Como fazer para engrossar tinta de parede?

Perguntado por: obrito . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 20 votos

Compre um aditivo para a tinta.

  1. Misture o aditivo e a tinta em mesma medida.
  2. Mexa a tinta e teste a espessura em um pedaço de papel.
  3. Seque o pedaço de papel e observe a cor e a espessura da sua pincelada.
  4. Acrescente mais do aditivo se quiser que a tinta fique mais espessa.

Para engrossar a tinta coloque o líquido em uma panela, acrescente amido de milho ou trigo à mistura e cozinhe até ficar com aparência de mingau. 3. Guarde as tintas em potes de vidros e tampe-os bem.

“Dá maior resistência à cor, contra agentes como vento e chuva; também é importante misturar cola branca PVA à tinta, que estabiliza a liga da cal com o pigmento”, explica. Para manipular todos esses materiais, é indicado usar máscara de proteção, óculos e luvas látex.

Compre um aditivo para a tinta.

  1. Misture o aditivo e a tinta em mesma medida.
  2. Mexa a tinta e teste a espessura em um pedaço de papel.
  3. Seque o pedaço de papel e observe a cor e a espessura da sua pincelada.
  4. Acrescente mais do aditivo se quiser que a tinta fique mais espessa.

Lixe muito bem a superfície para que esta ganhe aderência. Uso de produtos inadequados para a superfície. Remova toda a tinta, com lixagem ou decapagem e voltar a aplicar um primário e uma tinta que sejam adequados para a superfície.

O fascinante é ver como a tinta “Viaja” no sal. Você coloca uma gota com o pincel e a tinta de espalha (por isso a necessidade de ser uma tinta bem diluída em água). Essa é a parte científica da atividade. Os cristais de sal absorvem a tinta e vão fazendo ela se espalhar, sem cair no papel.

Para evitar que a tinta saia na hora da lavagem é só colocar sal na água do molho. Isso mesmo, sal de cozinha! O sal vai saturar toda a água, impedindo que a tinta saia do tecido pra água da lavagem.

O popular cloreto de sódio age é na água, tornando o líquido saturado. Em outras palavras, é como se a água ficasse congestionada, sem espaço para receber a tinta que se soltaria da roupa. O corante acaba não se desprendendo, pois o lugar que ele ocuparia no líquido já está tomado pelo próprio sal.

Pintar com cal tem completa aderência a superfície. Misturado a 16 litros de água, um único saco de oito quilos de cal para pintura permite a cobertura de uma área de 25 m² a 30 m², em duas demãos. Quanto menor a incidência de chuva na área pintada, maior a durabilidade do produto.

Uma outra alternativa muito utilizada é o Verniz com o glitter colorido. Aliás, ele pode ser aplicado por cima da tinta. Com isso, cria-se um efeito brilho bem chamativo e estiloso.

Instruções

  1. Retire a tampa do recipiente de massa corrida. ...
  2. Despeje 1/4 de xícara de água quente no recipiente. ...
  3. Insira uma betumadeira na massa corrida. ...
  4. Coloque uma vareta no recipiente; mexa e adicione mais 1 colher de sopa água por vez até a mistura ficar com consistência bem grossa.

Num copo ou recipiente ponha a quantidade de tinta, têmpera, que precisa. Acrescente ao copo 1/4 parte de cola branca. Misture bem até que a têmpera e a cola branca fiquem bem misturadas, este é um passo importante para fazer a tinta acrílica em casa. Tenha em conta que não se deve ver nem um pouco de cola branca.

A Cola pó C.M.C. (Carbox Metil Celulose), é a mais utilizada para aplicação de papel de parede. Ela é feita de uma matéria prima também utilizada na culinária, então ela não é tóxica, não tem cheiro, nem cor, ela não faz nenhum mal à saúde, você pode usar sem medo!

Uma dica interessante caso você queira melhorar a qualidade da tinta é investir em dois produtos para acrescentar na mistura: selador de parede e uma base semibrilho. O selador vai ajudar a fixar melhor a tinta em paredes que não possuem um bom acabamento, além de retardar o aparecimento de mofos e fungos.

Uma dica muito usada para conferir o efeito de textura nos ambientes, sem gastar muito com isso, é o mix de massa corrida e tinta. Nestes casos, é comum misturar tinta látex e massa corrida, conseguindo o efeito fake de acabamento de paredes de pedra, por exemplo.

Quando a pessoa que vai pintar não segue as instruções impressas na embalagem e adiciona menos água que o recomendado para diluição, interfere diretamente no rendimento da tinta e na aplicação. Isso porque a solução fica mais densa, o que dificulta a distribuição de tinta pela superfície.