Como fazer o teste do fermento?

Perguntado por: ecustodio6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Em um recipiente, coloque 1 colher (chá) de fermento e acrescente 1/2 xícara (chá) de água fervendo. Se a mistura começar a borbulhar bastante, seu fermento está ótimo e pronto para ser usado.

2 anos a partir da data de fabricação. As informações de lote e validade encontram-se na embalagem. Saccharomyces cerevisiæ e emulsificante monoestearato de sorbitana. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Em um recipiente, coloque 1 colher (chá) de fermento e acrescente 1/2 xícara (chá) de água fervendo. Se a mistura começar a borbulhar bastante, seu fermento está ótimo e pronto para ser usado.

O Fermento biológico é formado por leveduras, organismos vivos microscópicos, que são ativados quando entram em contato com o quente. Eles se alimentam do açúcar e da farinha e liberam gás carbônico formando bolhas de ar dentro da massa ajudando no crescimento de pães e pizzas, conferindo-lhes sabor e leveza.

Demora apenas 10 a 15 minutos para se tornar ativo. O fermento biológico instantâneo não precisa ser misturado em água ou leite morno.

Para usar o fermento fresco é só esfarelá-lo diretamente na farinha já misturada com a água. A quantidade padrão é de 3% em relação ao total de farinha, ou seja, 30g para cada quilo de farinha.

Para salvar uma massa de pão que não cresce, comece colocando-a na grade mais baixa do forno, junto de uma assadeira com água fervente. Feche a porta do forno e deixe a massa crescer. O aumento da temperatura e da umidade ajuda a ativar o fermento da massa, fazendo com que ela cresça.

Caso seja acrescentado fermento em pó em excesso, o bolo vai "baixar" em vez de crescer e ficar leve e fofo: ficará um bolo frágil pois a estrutura interior cresceu em desproporção com os restantes ingredientes e o bolo não conseguirá suportar a totalidade da massa.

Consumo de alimento vencido pode causar intoxicação alimentar.

Encontrou fermento vencido depois de organizar da geladeira? Não jogue ele fora! O produto usado para fazer bolos e pães pode ser um aliado na limpeza da sua casa! Certamente ele não vai ajudar nenhuma massa a crescer, mas pode tirar a sujeira no rejunte do banheiro até dar mais brilho para panelas e pias de inox.

MODO DE USO:Para cada 1 kg de farinha, adicionar de 40 a 80 g de fermento químico em pó.

Por isso, caso a receita peça fermento químico em pó, você pode substituí-lo por bicarbonato de sódio sem medo de dar errado. “Ao utilizar o bicarbonato de sódio, adicione também uma colher de suco de limão à receita, desse jeito vai adicionar o elemento ácido que faltava para a reação ser igual à do fermento químico.

Então, para substituir o fermento pronto na sua casa, basta colocar no bolo uma pequena quantia de bicarbonato de sódio e, ao final do preparo, acrescentar o ácido! Pode ser suco de limão, creme tártaro ou até um pouco de vinagre branco.

Para saber se o fermento químico está “vivo”, coloque ½ colher de chá numa tigela pequena e despeje ¼ de xícara (60ml) de água fervendo em cima dele. O que deve acontecer a partir daí é que se formem muitas bolhas, quase como uma erupção vulcânica branca sem explosões.

Dicas de uso do fermento:
Mexer rapidamente irá diminuir o resultado da fermentação. 3- A quantidade de fermento usada em uma receita deve ser de cerca de 3% do total de farinha utilizada.

O fermento químico começa a agir (e produzir gás carbônico) assim que um líquido é adicionado aos ingredientes da massa. Por isso sempre é recomendável adicionar o fermento (ou o líquido) em um último momento e levar ao forno o quanto antes.