Como fazer para comida não pegar no fundo da panela?

Perguntado por: unascimento . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Coloque a frigideira no fogo, deixe-a esquentando um pouco. O primeiro passo é colocar sal por toda a panela. Em seguida, acrescente um pouquinho de azeite. Ela terá aderência suficiente para fritar o seu alimento.

Para cozinhar nas panelas de aço inox, o fogo deve ser sempre médio ou baixo. Evite utilizar fogo alto com essas panelas, especialmente se ele sobe pelas laterais: isso pode danificar suas panelas permanentemente. O fogo baixo ou médio vai garantir que sua panela não vai estragar e seus alimentos não vão grudar.

Segundo representantes da Tramontina, antes do primeiro uso a panela deve ser lavada com esponja macia e sabão neutro ou detergente líquido e enxugada com pano seco. Depois, a parte interna deve ser untada com óleo ou gordura e levada ao fogo baixo por um ou dois minutos. Quando esfriar, lave-a e enxugue-a novamente.

Por que a carne gruda na panela? Quando a carne é colocada em uma frigideira quente, as proteínas musculares se desnaturam e se ligam ao metal. Essas ligações químicas fazem com que a carne grude na panela.

É o caso do frango, cujas bactérias podem contaminar outros objetos da cozinha durante o preparo. De acordo com Ana Carolina Valle, nutricionista especializada em segurança de alimentos, lavar o frango com água corrente na pia não é uma prática indicada.

Quando você lavar com detergente, perde-se a aderência.

Embora a panela de teflon e a de cerâmica tenham um bom desempenho em relação à aderência, a segunda tende a ser melhor. Além de geralmente ter uma superfície com maior capacidade antiaderente, a sua resistência a riscos é muito maior.

Para saber se tem a substância ou não, procure na embalagem pela sigla PTFE. Se tiver PTFE, é Teflon. Se tiver “PTFE free”, ou livre de PTFE, significa que é outro material. É esse o caso das panelas antiaderentes de Starflon.

O papel-manteiga e o papel-pergaminho podem forrar formas de biscoito e bolo. O saco para cozinhar é uma alternativa para assar carnes, batatas e mais. Assim você pode deixar o papel-alumínio de lado e não se preocupar mais se ele vai grudar ou não.

Nesse sentido, o material mais adequado para uma colher para panela antiaderente é o silicone. Isso acontece, pois tal material não irá causar riscos ao entrar em contato com o fundo da panela durante o preparo das refeições.

Segundo ela, uma panela de inox usada pode ser empregada com menor risco na estocagem de alimentos, exceto aqueles muito salgados (como bacalhau) pois o sal pode propiciar um tipo de corrosão no material.

Assim, antes do primeiro uso, espalhe um pouco de óleo sobre a forma e leve-a diretamente para o fogão, deixando o fogo baixo por 2 minutos. Em seguida, retire a forma antiaderente do fogo e lave normalmente com sabão neutro. Esse procedimento é chamado de “queimar a forma” e é usado para ativar o teflon.

Também é necessário lavar, enxugar e untar com óleo as panelas ou frigideiras dos jogos de panela de cerâmica antes do primeiro uso. Assim como as de Teflon, leve-a ao fogo até aquecer e, após esfriar, lave o utensílio uma segunda vez. Essa queima garantirá que a cerâmica mantenha as propriedades antiaderentes.

Pegadinho ou 'socarrat': a casquinha que dá sabor especial.

Eles descobriram que o problema é causado pela distribuição de calor desigual pelo utensílio, um processo conhecido como convecção termocapilar, que pode atrair o óleo para as bordas da panela. Convecção térmica, ou simplesmente convecção, é um processo de transmissão de calor.

Panelas de alumínio: opções leves, práticas e que distribuem bem o calor. São excelentes escolhas na hora de preparar frituras por imersão, e, além disso, douram muito bem as carnes.

Higienizar frango com vinagre ou limão também não são técnicas que funcionam. Escaldar a carne também não é necessário.