Como fazer para tirar a pele do bacalhau?

Perguntado por: alima5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

A pele do bacalhau deve ser completamente retirada. Você pode optar por tirar antes ou depois do cozimento, mas ela sai com muito mais facilidade depois de cozida. Tente achar um ponta solta e puxe de forma firme e com cuidado para não desmontar suas postas.

A pele do bacalhau deve ser completamente retirada. Você pode optar por tirar antes ou depois do cozimento, mas ela sai com muito mais facilidade depois de cozida. Tente achar um ponta solta e puxe de forma firme e com cuidado para não desmontar suas postas.

Para que seu bacalhau fique macio e não assuma um aspecto borrachudo, não cozinhe o bacalhau em altas temperaturas. Para atingir o ponto perfeito, cozinhe o bacalhau por apenas cinco minutos em fogo médio até que comece a soltar as lascas. Depois, leve o bacalhau para o forno a 180°C e deixe por 12 minutos.

O processo de escaldar o bacalhau é muito simples:
Para pedaços mais altos, colocamos na água fervente e aguardamos que as camadas comecem a se abrir. Retiramos e colocamos em imersão no azeite. A água onde o bacalhau foi escaldado deve ser utilizada para a cocção dos demais ingredientes da receita.

Você vai colocar o bacalhau já dessalgado em uma panela com água e levar ao fogo. Deixe cozinhar por uns 5 minutos. Depois, espere esfriar e comece, com as mãos, retirando a pele e as espinhas. Depois é só desfiar a carne.

Mergulhar em bastante água fria, com algumas pedrinhas de gelo e dentro da geladeira. Deve ser usada água na proporção de 2/3 de água para 1/3 de Bacalhau. Durante todo o período de dessalga, é preciso manter o bacalhau na geladeira, para ficar bem conservado.

Apesar de todos os benefícios, hipertensos precisam ter cuidado extra ao consumir bacalhau por conta dos seus altos níveis de sódio. O ideal para quem tem essa condição é focar bastante no processo de dessalgar o alimento. É importante salientar que isso não muda o sabor do bacalhau, tampouco diminui seus nutrientes.

Colesterol: por ser rico em ácidos gordos ómega-3, o bacalhau diminui o colesterol mau e aumenta o colesterol bom, o que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, hipertensão, doenças inflamatórias, entre outras.

Reforça a força mental: o zinco, o fósforo, o selénio e a vitamina D ajudam a reforçar a concentração, a memória e o desempenho intelectual. Grande poder saciante: por ser um alimento muito leve, com muito pouca gordura e baixo em calorias, o bacalhau tem um grande poder saciante, ideal para a sua dieta.

Dessalga com leite
Em vez de deixar o bacalhau de molho em água, algumas pessoas preferem utilizar leite. Essa técnica é indicada para retirar o excesso de sal e dar um sabor suave a ele.

Se dessalgado fora da geladeira, o bacalhau vai exalar forte cheiro, podendo pré-cozinhar e até estragar, principalmente nos dias mais quentes.

20 minutos

Quando opta por cozer bacalhau em água a ferver está a retirar a suculência do peixe. O tempo total de cozedura ronda, aproximadamente, 20 minutos.

O tempo de dessalgue depende do tamanho das postas. O ideal é trocar a água de 6 em 6 horas, deixando de 24 a 42 horas de molho, sempre com a pele virada para cima. Se o bacalhau estiver em lascas grandes, troque a água de 3 em 3 horas, durante 6 e 9 horas.

A razão pela qual ver a cabeça do bacalhau é uma raridade é simples: os barcos de pesca na Noruega são extremamente industrializados. A cabeça do bacalhau já é cortada em alto-mar e depois, vendida com outros miúdos do peixe.

O sal tem fortes propriedades antibacterianas que permitem que o peixe seja armazenado por longos períodos, mesmo em temperaturas quentes. Até hoje, essa técnica de salgar o bacalhau é utilizada, uma vez salgado, o peixe fica na cura por quase um mês, como queijo ou vinho.

Gadus morhua

Considerado o bacalhau mais nobre do mundo, o Gadus morhua possui um sabor único e marcante. Encontrado nas águas frias e cristalinas do Polo Norte, o peixe da família Gadidae é extremamente versátil.

Usando leite
Mas o leite, além de dessalgar, garante que a carne fique bem macia também. Outra vantagem de dessalgar bacalhau com leite é que você precisará de menos tempo de antecedência. Geralmente, dessalgando bacalhau com leite, você precisará de 2 a 3 horas antes do preparo e não fazer o processo no dia anterior.

Bacalhau desfiado: Tempo de 6 horas, substituindo a água a cada 3 horas. Postas normais: Tempo de 24 horas, substituindo a água a cada 6 horas. Postas grossas: Tempo de 40 horas, substituindo a água a cada 8 horas.

“Como em um bom corte de carne, o bacalhau também deve ser feito ao ponto para mal. No caso dele, para medir este ponto é preciso pegá-lo e ver quando ele começa a querer soltar as lascas. Aí ele estará perfeito.

Caso não tenham tempo, deitem-no na panela mesmo congelado. Durante a cozedura, não deixem ferver a água. Ponham o lume no mínimo durante cerca de 10 minutos e depois apaguem-no e deixem ficar mais 5 minutos tapado.