Como fazer o resumo de um texto no Word?

Perguntado por: ualmeida . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

Na aba Personalizar, marque a categoria “Todos os Comandos”, encontre o item “Ferramentas de AutoResumo” e clique em “Adicionar”. Feito isso, o ícone para a função aparece no topo da tela. Selecione “Resumo Automático” para abrir a página de opções de configuração.

Criar colunas de boletim informativo

  1. Para colocar todo o documento em colunas, selecione Layout > Colunas.
  2. Escolha a opção que você deseja ou escolha Mais Colunas para definir seu próprio formato de coluna.

Como fazer um bom resumo de texto?

  1. Leia atentamente o texto original. ...
  2. Marque as principais ideias do texto. ...
  3. Sublinhe as palavras-chave. ...
  4. Tenha o poder de síntese. ...
  5. Cuidado com a coesão e coerência. ...
  6. Faça uma leitura final. ...
  7. Não se esqueça de citar a fonte.

Text Summarizer
O aplicativo Text Summarizer usa inteligência artificial para resumir textos. O resumo pode ser feito de duas formas: colando o texto desejado ou enviando-o por meio de um arquivo DOC ou PDF.

Nosso programa de resumir texto (também conhecido como Resumidor, Gerador de Resumo, Fazedor de Resumo, Resumer, entre outros nomes) é uma ferramenta online gratuita que ajuda os usuários a resumir texto de forma rápida e fácil.

No menu Arquivo, clique em Opções > Revisão de Texto> Verificar Documento Novamente.

No menu Word, clique em Preferências > Ortografia e Gramática. Na caixa de diálogo Ortografia e Gramática, em Ortografia, marque ou desmarque a opção Verificar ortografia ao digitar. Em Gramática, desmarque a caixa de seleção Verificar gramática ao digitar.

Na guia Revisão , toque em Exibir para Revisão. Toque na opção desejada: Toda a Marcação (embutida) mostra o documento final com alterações controladas visíveis embutidas. Nenhuma marcação mostra o documento final sem o controle alterado.

Formatação de resumo e abstract nas normas da ABNT
O espaçamento entre linhas deve ser simples e o alinhamento deve ser justificado. As palavras-chave devem ser separadas do texto por um espaço de 1,5 entre linhas e as palavras precisam ser separadas por um espaço e ponto e vírgula.

Os 5 passos para escrever um bom resumo acadêmico

  1. Explique o Contexto. Seu trabalho pode ser lido por pessoas com diferentes níveis de entendimento sobre o seu problema de pesquisa. ...
  2. Defina os Objetivos. ...
  3. Especifique o Método. ...
  4. Apresente os Resultados. ...
  5. Conclusão.

Saiba como fazer um resumo excelente em 8 passos

  1. Fazer uma leitura atenta. ...
  2. Marcar partes importantes. ...
  3. Anotar comentários. ...
  4. Pensar em correlações. ...
  5. Organizar as informações. ...
  6. Escrever com as próprias palavras. ...
  7. Fazer listas ou tópicos. ...
  8. Ler novamente.

Esse resumo inicial pode ser feito da seguinte maneira: A obra: título, subtítulo (se houver) e ano de publicação. O autor: nome, nacionalidade, data de nascimento e morte, algumas características que o destaque. O tema: o tema central levantado pelo autor da obra e que será apresentado na resenha.

Em suma, em síntese, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente então, deste modo, desta maneira,em vista disso, diante disso.

A NBR 6028/2003 postula que o resumo pode ser classificado em três tipos: indicativo, informativo ou crítico, os quais são determinados por características específicas, vistas a partir de agora.

O Turbine Text é um dos sites de resumo, você poderá usa- lo de forma gratuita para realizar automaticamente os resumos, então para realizar o processo é necessário colar o texto que deseja e escolher a maneira que irá resumir, seja em porcentagem ou número de linhas.

a) O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Deve ser escrito em um único parágrafo, sem subdivisões e sem recuo de parágrafo.

Como evitar o plágio acadêmico? Para evitar o plágio acadêmico: Faça citação direta: ao copiar um trecho e/ou parágrafo de uma obra, faça a citação direta – informe o sobrenome do autor, ano da publicação e a página de onde a informação foi retirada. Não se esqueça de fazer a referência completa no final do trabalho.

6 dicas para fazer um resumo incrível

  1. Conheça o texto e, depois, leia com atenção.
  2. Busque conceitos, definições e palavras-chave. ...
  3. Escreva o texto com suas palavras.
  4. Organize as ideias principais. ...
  5. Deixe espaço para preencher conteúdo.
  6. Faça exercícios.

O resumo simples é um texto que não ultrapassa uma página, destacando os assuntos principais do documento original. Já um resumo expandido é uma versão mais longa, que pode ter entre 4 e 5 páginas, contando com os vários aspectos do conteúdo de origem.

Apresentação sucinta dos pontos relevantes do artigo em um parágrafo único e espaço entre linhas 1,5. O resumo deve conter o objeto de estudo, objetivo, metodologia e resultados/conclusão. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular e não deve conter nomes de autores e obras.