Como fazer o teste para saber se tem labirintite?

Perguntado por: aassis8 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Esse teste de labirintite é simples e consiste em marcar um local do chão com um “X”, que pode ser feito com fita crepe ou caneta. Depois, a pessoa deve pisar em cima da marca, fechar os olhos e marchar dezenas de vezes, tentando se manter na mesma direção e posição.

No geral, os sintomas da labirintite são os seguintes:

  1. tontura e vertigem;
  2. náusea;
  3. perda de audição;
  4. zumbido no ouvido;
  5. desequilíbrio;
  6. sensação de estar caindo;
  7. vômito;
  8. transpiração excessiva.

A maior parte dos casos são decorrentes de uma infecção viral, que faz com que o labirinto fique inflamado. Diversos vírus podem causar a doença, mas geralmente ela inicia após uma infecção viral comum, como um resfriado ou uma gripe (contudo, existem outras causas).

Alguns hábitos de vida, como consumo excessivo de bebidas alcoólicas, café, refrigerantes, chocolate, ou alimentos gordurosos, podem aumentar o risco de de crises de labirintite, uma vez que podem provocar uma inflamação no ouvido interno. Além disso, o hábito de fumar também pode causar labirintite.

Os sintomas de uma crise de labirintite emocional são semelhantes aos de uma labirintite comum, sendo os principais:

  • Náuseas e tonturas;
  • Zumbido constante no ouvido;
  • Dificuldade para ouvir ou perda momentânea da audição;
  • Sensação de ouvido entupido;
  • Desequilíbrio.

São elas: tontura do aparelho labiríntico; tontura hemodinâmica; tontura de estruturas neurológicas; e tontura emocional. Abaixo, comento sobre as condições mais comuns que se encaixam em cada uma dessas categorias.

Remédio para labirintite

  • Anti-histamínicos.
  • Corticoides, como prednisona, quando os sintomas são graves.
  • Medicamentos para controlar náusea e vômitos.
  • Medicamentos para aliviar a tontura.
  • Sedativos.

Isso varia muito entre as clinicas, já vi valores de 250 a 500.

“Dependendo da pessoa, a labirintite pode levar a quedas, perda da consciência, restrição de atividades, redução da qualidade de vida. Há casos em que uma crise aguda de vertigem pode estar relacionada a um derrame ou AVC, aí sim é grave, mas isso não é o mais frequente”, explica.

Em algumas pessoas, a "labirintite" pode causar dor de cabeça por excesso de tensão muscular. Em algumas pessoas, ainda, as dores de cabeça, em especial, a Enxaqueca e as dores no pescoço podem gerar "labirintite".

Os remédios caseiros para labirintite como o chá de Ginkgo biloba ou o chá de gengibre, possuem substâncias com ação anti-inflamatória e antieméticas, que ajudam a aliviar os sintomas da labirintite, principalmente tontura, perda do equilíbrio e náuseas.

Quando sintomas como náusea, vômitos e vertigem são muito intensos, medicamentos como antieméticos e anti-histamínicos podem ser indicados no tratamento da crise de labirintite. Além disso, dependendo da sua causa, outros medicamentos também podem ser indicados, como antibióticos e corticoides, por exemplo.

Habitualmente, a labirintite inicia-se com uma fase aguda onde há perda auditiva e vertigem súbitas. O tempo de duração de sintomas é variável. As queixas de vertigem, tontura, náuseas e vómitos geralmente duram dias a semanas.

A labirintite gera zumbido no ouvido por ser uma inflamação do labirinto, parte interna do conjunto auditivo, diretamente associada ao equilíbrio. Nesse caso, é comum a pessoa sentir outros sintomas, como tontura, perda de equilíbrio, mal-estar e confusão.

De acordo com Ganança, os principais agravantes da labirintite são maus hábitos alimentares. Ficar em jejum prolongado e consumir grandes quantidades de açúcar refinado, por exemplo, são fatores que alteram o funcionamento do labirinto.

Saiba agora quais são as atividades físicas mais indicadas para quem sofre com a labirintite.

  • Caminhada. A caminhada ao ar livre é recomendada especialmente para aqueles que são mais sedentários. ...
  • Pilates. ...
  • Reabilitação vestibular.

Uma noite de sono ruim interferirá sim nas atividades do dia a dia, com queda da produtividade, queda da atenção e em alguns casos pode gerar tontura. Mas se isso está ocorrendo com frequência o ideal é procurar ajuda médica para saber se há relação entre o sono e a tontura.

A tontura que acompanha ansiedade é normalmente descrita como sensação de atordoamento ou sensação de estar enjoado(a). Pode existir uma sensação de estar girando. Você também pode sentir que está oscilando mesmo estando parado(a).

A tontura pode ter causas diversas. Aquela que se apresenta ao mudar a posição da cabeça pode estar associada ao labirinto (esta geralmente é rotatória, ou seja, sente as coisas girarem). Já a que ocorre ao deitar e levantar subitamente (com escurecimento de vista) pode ser associada a pressão arterial e a circulação.

Quais os sintomas da labirintite? Tonturas e vertigens são os sintomas mais comuns da labirintite. Mas, podem estar associadas a vômitos, sudorese, alterações gastrointestinais, perda ou diminuição da audição, dor de cabeça ou sensação de cabeça oca, zumbido e náuseas.

Doenças como labirintite, enxaqueca, anemia, hipoglicemia ou problemas na pressão arterial podem causar esses sintomas. A tontura pode ser definida como vertigem – quando tudo parece estar girando –, sensação de desmaio ou perda de equilíbrio.