Como fazer para descobrir o modelo do meu carro?

Perguntado por: ralencastro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Você pode encontrar o ANO-MODELO no documento do veículo, conhecido como Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Nele constam várias informações do veículo, como código RENAVAM, placa, chassi, entre outros. Procure o campo ANO-MODELO.

O número do chassi é o documento de identidade de um automóvel composto por 17 caracteres, números e letras que não se repetem. A sequência alfanumérica é oficialmente chamada de número de identificação do veículo (VIN) e traz informações sobre o modelo, ano de fabricação e origem do automóvel.

O condutor deve ir ao botão “Gravames”, “Consulta Sistema Nacional de Gravames” ou “Consulta SNG”. Depois, é necessário digitar os caracteres do chassi. Finalmente, uma página com todas as informações do automóvel será aberta, como nome do proprietário, placa e o RENAVAM— um código com 11 caracteres.

O que é? Consiste na consulta online a dados do CRV (Certificado do Registro do Veículo), antigamente chamado de DUT. O CRV é o documento utilizado para a transferência do veículo.

Veja como é fácil fazer consulta do CPF na Serasa para saber se tem dívidas ou se o seu nome está negativado:

  1. Baixe o app da Serasa. Baixe o aplicativo da Serasa no Google Play ou na App Store. Se preferir, acesse a sua área logada no site.
  2. Cadastre-se. Faça login com seu CPF e senha. ...
  3. Consulte seu CPF. Pronto!

Uma dúvida frequente é se é possível consultar os dados do proprietário do veículo pela placa. A resposta é não! Justamente por questões de segurança, esse processo não pode ser feito por nenhum portal ou aplicativo. Você não pode realizar consultas pelo nome e/ou CPF do proprietário do automóvel.

Carroceria: é comum encontrar o chassi dentro da cabine no lado do passageiro, localizado na lateral metálica próxima ao banco, onde é possível encontrar um tipo de tampa de encaixe. Ao abrir a tampa, você localiza o número gravado na carroceria.

Nos 3 primeiros caracteres: o primeiro número representa o continente, o segundo (que pode ser um número ou uma letra) indica o país de origem e o terceiro dígito revela a montadora do veículo.

O número do chassi pode ser encontrado no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), ou em algumas partes do carro, como painel de controle, porta do motorista e motor.

Não há como consultar dados de veículo pelo CPF do proprietário, a não ser que você saiba a senha cadastrada por ele no site do Detran. Para fazer consultas de veículos de terceiros nos sites do Detran, você precisa saber informações como placa e Renavam ou placa e chassi. Isso vai depender do estado no qual você mora.

Qualquer cidadão pode emitir e validar o Nada Consta de forma gratuita pelo Portal de Multas de Trânsito do DNIT. Para emitir a Certidão clique aqui, e para realizar sua validação clique aqui.

Se você precisa saber o endereço do proprietário ou do antigo dono de um veículo, você deverá ir até o Detran do seu estado e solicitar essa informação. Acontece que, na maioria das vezes, para que você possa ter acesso a esse tipo de dado, você terá que apresentar um Boletim de Ocorrência ou um mandato judicial.

Pode sim! Você pode imprimir quantas versões quiser, desde que seja em uma folha tamanho A4 e que o QR code esteja legível. Também é possível compartilhar a forma eletrônica do documento com outros motoristas. Assim, todos que usam o veículo também podem ter acesso a uma versão do CRLV digital.

O que significa que o CRLV é o documento expedido anualmente para indicar que o carro está apto a circular pelas ruas brasileiras. O CRV, por sua vez, é emitido para garantir que o veículo foi registrado junto aos órgãos de trânsito.

Trata-se do Certificado do Registro do Veículo, que é o documento de propriedade do automóvel ou da motocicleta. Não se trata de um documento de porte obrigatório, porém é de suma importância que o CRV esteja em um local seguro, pois ele é fundamental na hora da venda do veículo.

Como consultar meu Registrato? Para consultar os dados no Registrato, basta acessar o site fazendo login com os dados do Gov.br, desde que você tenha nível prata ou ouro de segurança na plataforma.

O crime descrito no artigo 308 consiste no ato de usar como se fosse próprio documento de identificação de outra pessoa, como passaporte, título de eleitor e outros, e a pena é de 4 meses de detenção a 2 anos de reclusão...

Você pode acessar diretamente a plataforma do Registrato no site do BC com um certificado digital: um e-CPF do tipo A1 ou A3. Nesse caso, você não precisa fazer a operação a partir do seu banco.

O QR Code funciona como uma “impressão digital eletrônica” da placa veicular, possuindo uma assinatura exclusiva. Um aplicativo da empresa, o Vio, permite que smartphones façam a leitura do código e acessem um número serial, que é uma espécie de CPF da placa.

Como consultar o histórico de proprietários anteriores do veículo. É possível identificar os antigos donos do veículo através do Detran do seu estado. No entanto, você também pode recorrer a empresas especializadas em análises veiculares, para ter acesso a um quadro de informações mais completas.

  1. no Portal de Serviços do Denatran, selecione a opção “CONSULTAS Placa Veicular”;
  2. digite o Número de Série do QR Code gerado na leitura e a Placa do Veículo; e.
  3. confira as informações disponíveis.