Como fazer para amolecer as espinhas da sardinha?

Perguntado por: rsantana . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Cozinhe a sardinha com vinagre e óleo, as espinhas irão amolecer e o consumo do peixe será simples.

Após, lave bem os filés em água corrente, retire qualquer espinha que possa ter ficado grudada e tempere de acordo com seu gosto.

– As espinhas dos peixes são ricas em cálcio, mas somente as da sardinha conseguimos consumir, por serem menores e, por vezes, imperceptíveis – explica a nutricionista Glaube Riegel. Maribel completa que, de tão pequenas, as espinhas da sardinha podem ser consumidas tranquilamente, sem medo de se engasgar.

Algumas formas simples para tirar espinho da pele, como usar uma pinça, fita adesiva ou pasta de bicarbonato de sódio, podem ajudar a remover o espinho ou farpas da pele, sendo que o método de remoção deve escolhido em função do posicionamento do espinho e da profundidade em que se encontra.

Algumas pessoas que engolem a espinha de peixe, não apresentam sintomas, mas outras podem sentir dificuldade para engolir alimentos, dor no pescoço ou no peito, tosse, dificuldade para respirar ou respiração ruidosa.

Quando alguém engole um corpo estranho, ele viaja através do trato digestivo e deixa o corpo, normalmente, sem causar problemas. Entretanto, objetos pontiagudos, como espinha de peixe e ossos de galinha, podem perfurar o aparelho digestivo, e sua ingestão pode ser considerada emergência médica.

Algumas pessoas sentem que têm um nódulo ou uma massa em sua garganta, mesmo quando não há massa nenhuma. Se essa sensação não estiver relacionada à deglutição, é chamada de sensação de nó na garganta ou globus histérico (o que não significa que a pessoa seja histérica).

O que acontece se você não tirar um espinho? Bem, acredite, você não vai querer deixá-lo lá. Primeiramente porque o espinho vai atrasar a cicatrização do ferimento, além disso ele é uma porta de entrada para inúmeras bactérias que podem causar uma infecção, o que pode tornar a coisa mais grave.

Os espinhos na maioria das vezes rasgam a pele e provocam dor crônica e inflamação quando não são extraídos. Podem ocorrer dores musculares e nas articulações, além de erupções cutâneas.

Entretanto, vale frisar que da lista a seguir, o único que pode ser consumido por completo quando frito, é a sardinha, o restante é bom ter atenção. Linguado é um dos peixes com menos espinhas, tem sabor suave e combina com diferentes molhos. Sardinha inteira ou cortada ao meio (facilitando a fritura das espinhas).

Pequena no tamanho e grande nos benefícios nutricionais, a Sardinha Espalmada possui uma carne mais escura de sabor inconfundível. Cortada no sentido longitudinal, vem aberta (espalmada), pronta para ser preparada de diversas maneiras, especialmente na grelha. É congelada individualmente para maior praticidade.

A sardinha-laje apresenta na parte dorsal manchas negras arredondadas alinhadas horizontalmente. O último raio da nadadeira dorsal é prolongado, caráter que distingue esta sardinha das demais. Ocorre preferencialmente em águas quentes e salinidades de 32 a 34, em profundidade de 20 a 80m.

Retire as sardinhas do freezer, e deixe-as descongelando por aproximadamente 8 horas na parte inferior da geladeira. Em seguida com o auxílio de uma faca retire as escamas passando-a no sentido contrário às escamas, ou seja, do rabo até a cabeça.

Contraindicações e precauções. Pessoas que sofrem de problemas renais ou gota devem evitar o consumo de sardinha. Isso porque a ingestão do peixe pode gerar o acúmulo de ácido úrico no organismo. Como já mencionado, se você tem pressão alta ou hipertensão é importante consumir sardinhas com moderação.

A cavalinha é um peixe de tamanho pequeno a médio, geralmente um pouco maior que a sardinha. Está entre os mais consumidos no Brasil e, por mais que seja muito confundida com a sardinha, ganha a preferência do público porque não tem muita espinha.

4) Bicarbonato de Sódio: Faça uma pasta espessa com bicarbonato de sódio e água e aplique sobre a região limpa e seca. Cubra com um curativo ou esparadrapo e espere por 24 horas. A pasta fará a pele inchar e irá empurrar a farpa para fora.

Vinagre dissolve espinhos mais superficiais; é suficiente embeber a ferida com vinagre várias vezes ao dia ou aplicar compressas úmidas. Compressas quentes podem ajudar a aliviar a dor. Raramente há necessidade de se realizar uma pequena incisão para remover o espinho; deve-se ter cuidado, pois ele é frágil.