Como fazer para tirar a cidadania italiana?

Perguntado por: mdias . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Há duas formas de solicitar a cidadania: no Brasil (ou no seu país de residência atual) ou diretamente na Itália. Caso você viva no Brasil (ou em outro país) deve fazer o pedido no seu local de residência, por meio do Consulado da Itália que atende a sua zona de moradia.

Para fins de dúvida, os documentos necessários para a cidadania italiana pela via materna são:

  1. Certidão de Nascimento original;
  2. Certidão Negativa de Naturalização;
  3. De casamento;
  4. Certidão de óbito (caso exista) originais recentes e em inteiro teor;
  5. Procuração judicial;
  6. Protocolo ou comprovante de inscrição.

A cidadania dá o direito a você e sua família de trabalhar em qualquer lugar do território Europeu, além de poder prestar concursos e concorrer a vagas públicas. É possível ainda ter um visto especial para trabalhar por um ano em países como Nova Zelândia e Austrália.

730 dias

De acordo com os artigos II e IV da Constituição Italiana, o prazo para a conclusão do processo de cidadania deve ser de, no máximo, 730 dias a partir da data do pedido de protocolo. No entanto, cada processo possui suas particularidades e prazos.

Tendo a cidadania italiana reconhecida, você pode obter mais facilmente um visto para trabalhar ou estudar nos Estados Unidos. Isso porque, para ficar no país por mais de 3 meses, é necessário um visto apropriado para morar nos EUA com passaporte europeu de forma legalizada.

Principais mudanças cidadania italiana 2023 por via materna
Primeiramente, o princípio base da atualização legislativa foi, por um lado, a descentralização dos processos judiciais e, por outro lado, o favorecimento da mediação tanto na esfera judicial como na esfera extrajudicial.

Índice dos consulados italianos no Brasil:
Consulado de São Paulo (SP) Consulado de Curitiba (PR) Consulado de Porto Alegre (RS) Consulado do Rio de Janeiro (RJ)

Existem diversas ferramentas que auxiliam a identificar a procedência de um sobrenome italiano, como por exemplo, o site Italian Names ou o Cognomix. Assim que você começa a escrever, aparecem sugestões de sobrenomes italianos com o mesmo prefixo e você identifica as diversas variações.

Passo a passo de como tirar a cidadania italiana pelo Brasil
O processo para tirar a cidadania pelo Brasil é mais demorado do que o processo feito na Itália. A burocracia costuma ser maior e a fila de requerentes se acumulou durante os anos, pois a fila de espera nos consulados italianos só vem aumentado com os anos.

1º – JAPÃO
Pelo segundo ano consecutivo, o Japão possui o passaporte mais valioso do mundo! Ele te proporciona livre acesso a 193 países, porém curiosamente é uma das nações que não permite que seus cidadãos tenham mais de uma nacionalidade.

Facilidade de entrada nos Estados Unidos para quem possui a cidadania italiana. A cidadania italiana traz benefícios que ultrapassam os limites da Europa e dos países que compõem a União Europeia. Nos Estados Unidos, a pessoa não precisará de visto para ingressar como turista.

O processo obtenção da cidadania italiana via judicial, diferentemente dos demais processos, não pode ser realizado sem o auxílio de um advogado habilitado. Portanto será de extrema importância, caso o requerente deseje realizar o processo sem assessoria, encontrar um advogado experiente neste trâmite.

A cidadania italiana é cheia de questões e apesar de algumas leis pelo mundo serem mais rígidas e complexas em questão do direito a essa documentação, pode-se dizer que o processo italiano é bem flexível, então, não há limites de gerações!

Como conseguir sua Cidadania Italiana?

  1. Via Administrativa. ...
  2. Via Judicial, sem precisar viajar para a Itália. ...
  3. Via Administrativa Judicial. ...
  4. Via Paterna. ...
  5. Via Materna. ...
  6. Casamento ou Matrimônio. ...
  7. Agende uma conversa online conosco e conquiste o seu direito de cidadão europeu.

Caccini

Caccini. Mais um sobrenome bastante raro na Itália, ele alcançou aproximadamente 18 famílias, obtendo sua maior concentração na região de Milão. Pode derivar de um nome medieval italiano que é Caccino, um diminutivo de Caco.

Tenho sobrenome Silva, tenho direito a cidadania italiana? Com certeza. Dependendo da sua linhagem, o sobrenome ele não interfere.

Uma opção é pesquisar documentos e registros familiares, como certidões de nascimento, casamento e óbito de seus parentes. Esses registros podem fornecer informações valiosas sobre a história de sua família e ajudá-lo a determinar suas raízes. Outra opção é fazer um teste de ancestralidade.

Qualquer tipo de divergência de nome deve ser corrigida. O chamado “abrasileiramento” ou “aportuguesamento” de nome (Ex.: Giovanni para João ou Luigi para Luiz) pode justificar o indeferimento do seu pedido de cidadania.

Conheça os melhores países para morar com cidadania italiana

  • 1 - Alemanha. A Alemanha é um dos países mais populares para os cidadãos italianos que desejam morar no exterior. ...
  • 2 - Suíça. A Suíça é um país conhecido por sua qualidade de vida excepcional. ...
  • 3 - Espanha. ...
  • 4 - Áustria.