Como fazer para enriquecer o solo?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

São elas:

  1. 1- Verifique de quais nutrientes suas plantas precisam. ...
  2. 2- Escolha fertilizantes provenientes de fontes orgânicas. ...
  3. 3- Pondere usar estrume ou outra matéria orgânica. ...
  4. 4- Faça seu próprio adubo. ...
  5. 5- Adicione fertilizantes. ...
  6. 6- Adicione oligoelementos. ...
  7. 7- Considere a rotação de culturas.

O que torna o solo fértil é a realização da calagem. Essa técnica ajuda a corrigir a acidez da terra de uma produção agrícola, além de fornecer cálcio e magnésio para o crescimento saudável das plantas. A calagem é um processo de preparação do solo fértil com aplicação de calcário.

Quando há a derrubada ou queima destas florestas para implantação de pastagens ou culturas agrícolas, quase toda a matéria orgânica do solo é perdida, juntamente com os nutrientes nela retidos, daí a dificuldade em se estabelecer agricultura produtiva nestas áreas e a importância da manutenção das florestas.

Húmus de minhoca
Também conhecido como vermicomposto, é considerado um dos melhores adubos, afinal, as minhocas fazem o processo de decomposição de resíduos orgânicos presentes no solo, deixando apenas os nutrientes para as plantas consumirem.

As cinzas são outra dica sobre como adubar a terra, já que são ricas em potássio, fósforo e outros sais minerais. Elas ainda ajudam a afastar as pragas das hortas, porque alteram o pH do solo. Porém, tome cuidado: é preciso evitá-las em solos que já são ácidos. Para aplicá-las, você pode utilizar a “água de cinza”.

O plantio direto é uma importante forma de cuidar do solo
Todos esses nutrientes estão disponíveis em adubos que podem ser químicos ou orgânicos. Outros nutrientes, principalmente os micronutrientes, precisam ser disponibilizados para as plantas pelas folhas, o que tecnicamente chama-se adubação foliar.

Vamos listar aqui boas práticas de recuperação do solo degradado e os benefícios que elas podem trazer à lavoura.

  1. Rotação de culturas. ...
  2. Recuperação de pastagens. ...
  3. Cordões de vegetação permanente. ...
  4. Introdução de leguminosas. ...
  5. Manejo Integrado de Pragas (MIP) ...
  6. Reflorestamento e florestamento. ...
  7. Descarte correto de embalagens.

Os nutrientes podem ser absorvidos através de dois locais nas plantas: via radicular e via foliar. Por via radicular, a absorção de íons é maior na zona dos pelos radiculares, sendo por onde a maior parte dos nutrientes é absorvida.

O que torna o solo fértil é o fato do mesmo possuir os nutrientes essenciais em quantidades adequadas e balanceadas para as plantas. Já um solo produtivo é caracterizado por um solo fértil e que também apresenta outros fatores.

Borra de café e casca de ovo
Para a borra de café, é possível utilizar três colheres da borra em um litro de água e deixá-las em descanso por 3 dias. Em seguida, use essa mistura em um borrifador e aplique direto nas plantas, ou misture com a casca dos ovos trituradas e deposite no solo.

"Simplesmente misturamos argila natural na água que colocamos sobre a areia e criamos uma capa de meio metro no solo que converte a areia em terra fértil", explica Ole Morten Olesen, filho de Kristian e diretor de operações da empresa Desert Control, fundada por seu pai para vender a tecnologia.

Por fim, uma das formas mais fáceis de recuperar o solo é plantar espécies leguminosas (como feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, amendoim e vagem). Esse grupo tem uma característica muito benéfica ao solo: a capacidade de capturar e fixar nitrogênio, um nutriente essencial para o crescimento das plantas.

O uso indiscriminado de defensivos agrícolas, o descarte incorreto de resíduos industriais, os lixões não fiscalizados e os desmatamentos são as principais causas da contaminação química.

As aves não produzem urina, eliminando-as junto com as fezes e é por isso que seu esterco é mais rico em nitrogênio que o de ruminantes e suínos. O esterco proveniente de frangos e galinhas de criações intensivas e alimentadas com ração, é rico em nutrientes, especialmente nitrogênio e fósforo, mas pobre em celulose.

Farinha de ossos
Rico em fósforo e cálcio, esse fertilizante ainda auxilia a regular o pH da terra, sendo uma boa opção para qualquer espécie! A farinha de ossos, entretanto, pode ter atuação mais lenta.

A primeira orientação é simples: para deixar o solo pronto para o plantio, o ideal é fazer uma mistura entre compostos orgânicos e inorgânicos. Os orgânicos são formados pela decomposição de microrganismos, animais ou vegetais, como húmus de minhoca.

As espécies mais utilizadas em Santa Catarina são aveia, nabo forrageiro, azevém, ervilhaca, crotalária, mucuna, tremoço, centeio, milheto e trigo, entre outras. A presença das plantas de cobertura, tanto vivas quanto na forma de palha, é capaz de evitar a temida erosão do solo.

A maneira correta de começar o uso da borra de café como adubo é misturar duas partes de terra com uma parte de borra. Deixe essa terra descansando por cerca de quatro dias antes de utilizá-la como adubo. Isso dá tempo suficiente para a decomposição da borra.

Desequilíbrio do pH do solo
A aplicação de fertilizantes sem critério também pode causar desequilíbrio do pH, aumentando a necessidade de fazer a correção com calcário e magnésio, o que pode ser inviável dependendo da fase de desenvolvimento da cultura, além de aumentar os custos para o produtor rural.