Como fazer para deixar um objeto carregado positivamente?

Perguntado por: upinheiro7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

para deixar um objeto neutro eletrizado positivamente basta retirar elétrons do mesmo, logo, ele ficará com mais cargas positivas, portanto, eletrizado positivamente.

De mesmo modo, um corpo está eletrizado positivamente quando possuem mais prótons do que elétrons (excesso de cargas positivas), enquanto que ele está negativamente carregado se possuir mais elétrons do que prótons (excesso de cargas negativas).

Um corpo que tenha a mesma quantidade de prótons e elétrons apresenta a mesma quantidade de carga elétrica positiva e negativa. Isso o torna neutro. Além disso, um átomo pode ganhar ou perder elétrons, ou seja, transferir carga elétrica para outro átomo.

Um corpo fica eletrizado com carga negativa quando ele ganha elétrons. Um corpo fica eletrizado com carga positiva quando ele perde elétrons.

Existem três tipos de eletrização: contato (quando um corpo carregado eletricamente toca em outro corpo); atrito (quando dois corpos eletricamente neutros se atritram); e indução (quando um corpo neutro se aproxima de um corpo carregado e depois o segundo se conecta a um fio terra).

Como saber a carga elétrica de um átomo
Átomos carregados positivamente são chamados de cátions, enquanto os átomos que recebem elétrons, e tornam-se negativos, são chamados de ânions. Podemos determinar a carga elétrica do núcleo atômico ou da eletrosfera por meio do seu número atômico Z.

Prótons – Partículas de carga positiva que compõem o núcleo de um átomo; Elétrons – Partículas de carga negativa localizadas na eletrosfera; Nêutrons – Partículas de carga neutra que, assim como os prótons, constituem o núcleo do átomo.

Se atritarmos uma bexiga com os cabelos ela se eletrizará, pois a bexiga é um material isolante e se eletriza por atrito. É importante ressaltar que para se conseguir uma boa eletrização, a bexiga e os cabelos devem estar limpos e secos.

Isso pode ser feito a partir de três processos de eletrização, que são: por atrito, por contato e por indução. Um corpo é considerado eletricamente carregado, ou eletrizado, quando possui excesso de prótons ou elétrons.

Quanto tocamos em um corpo carregado positivamente, retiramos parte dos elétrons e, caso a pessoa esteja sendo referencial para a terra, receberá um choque elétrico; já quando tocamos um corpo carregado negativamente, parte dos elétrons do corpo passará para quem o tocou, ficando eletrizado negativamente.

Um corpo eletrizado negativamente tem maior número de elétrons do que de prótons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja negativa.

Em condições de equilíbrio, qualquer material é eletricamente neutro, contendo igual número de prótons e elétrons. Um material é eletricamente positivo quando tem excesso de prótons, ou falta de elétrons. Da mesma forma, ele será negativamente carregado se tiver um excesso de elétrons.

Quando um elemento perde elétrons em uma ligação química, a quantidade de prótons excede a quantidade de elétrons e ele se transforma em um sistema eletricamente positivo, ou seja, um cátion.

Existem três processos de eletrização: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução. Todos os corpos ou matérias são constituídos por átomos, e estes são formados por partículas menores denominadas elétrons, prótons e nêutrons.

Eletrizar um objeto por indução significa atribuir-lhe carga elétrica utilizando outro corpo eletrizado sem que haja contato entre eles. Esse processo de eletrização baseia-se no conceito da atração e repulsão de cargas elétricas.

Eletrização por atrito
Quando dois corpos são aproximados e passam por um processo de atrito/fricção, a disposição elétrica das cargas é alterada. Esse mecanismo pode ocorrer com ambos os corpos inicialmente neutros, diferentemente do caso anterior.

Ocorre quando atritamos dois corpos de substâncias diferentes (ou não), inicialmente neutros, e haverá transferência de eletros de um corpo para o outro, de tal forma que um corpo fique eletrizado positivamente (cedeu elétrons), e outro corpo fique eletrizado negativamente (ganhou elétrons).

Positivamente: se possui mais prótons que elétrons; Negativamente: se possui mais elétrons do que prótons.

A eletrização por indução consiste em aproximar um corpo previamente carregado, chamado de indutor, de um corpo condutor eletricamente neutro, chamado de induzido, de modo que a presença das cargas do indutor faça com que os elétrons do corpo induzido movam-se em seu interior, ocorrendo uma polarização de cargas.