Como fazer O Somase?

Perguntado por: acaetano7 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Por exemplo, a fórmula =SOMASE(B2:B5;"Pedro";C2:C5) soma apenas os valores do intervalo C2:C5, em que as células correspondentes no intervalo B2:B5 sejam iguais a "Pedro". Para somar células com base em vários critérios, consulte a função SOMASES.

Por exemplo, a fórmula =SOMA.SE(B2:B5; "João"; C2:C5) soma apenas os valores no intervalo C2:C5, em que as células correspondentes no intervalo B2:B5 são iguais a "João". Para somar células com base em múltiplos critérios, consulte o artigo Função SOMA. SE.

Aprenda Como Substituir a Função SOMASE no Excel
Creio que a maioria consegue usar a função “SE” e “SOMA”, pois é nesse sentido que você vai ver que é possível trocar a função “SOMASE”, pela essas outras funções. Contudo, faremos o uso das seguintes funções: SE, SOMA.

SOMASE – é utilizado para somar as células especificadas por um determinado critério ou condição. Na célula a11, vamos digitar a seguinte tabela: nessa tabela vamos ter a soma das vendas de Paulo e Ana nos dois meses. SOMASES - é utilizado para somar as células especificadas por vários critérios ou condições.

Use a função PROCV para pesquisar um valor em uma tabela. Por exemplo: =PROCV(A2,A10:C20,2,TRUE) =PROCV("Monte";B2:E7;2;FALSO)

Para isso, iremos usar a função: =SOMASE(B2:B11;"<>Pedro";C2:C11), onde irá ser somado todos os os valores das células C2 a C11 que os nomes estiverem contidos nas células B2 a B11, exceto o de Pedro, claro.

a função SOMARPRODUTO, soma a quantidade de nomes que foram achados, pois com a função CONT.SE conta em várias colunas separadas, ela retorna 1 para cada resultado encontrado e a função SOMARPRODUTO soma esses valores em 1 obtendo o resultado final de nomes achados.

Subtrair números em uma célula
Para fazer subtração simples, use o operador aritmético - (sinal de menos). Por exemplo, se você inserir a fórmula =10-5 em uma célula, a célula exibirá 5 como resultado.

Você pode selecionar todas as células (linhas ou colunas) que deseja somar. Depois, no menu do Excel, clicar em “Inserir” -> “Função” -> “Soma”. Ou, ainda, clicar em uma célula em branco, por exemplo, abaixo de uma coluna com valores a serem somados. Depois, digitar: “=SOMA”.

Se você quer somar células diferentes, a fórmula é essa:

  1. =SOMA(D2:D4) , onde D2:D4 indica que a soma é da célula D2 até a célula D4. Ela funciona da mesma forma que D2+D3+D4 ;
  2. Também é possível escrever apenas =SOMA( e indicar o intervalo desejado com o mouse.

Aplicando o PROCV duplo para buscar o imposto
Agora, nós vamos incluir um novo PROCV dentro do primeiro, e para isso, clique duas vezes rapidamente na célula com a fórmula do primeiro PROCV e logo depois do símbolo igual “=” nós vamos puxar outro PROCV.

Ocorre que quando o texto é lançado na célula, mesmo alterando a formatação da célula, o valor em si não é transformado até que a célula seja atualizada (por isso que funciona quando digita os dados). Por isso é necessário tratar os dados antes de calcular.

CONT. ses aplica critérios a células em vários intervalos e conta o número de vezes que todos os critérios são atendidos. SOMASES soma as células de um intervalo que atendem a vários critérios.

Use CONT.SE, uma das funções estatísticas, para contar o número de células que atendem a um critério; por exemplo, para contar o número de vezes que uma cidade específica aparece em uma lista de clientes. Na forma mais simples, a função CONT.SE informa: =CONT.SE(Onde você quer procurar?; O que você quer procurar?)

Função Maior
Retorna o maior valor k-ésimo de um conjunto de dados. Usamos para selecionar um valor de acordo com a sua posição relativa.

Quando utilizada em conjunto com o PROCV, é possível encontrar um valor específico em uma tabela e somar todos os valores correspondentes a essa referência. Por exemplo, a fórmula =SOMA(PROCV(A1;Tabela;2;0)) encontra o valor de A1 em uma tabela e soma todos os valores correspondentes na segunda coluna da tabela.