Como tirar a lactose do leite de vaca?

Perguntado por: emenezes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

A indústria adiciona à bebida uma enzima denominada lactase (ou beta-D-galactosidase), que, em três ou quatro horas, quebra a lactose através da ação da solução em dois componentes: glicose e galactose.

Para retirar a lactose da dieta deve-se evitar o consumo de leite de animais e seus derivados, preferindo a compra de leites vegetais, como o leite de soja e de amêndoas, ou o leite sem lactose.

Intolerantes podem optar por retirar lácteos e derivados ou também utilizar a enzima da lactase antes de consumi-los. Para não prejudicar a saúde, a dica para quem corta esses produtos da alimentação é buscar os nutrientes, principalmente o cálcio, em fontes vegetais.

Tipos de leite sem lactose

  1. Leite comum sem lactose. Este é o único leite sem lactose não vegano, já que se trata do leite normal de vaca sem a presença da lactose. ...
  2. Leite de amêndoas. ...
  3. Leite de arroz. ...
  4. Leite de soja. ...
  5. Leite de coco.

- Leite zero lactose: Foi desenvolvido especialmente para quem sofre com intolerância à lactose. A lactose é o nome dado ao açúcar do leite. Quem sofre com intolerância ao composto, não possui no trato digestório a enzima lactase.

Conheça 5 opções para substituir o leite de vaca

  • Leite” de Soja. O “leite” de soja é a mais popular entre as alternativas, e ela se destaca por ter vitamina B, antioxidantes, proteínas e poucas gorduras. ...
  • Leite” de Amêndoas. ...
  • Leite” de Gergelim. ...
  • 4. “ ...
  • Leite” de Inhame.

O ovo não possui lactose como os laticínios, ingrediente nocivo aos intolerantes, portanto, está liberado na dieta sem lactose.

Se for diagnosticada intolerância à lactose, o leite sem lactose é a melhor escolha. Outros leites devem ser evitados, mesmo o leite A2 de vacas, ou os leites de cabra, ovelha e búfala pois, esses leites contêm lactose.

Os sintomas mais comuns são náusea, dores abdominais, diarréia ácida e abundante, gases e desconforto. A severidade dos sintomas depende da quantidade ingerida e da quantidade de lactose que cada pessoa pode tolerar. Em muitos casos pode ocorrer somente dor e/ou distensão abdominal, sem diarréia.

Então acertou: a lactose, como essas outras coisas terminadas em “ose”, é um açúcar. Justamente por isso, normalmente ela é retirada de dietas para emagrecimento ou para quem quer baixar o nível de glicose do sangue.

O tratamento varia, mas envolve limitar o consumo de lácteos e eventualmente tomar cápsulas com lactase, a enzima que quebra a lactose.

Os sintomas de intolerância à lactose variam conforme o grau da doença. Para algumas pessoas, ela surge como um pequeno desconforto. Para outras, náuseas e dores abdominais e são sintomas recorrentes. Existem casos em que a pessoa precisa parar de tomar leite e consumir produtos derivados dele.

Quais bebidas substituem o leite? Atualmente há muitas possibilidades de leites para os intolerantes a lactose como os de arroz, amêndoa, nozes, soja, coco, amendoim dentre outros. Há uma diversidade de leites vegetais que podem ser preparados na forma de vitaminas ou de acordo com a criatividade de cada pessoa.

Quais são os queijos com menos lactose? Quem quer reduzir o consumo de lactose em queijos deve priorizar versões como provolone, parmesão, brie, emmental, gorgonzola, gouda e camembert.

Quais os benefícios da lactose? Ao consumir a lactose, estimulamos o nosso intestino a produzir bactérias benéficas. A sua ingestão também reduz o pH intestinal, regula o intestino e aumenta sua resistência, além de proporcionar uma melhor absorção de nutrientes como o cálcio, magnésio, zinco e manganês.

Alguns fatores podem aumentar o risco para o surgimento da intolerância à lactose. Um deles é quando existem casos na família. O outro é quando a pessoa possui outras doenças que podem desencadear o aparecimento da intolerância, como a síndrome do intestino irritável e a diabetes.

Os alimentos produzidos com leite animal e seus derivados contêm lactose, como o creme de leite, leite condensado, leite em pó, iogurte, doce de leite, requeijão, queijo, e também todos os alimentos elaborados com esses ingredientes, como bolos, crepes, pudins, sorvetes, brigadeiros, tortas, pizzas, sanduiches, etc.

O que é mais saudável leite em pó ou líquido? O leite em pó e o leite líquido são saudáveis. O importante é ficar de olho na quantidade consumida e adição de aditivos no produto. No caso do leite em pó, o ideal é dar prioridade para marcas que só têm leite na lista de ingredientes, vitaminas e algum estabilizante.

A nutricionista afirma que o leite integral é a melhor opção entre as três, visto que a quantidade de vitaminas nesse tipo da bebida é maior, enquanto as outras duas versões têm as vitaminas A, D, E e K em menor quantidade, consecutivamente.

Hoje em dia, há no mercado ótimas opções para substitutos do leite que também podem ser consumidos como bebida, adicionados a café ou chá e utilizados com cereais, por exemplo.
...
Quais são os 5 principais substitutos do leite?

  1. Leite de amêndoas. ...
  2. Leite de coco. ...
  3. Leite de soja. ...
  4. Leite de arroz. ...
  5. Leite de aveia.