Como fazer para o ferro ficar duro?

Perguntado por: bporto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Aqueça lentamente a peça inteira de aço no começo. Depois, concentre o calor na área que deve ser endurecida, como o cinzel ou nas pontas da lâmina da fenda, até que a área fique vermelha com o calor. Resfrie o aço em um fluido. Mergulhar o aço quente em um líquido ou gás o esfria rapidamente, endurecendo o material.

O processo mais empregado é o do alto-forno, que, de modo geral, consiste na produção de ferro fundido no alto-forno e após refinamento, esse se transforma em aço no conversor de oxigênio.

Processo de Têmpera do aço
O aquecimento é realizado acima da temperatura crítica (727º C) para obter a organização dos cristais do aço (austenitização). Assim, a temperatura nessa fase é a temperatura de austenitização (cada aço possui a sua). Essa temperatura é obtida dentro dos fornos, por chama ou indução elétrica.

A têmpera é o tratamento térmico que busca elevar a dureza do aço. Este processo consiste no aquecimento da peça até a temperatura não magnética e resfriamento brusco em algum meio refrigerante como água ou óleo.

A cementita endurece o aço e a ferrita o mantém tenaz. A dureza da perlita é intermediária entre a dureza da ferrita e da cementita, como se vê na tabela abaixo.

Dureza 5,5 a 6,5 Mohs.

tungstênio

O resultado mudou a história do tungstênio: um material que combina alta resistência, tenacidade e alta dureza. Na verdade, o carboneto de tungstênio é tão duro que o único material natural que pode arranhá-lo é um diamante.

O resultado é um material de dureza elevada, entre 75 e 95 HRA, dependendo do teor de ligante e do tamanho de grão do carboneto.

Têmpera e revenimento
Este processo eleva a ductilidade e a dureza de uma peça. No entanto, uma vez que a ductilidade e a força são inversamente relacionadas, temperar geralmente reduz a força. Essa perda acaba sendo aceitável porque o material resultante, geralmente, é ainda mais forte do que é necessário.

Composição do Aço Rápido
Todo aço que carregue uma combinação de tungstênio (7%), molibdênio, vanádio, com mais de 0,60% de carbono é considerado aço rápido. Tal composição permite que o corte de outros metais de forma rápida - por isso a utilização do termo.

Temperar uma liga metálica consiste em submeter o material ao processo de Têmpera. Esse tratamento térmico, aplicado principalmente nas ligas ferrosas, visa resfriar o aço, após completa austenitização, com uma velocidade suficientemente rápida com a finalidade de promover a formação da estrutura martensítica.

O Óleo para Têmpera (ALKALISOL TMP 40) é projetado para resfriamento rápido ou controlado de aço ou outros metais como parte de um processo de endurecimento, têmpera ou outro tratamento térmico.

aço carbono

A têmpera é nada mais do que o resfriamento brusco do aço após o seu aquecimento. Esse procedimento permite que o aço ganhe mais durabilidade. Para isso é necessário um aço carbono.

As forças mais frequentemente usadas variam de 500 kgf (quilograma-força), normalmente para metais não ferrosos, a 3000 kgf, normalmente para aço.

Aços para ferramentas de alta velocidade
Esses aços podem ser endurecidos até 62 – 67 HRC e podem manter essa dureza mesmo em temperaturas de até 540° C (1004° F), tornando-os extremamente úteis em máquinas de alta velocidade.

Na verdade, você tem três possibilidades para melhorar a resistência mecânica de qualquer metal: Processos de fabricação por conformação mecânica, como prensagem e laminação.

Efeito do Fósforo nos Aços
O fósforo se dissolve na ferrita, endurecendo-a ocasionando a fragilidade a frio dos aços. Isso significa baixa resistência ao choque e baixa tenacidade, o que é acentuado pelo aumento da porcentagem de carbono.

Resistência do aço e elementos de liga
Exemplificando, a adição de carbono (principalmente), molibdênio e silício ao aço está associada diretamente ao aumento de sua resistência mecânica, ou seja, melhoram o desempenho do aço, principalmente, mediante aos esforços que demandam tração e compressão.

O aço é incomparável em termos de resistência. É mais forte que o ferro e tem um nível superior de densidade. Por isso, ele é mais utilizado em projetos de construção de edifícios, casas e linhas ferroviárias. No fundo, é mais indicado para trabalhos que exigem a maleabilidade que este metal fornece.

Os metais mais resistentesO metal mais duro conhecido é a liga de aço, que é muitas vezes endurecida ainda mais com a adição de carbono e outros elementos.