Como fazer para atrair peixes na pescaria?

Perguntado por: amota . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

As iscas são um dos equipamentos mais importantes para atrair o peixe, mas o funcionamento delas vai depender muito do comportamento de cada espécie. Em dias mais quentes, por exemplo, grande parte das espécies costuma ficar mais próxima a superfície, portanto iscas como o popper podem se mostrar mais eficientes.

Iscas. Usadas para atrair o peixe, podem ser naturais ou artificiais. As artificiais são as mais usadas por não serem perecíveis, feitas normalmente de chumbo ou estanho. Há ainda a opção do Popper, uma espécie de isca que faz um estalo na água para chamar atenção dos peixes.

1- Barrem as Bananas!
Nem pensar, isso dá um azar danado! A superstição mais popular entre os pescadores no mundo inteiro é a proibição da fruta dentro de qualquer embarcação. Levar uma banana a bordo é sinal de má sorte para pescadores e marinheiros, e a crença não poderia ser mais séria.

Além de enxergar o vermelho, verde e azul como nós, os peixes também conseguem assimilar a luz ultravioleta. Pesquisas mais atuais dizem que os peixes captam melhor as tonalidades fluorescentes de rosa, laranja e verde-limão. Estas cores são mais perceptíveis, chama mais a atenção.

Cheiro, brilho e reações
As de mascaramento para esconder os odores humanos e de plástico (por exemplo, anis, café ou alho); naturais, que imitam as presas (crawfish, sardinha, camarão, lula e outros); e fórmulas químicas, que são destinadas a estimular uma resposta de alimentação aos peixes.

Depois de saber qual vara usar na pesca no rio, as iscas também são importantes. As mais recomendadas são as minhocas, lambari, larva de besouro, pão, ração, massas ou até mesmo as iscas artificiais.

Peixes possuem fossetas nasais dotadas de células ligadas às fibras do nervo olfativo, extremamente desenvolvido nos peixes. Isso significa que na hora da pesca é possível apresentarmos ao animal odores que irão repeli-lo.

Procure por estruturas e situações com as quais você está acostumado a fisgar seus peixes. Outra dica para um lugar bom de peixe é observar o barranco. Pois eles podem indicar como seria a parte da represa abaixo da linha da água.

Pescadores são unânimes em afirmar que o fim da tarde é um excelente horário para pescar, assim como a manhã, seja no rio ou no mar. No entanto, é preciso atentar a algumas características peculiares. No caso dos rios, escolher locais perto de barrancos sempre é uma boa dica.

Como há locais com a queda de água formada por rochas. Algumas espécies de peixes gostam de ambas as situações. Mas algumas espécies como os peixes de couros preferem quedas livres que formam um turbilhão de água.

Durante a chuva, muitos peixes costumam ir até a parte mais alta da água. Isso porque ela é mais oxigenada e, com o céu fechado, a claridade fica mais amena, fazendo com que subam sem enfrentar problemas com a luz. Então, quando o tempo estiver chuvoso, vale apostar em uma pesca de superfície para ser mais efetivo.

Senhor, te peço em mais esse dia, me proteja dos perigos. em mais essa pescaria, faça com que meu trabalho, se transforme em diversão, que eu tenha paz, alegria, e muito amor no coração.

O que não pode faltar claro é a vara de pesca, o molinete ou carretilha, a linha e o anzol. Leve sempre linhas e anzóis a mais e de diferentes tamanhos para poder encarar diferentes tipos de peixes. Não deixe de guardar na sua bolsa as boias, o chumbo (líder) e stopper ou stop.

A traíra é uma espécie que gosta do calor. No entanto, ela tem características propícias para ser fisgada mesmo no frio, exigindo atenção por parte dos pescadores. Geralmente, as traíras ficam sempre no mesmo lugar, ou seja, aposte em um ponto perto de galhos e da vegetação.