escolar?

  1. Agite o corretivo escolar líquido antes de usar.
  2. Quanto mais você pressiona a ponta contra o papel e a parte fofa, mais tinta sai.
  3. Não precisa esperar secar pra escrever por cima de onde passou o corretivo em fita.

O corretivo é um material escolar utilizado para corrigir erros ortográficos e/ou gramaticais, quando a escrita é feita por meio da utilização da caneta. Ele é caracteristicamente branco e pode ser encontrado em duas apresentações: líquido ou fita.

Você passa e já pode escrever por cima. Ele é bastante preciso, tem boa cobertura, mas é recomendado para utilização em pequenas correções. Seu valor acaba sendo mais elevado que os demais corretivos. Assim, para saber qual o melhor corretivo, vai depender do seu tipo de necessidade.

A composição básica do corretivo é: óxido de titânio (responsável pela cor branca na maioria das tintas), água (solvente), etanol (solvente, contribui para que a secagem seja rápida), polímero (para dar consistência) e dispersantes (para manter a mistura uniforme).

Evitar contato com a pele, mucosas e olhos. Manusear o produto em local fresco e arejado. contaminadas devem ser trocadas e lavadas antes de sua reutilização.