Como fazer papel envelhecido com fogo?

Perguntado por: lnascimento8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Quando o papel ainda estiver úmido, queime as bordas com uma vela para dar um aspecto envelhecido. Você também pode amassar o papel antes de mergulhá-lo no café para dar uma aparência envelhecida. Deixe o papel secar. Seu papel envelhecido manchado de café está pronto para uso.

Desamasse o papel e borrife-o com água, chá ou café.
Borrife o papel até que ele fique úmido e tenha as cores e a forma desejadas. Note que o resultado vai variar de acordo com o líquido usado. A água não alterará a cor do papel, mas permitirá modificações futuras.

Como proceder
Encha o recipiente com café, mergulhe a folha e em seguida, remova-a e a coloque pra secar. Simples assim!

O processo é igual ao de passar uma roupa: passe o ferro lentamente sobre o papel (coberto com a toalha), com movimentos circulares, tomando cuidado para não deixá-lo parado por muito tempo. De tempos em tempos, pare, levante a toalha e veja o estado dos amassados.

Pegue em um papel para imprimir e amasse. Faça uma bola, como se fosse jogar fora. Quando estiver bem amassado, alise de novo e coloque sobre uma bandeja. Não faça isso sobre uma mesa, pois usará café para conseguir a cor do pergaminho e poderia manchar tudo.

É só colocar fogo em um papel e depois ir colocando o restante aos poucos para queimarem por completo. Lembre-se de fazer isto dentro de uma panela grande de ferro fundido ou barril para fogo (de queima) ou algo parecido, para o fogo não espalhar pelo local.

- Fixe a vela no prato; - Coloque a água dentro do prato; - Ponha o corante na água (opcional); - Acenda a vela com o fósforo ou isqueiro; - Coloque a garrafa com a boca para baixo sobre a vela; - Espere e veja o que acontece; - Faça suas observações.

O processo de incinerar papel consiste em queimar o volume de papel que seria jogado no lixo, o que pode tomar um destino indevido ou ainda colocar em risco informações importantes e confidenciais da empresa ou de uma pessoa.

As notas falsas geralmente são feitas em gráficas clandestinas e impressoras comuns. Apesar da aparência similar a original, as cédulas verdadeiras possuem diversas características únicas, que as diferenciam das notas falsas. Como nos explica o colecionador de cédulas Willian Macario.

O material usado nas cédulas de Real é o papel de fibra de algodão, que tem textura mais firme e áspera que o papel comum.

Uma ideia bacana é acrescentar algumas gotas de corante alimentício da cor da nota — por exemplo, azul para uma nota de cem reais. Uma opção é trocar o café por chá. Faça um bule de chá preto (não importa o tipo, contanto que seja dessa cor). Deixe em infusão por mais tempo do que o normal (cinco minutos ou mais).

Além do betume, é possível utilizar tintas em cor marrom feitas à base de água. Se utilizar tintas, misture-as com mais água para que sejam dissolvidas e para que deem um tom suave e natural no papel que faça parecer realmente um papel envelhecido.

Nas décadas de 1930, 1940 e 1950, como a garantia de autenticidade de uma escritura levava em conta o envelhecimento do papel, uma tática muito comum de quem vinha para o Noroeste do Paraná invadir terras consistia em passar fezes de grilo sobre o documento forjado.

Ligue o secador em potência mínima e vá vagarosamente secando a folha, tomando cuidado para não exagerar e acabar deixando-a ressacada e quebradiça. Assim que a folha estiver seca, espere até que esteja em temperatura ambiente para tocá-la, já que o calor deixa o papel suscetível a novos amassados.

Os passos são, pegue a sua folha amassada e tente desamassar o máximo possível com as mãos, depois coloque-a em cima de uma superfície resistente ao calor, como uma mesa de madeira. Depois disso coloque uma toalha fina em cima do papel, não precisa ser tão fina pois pode queimar a toalha e também o papel.