Como fazer o toque para saber a dilatação?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 19 votos

Durante uma contração, no início do parto, verificar quantos dedos cabem entre o fundo do útero (onde acaba a barriga) e a linha de sutiã (que é onde fica o processo xifoide) – nesse início é comum caber 5 dedos. Como o fundo do útero fica mais espesso e sobe durante o parto, vão caber cada vez menos dedos.

A análise geralmente é feita pelo exame de toque, quando o profissional introduz o dedo no canal vaginal para medir o tamanho da dilatação e o estágio do trabalho de parto. O procedimento costuma ser desconfortável pois, devido a situação em que a mãe se encontra, é natural que ocorram contrações vaginais.

A mulher pode ter cerca de 1, 2 cm de dilatação tranquilamente sem risco de parto iminente por algumas semanas, às vezes até o final da 41ª semana de gestação.

Quando perceber que as contrações estão ficando muito frequentes, deite-se de lado e comece a contar. Se em um intervalo de 30 minutos ocorrem três contrações, de maneira regular (uma a cada 10 minutos), você está entrando no início do trabalho de parto.

Primeiros sinais de que o parto está próximo
– saída do tampão mucoso (um fluido gelatinoso que fica entre o colo do útero e o canal vaginal); – início da dilatação do colo do útero; – contrações mais doloridas, mas que não ganham ritmo (também conhecidas como pródromos);

As contrações provocam a dilatação, mas pode acontecer de a barriga contrair sem a gestante sentir dor e, portanto, não perceber a dilatação.

O exame de toque na gravidez dói? Algumas mulheres relatam dor durante o exame de toque. Outras, sentem apenas um leve desconforto devido à pressão dos dedos no colo do útero. Em alguns casos, podem ocorrer sangramentos, mas é uma reação normal.

Através do exame de toque, o médico vai medir a dilatação do colo do útero. A dilatação ideal para o parto normal é de 10cm. A partir dos 4cm ou 5cm de dilatação começa a fase ativa (o final do trabalho de parto). Nessa fase, as contrações acontecem a cada 5 minutos e duram entre 30 e 40 segundos.

Colo do útero
O colo torna-se cada vez mais fino, amolecido, e dilata em até 10 centímetros. — Essa mudança do colo do útero pode ser comprovada por meio do exame de toque feito pelo obstetra – ressalta a ginecologista. Para diagnosticar trabalho de parto o colo tem que estar mais fino e acima de 3 – 4 cm de dilatação.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas.

Em média, a fase ativa dura de 5 a 7 horas em nulíparas e de 2 a 4 horas em multíparas. Tradicionalmente, deve-e esperar que a colo do útero dilate-se 1,2 cm/hora em nulíparas e 1,5 cm/hora em multíparas. Entretanto, dados recentes sugerem que a progressão mais lenta da dilatação cervical de 4 a 6 cm pode ser normal (1.

No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo.

Por fim, a cabeça óssea do bebê dentro da bacia óssea da mãe pode causar desconforto, com sensação de pressão, choques e repuxadas na pelve. A barriga fica mais baixa e, como existe mais espaço para os pulmões se expandirem, ela respira melhor.

Agachamentos, rebolados, dança, … tudo isso ajuda no encaixe do bebê. A bola de pilates pode ser uma grande aliada nesse momento, sentar na bola e fazer movimentos circulares, ajuda na abertura pélvica, no relaxamento e na descida do bebê.

Além disso, as contrações de treinamento, apesar do incômodas, não causam dor e a mulher não tem dilatação. Para realizar o parto, o aviso do corpo inclui dores que variam entre moderadas e fortes.

Não esqueça de anotar o horário do início e do fim da contração, para calcular a duração e intervalo das contrações. Se neste período de uma hora você registrar duas, três ou mais contrações a cada 10 minutos, com duração de 40 segundos ou mais, é hora de ir para a maternidade.

semana as chances de ter alguma complicação na gravidez começam a aumentar. Por isso a recomendação de interromper com 41 semanas.

Nos três primeiros meses de gravidez o sangramento pode ocorrer por diferentes motivos. Mas nem sempre traz riscos ao bebê. O ato sexual ou o exame de toque podem provocar sangramentos leves. Isso por que ocorre o aumento do fluxo sanguíneo que circula na vagina e no colo do útero.

Parto induzido tem menos chance de ser bem-sucedido se o colo do útero estiver completamente fechado e se a cabeça do bebê não estiver devidamente encaixada na pélvis.

Não. Não é verdade que toda mulher entra em trabalho de parto, pelo menos tecnicamente falando. Toda mulher grávida pode ser o seu bebê de forma comum, seja em parto natural ou em cirurgia cesariana, mas muitas vezes nem todos os sintomas do trabalho de parto são sentidos nesse processo.

O melhor momento de ir para o hospital é quando as contrações estão de 3 em 3 minutos, com duração de 40 a 50 segundos cada contração.