Como fazer para o Ora-pro-nóbis não babar?

Perguntado por: hluz . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Lave e escorra as folhas de ora-pro-nóbis, pique-as e cubra as costelinhas. Tampe e deixe (por 5 minutos), sem mexer, para não soltar baba.

Muita usada na culinária mineira, a ora-pro-nóbis é indicada para o preparo de saladas, omeletes, risotos, smoothies, sucos e chás. Outra dica interessante é desidratar e triturar as folhas para fazer uma espécie de farinha nutritiva. Esse ingrediente pode ser usado no preparo de massas e bolos.

Chá de Ora-pro-nóbis
Deixe ferver por 10 minutos; Desligue o fogo e aguarde esfriar; Se preferir adoçar, utilize uma colher de chá de açúcar demerara, mel ou adoçante a base de estévia.

anemia ferropriva

Ajuda a combater anemia
Um forma de prevenir a anemia ferropriva é ingerir, regularmente, alimentos ricos em ferro. A ora-pro-nóbis é um deles. Se você estiver em tratamento para anemia ferropriva, ingerir alimentos ricos em ferro pode ser uma forma adjuvante de curar a doença.

QUANTAS FOLHAS DE ORA-PRO-NÓBIS DEVO COMER POR DIA? Não há uma quantidade máxima definida para consumo das folhas de ora-pro-nóbis. Apesar disso, é suficiente 100 gramas da planta para as necessidades diárias de um adulto.

Até o momento não existem contraindicações sobre o uso da planta. Os níveis de toxidade da ora-pro-nóbis são quase nulos, mas, mesmo assim, algumas pessoas podem ter reações alérgicas de um ou mais de seus componentes e, por isso, não devem consumi-la.

Pereskia aculeata

Pereskia aculeata é o nome científico da ora-pro-nóbis. Ela pode ser cultivada em vasos ou em cercas vivas. A ora-pro-nóbis tem mais proteínas do que outras verduras porque tem menos água.

"Para cada litro de água utilizar uma colher de sopa de hipoclorito de sódio (a 2,5%). Depois disso, basta mergulhar as folhas e sobrepor um prato por cima para que todas fiquem imersas na solução por no mínimo 15 minutos.

Até o momento não foram constatados efeitos colaterais de ora-pro-nóbis, porém dependendo da espécie, pode apresentar grande quantidade de oxalato, tendo a possibilidade de contribuir com a formação de cálculos no sistema urinário.

Não há uma quantidade específica recomendada para consumo de ora-pro-nóbis. Contudo, apenas 100 gramas da planta são suficientes para garantir as necessidades diárias de ferro, zinco e manganês na dieta de um adulto.

Recomenda-se a dose diária de 250mg duas vezes ao dia, portanto as opções em cápsulas são práticas para quem não deseja preparar refeições diariamente com esta planta.

A ora-pro-nóbis é usada em várias receitas, o pessoal usa em refogados, sopas, mexidos, omelete e pode ser consumida crua, em salada. Então dá pra consumir assim sem nenhum problema. Ela tem uma mucilagem, a folha é meio gordinha, então dá para consumir tanto a folha como o fruto”.

Ferva 1 litro de água; Após isso, adicione quatro colheres de folhas de ora-pro-nóbis, aguardando assim a bebida ferver por mais de 10 minutos; No final, é preciso coar e o chá pode ser adocicado com mel ou adoçante natural.

Elas também ajudam na manutenção do sistema imunológico. Por ser rica em fibras, a ora-pro-nobis é boa para diabetes e para melhorar o trânsito intestinal.

Ora-Pro-Nóbis é uma planta que, além de rica em vitaminas, que nutrem intensamente os fios, possui alto teor de proteína, rica em aminoácidos essenciais para o cabelo. A linha atua profundamente na fibra capilar, deixando os cabelos mais resistentes, hidratados e saudáveis da raiz às pontas.

Além de ser indicada na suplementação nutricional, a Ora-Pro-Nóbis possui efeito anti-inflamatório natural, acelera a cicatrização e auxilia na redução de dores, colesterol e açúcar no sangue.

Fácil de cuidar, a ora-pro-nóbis vai bem em ambientes com sol pleno ou meia-sombra, o que faz dela também ideal para o cultivo dentro de casa e de apartamentos. Basta colocá-la em um local onde pegue pelo menos de três a quatro horas de sol por dia.