Como fazer para conservar o manjericão na geladeira?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Assim como feito para o processo de congelamento, descarte o talo do manjericão, lave bem suas folhas e deixe-as secar naturalmente. Depois, basta guardá-las em potes de vidro com boa vedação e fazer o armazenamento na geladeira por até cinco semanas.

Ao congelar o manjericão, limpe-o com cuidado, separando as folhas do caule. O caule pode ser jogado fora, mas também pode ser reaproveitado como tempero ou na produção de molhos. Depois de lavar as folhas com água, é preciso secá-las com papel absorvente, com bastante delicadeza, para não quebrá-las.

Preencha metade de um vaso ou vidro de conserva com água.
Qualquer vidro serve, desde que tenha muito volume. Você pode usar água da torneira, mas muitas pessoas preferem água de garrafa. Não use água destilada. Ela não tem os minerais que prolongam a vida útil do manjericão.

3 meses

Durabilidade: O manjericão pode ser mantido congelado por 3 meses.

O Manjericão é ingrediente de xaropes e expectorantes. Dores de garganta também podem ser aliviadas com um gargarejo com água fervida com folhas da planta. A erva é ainda eficaz para outros problemas respiratórios, tais como asma e bronquite. A melhora do sistema imunológico também é um dos benefícios do manjericão.

Podem ser congeladas picadas; guarde em potes com tampa. Na hora de usar, é só raspar com o garfo direto na sopa, no cozido ou no ensopado. Também vale colocar em forminhas de gelo com um pouco de água. Depois que o gelo se formar, você pode guardar num saco plástico bem fechado.

COMO MANTER VIVO UM PÉ DE MANJERICÃO
Eu não sabia o que para a maioria das pessoas está careca de saber: preciso sempre, sempre, sempre cortar as flores do manjericão – sem dó nem piedade. Isso mantém a planta jovem por mais tempo e preserva o sabor das folhas mais acentuado.

O chá de manjericão possui propriedades anti-inflamatórias e compostos bioativos como eugenol, canfeno, cineol, e cânfora que abrem as vias respiratórias e ajudam a melhorar a respiração. Esse fator anti-inflamatório traz uma sensação de bem-estar para quem sofre de sinusite, rinite ou está passando por uma gripe.

Os talos podem ser colocados no começo de refogados, junto com cebola e alho, por exemplo. Corte bem miudinho: quanto menor, mais sabor e mais fácil de dissolver no meio da comida para não ter que mastigá-los. Assim adicionam gosto e nutrientes às sopas, caldos e molhos.

Quanto tempo dura um manjericão? O manjericão é uma planta anual, o que significa que vai completar o ciclo de vida em aproximadamente um ano (germinação, crescimento, floração, reprodução, morte). Quando ele entrar no período de floração, significa que já está no final do ciclo, produzirá sementes e depois morrer.

Para ajudar a conservar as folhas e armazená-las melhor, recomenda-se dar um choque térmico nas folhas, ou seja: cozinhar por alguns minutos e jogar as folhas em uma água gelada. A partir daí, você pode picar as folhas e separar os talos ou então, se tiver espaço no congelador, pode guardar as folhas inteiras.

Quanto as regas, não são necessárias diariamente, afinal, o excesso de água pode encerrar a vida de nosso querido manjericão. Sendo assim, devem ser efetuadas a cada dois ou três dias, ou então, quando a terra da parte superior estiver seca.

Deixe as folhas imersas por 20 a 30 minutos. Retire as folhas com as mãos sem retirar a água junto. Você vai ver o porquê na próxima foto. Enxague - Passe as folhas outra vez pela água corrente para retirar o excesso de cloro.

Utilize potes com fechamento hermético
Esse é um bom truque de como conservar hortelã e manjericão, pois essas são ervas que se oxidam e escurecem facilmente depois de picadas. Elas também perdem grande parte do sabor se forem desidratadas.

– Usando uma colher, encha formas de gelo com pasta de manjericão. – Congele durante a noite. – No dia seguinte, remova os blocos congelados da forma e embale em sacos de congelamento, retirando todo o ar. Pronto!

É só colocar a hortelã dentro e girar até secar. Caso não tenha um secador de salada, você pode mexer bem com uma peneira e, em seguida, secar cuidadosamente com um pano limpo ou folhas de papel toalha. Transfira para um recipiente apto para freezer.

ONDE O MANJERICÃO VAI BEM?

  1. Saladas.
  2. Molhos de tomate.
  3. Pizzas.
  4. Como tempero de frango.
  5. Sopas e caldos de legumes e de frango.
  6. Acompanhando queijos frescos, como mussarela de búfala e queijo feta.
  7. Em bebidas e sobremesas geladas (por exemplo, em uma limonada)

O manjericão combina com pratos com tomate, azeite, queijos e pode ser usado como tempero em omeletes, ensopados, peixes, frangos, saladas, sopas ou molho.

Além do uso culinário, é possível usar essa planta de outras maneiras, como em xaropes, cremes, tinturas, pomadas e loções. Combina bem com saladas, carnes, sopas, massas, molhos, comida vegana e vegetariana. Além disso, é possível fazer drinks, chás e sucos detox.

Consumir manjericão em grandes quantidades pode interferir negativamente em tratamentos com medicamentos anticoagulantes, antidiabéticos e anti-hipertensivos. A planta também é contraindicada para gestantes e pessoas que estão tentando engravidar.