Como fazer para guardar o açafrão?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Guardar a cúrcuma em um pote hermético para usar depois é a melhor maneira de mantê-la fresca. Experimente usar um jarro de vidro, um pote de plástico ou um pote de papinha vazio que já foi lavado e seco. Você também pode usar um saco plástico com fecho, mas o pote hermético ainda é a melhor opção.

Armazenamento. Os rizomas permanecem frescos na geladeira por até seis meses em um saco ou recipiente hermético. Se preferir, conserve-os no freezer para guardá-los por mais tempo. Certifique-se de reservar alguns para replantar o açafrão!

Para conservar frescas, lave bem e congele. Na hora de usar, espere descongelar um pouco e rale. Mas use luvas e uma tábua que possa ser manchada, pois ela tinge tudo o que passar por perto.

REGISTRO E VALIDADE: Prazo de validade de 12 meses – Conservar em local seco, arejado, sem incidência de luz solar direta.

Outra forma de usar o açafrão é na forma de suplementos em cápsulas, sendo geralmente recomendado a dose de 20 a 200 mg por dia, por um período de até 3 meses.

Outro estudo descobriu que simplesmente cheirar açafrão por 20 minutos ajudou a reduzir os sintomas da TPM, como ansiedade e níveis reduzidos do hormônio do estresse cortisol.

Dá pra enriquecer carnes, usar em molhos, omeletes, sopas, pães, cozidos, no feijão, na lentilha… as combinações são muitas e ficam uma delícia! Se for consumir a raiz inteira, dá pra usar raladinha na salada ou na preparação de outros pratos.

A piperina presente na pimenta preta aumenta intensamente sua absorção e permite que o corpo o use a curcumina com mais eficiência.

O açafrão-da-terra, ou cúrcuma, é uma raiz muito popular por suas propriedades medicinais além de ser comumente utilizada também como tempero. A cúrcuma ficou famosa por suas propriedades antioxidantes, por ser uma ótima aliada do sistema gastrointestinal e também ter efeito termogênico.

Até hoje, a ciência não encontrou evidências suficientes para afirmar que a cúrcuma consumida em doses normais, faz mal para os rins. Na verdade, por ser rica em composto antioxidantes e anti-inflamatórios, existe a possibilidade do alimento até mesmo ajudar a reduzir o risco de doenças renais.

Modo de preparo
Coloque a água em uma panela com tampa e leve ao fogo até ferver; Em seguida, desligue o fogo e adicione os pedaços de açafrão; Cubra com a tampa e deixe descansar por 20 minutos; Daí, é só saborear seu chá de açafrão cheio de nutrientes!

No sul da Índia, o açafrão-da-terra é consumido cru. Devido à presença do pigmento curcumina, a raiz revela uma superfície de cor laranja forte quando cortada. Por esse motivo, é muito utilizada como corante alimentício natural em laticínios, bebidas, mostarda e macarrões.

Para ter o sabor do açafrão sempre à mesa, é possível usar a raiz ralada junto a uma “gordura boa”, como o azeite de oliva. Basta misturar, deixar pegando sabor durante um mês e, depois, usar para temperar saladas, pães e peixes.

A recomendação, segundo Juliana, é consumir diariamente uma colher de chá do açafrão em pó (o correspondente a 5 gramas) ou de duas a três rodelas na forma de raiz. “O potencial tóxico do alimento é baixo, mas não se recomenda mais de 10 gramas por dia.

Apesar da segurança para o consumo, o uso da cúrcuma sem recomendação médica é contraindicado para pessoas que utilizam medicamentos como:

  • Antibióticos;
  • Anticoagulantes;
  • Medicamentos que atuam no sistema cardiovascular;
  • Antidepressivos;
  • Medicamentos para o tratamento do câncer (quimioterapia).

O uso da cúrcuma pode causar efeitos colaterais? Em doses elevadas, a ingestão de açafrão pode causar algumas reações, como náusea, diarreia, hipotensão, dores no estômago e aumento do fluxo menstrual, entre outros.