Como fazer o registro de pedagogo no MEC?

Perguntado por: zgonzaga . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Após acessar o site do CFEP, o profissional formado ou o estudante deve preencher o formulário de inscrição, anexando documentos solicitados pelo conselho e esperar o contato da instituição para a conclusão da solicitação.

Primeiramente, deve-se identificar o conselho de classe que representa a sua profissão. Depois, é só entrar no site do órgão e buscar as informações para o registro. Vale lembrar que as profissões regulamentadas pelos conselhos de classe exigem que o profissional tenha formação superior na área.

CFEP - Conselho Federal de Educadores e Pedagogos, Debate público envolvendo: Autoridades Policiais, Educadores e Comunidade Escolar.

Registro Profissional | CFEP
Após acessar o site do CFEP, o profissional formado ou o estudante deve preencher o formulário de inscrição, anexando documentos solicitados pelo conselho e esperar o contato da instituição para a conclusão da solicitação.

R$ 158,39

2 ª Via de Carteira
TaxaR$ 47,50
ATENÇÃO: Deve ser paga a taxa acima, mais o acerto dos débitos anteriores, caso existam.

Um pedagogo é um profissional que tem como principal objetivo estudar e aplicar técnicas e teorias relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem.

Como comprovar a minha profissão?

  1. Diploma de Licenciatura ou Pedagogia;
  2. Contrato de trabalho;
  3. Declaração válida e autenticada;
  4. CTPS,
  5. Recibo de pagamento (holerite atualizado, recibo nominal, etc.).

No sítio http://emec.mec.gov.br é possível consultar a situação de instituições de educação superior e de cursos de graduação, assim como seus respectivos atos autorizativos.

Trabalho, Emprego e Previdência

  1. Preencher Solicitação de Registro. ...
  2. Protocolar a documentação no Protocolo Eletrônico. ...
  3. Acompanhar o resultado do Protocolo da documentação. ...
  4. Verificar o andamento da solicitação no SIRPWEB. ...
  5. Emitir Cartão de Registro Profissional. ...
  6. Autenticação do Cartão de Registro de Profissional.

“O profissional registrado, além de estar habilitado ao exercício da profissão, conta com vários benefícios como cursos e palestras on-line, além de eventos gratuitos na sede do Conselho, em prol da educação continuada, e descontos especiais por meio do Clube de Vantagens”, destaca.

A CIP poderá ser retirada na Sede ou enviada por correspondência com AR (Aviso de Recebimento). Portadores devem apresentar autorização assinada pelo requerente, contendo nome e RG da pessoa autorizada a retirar a CIP.

“registros pedagógicos são documentos norteadores da ação pedagógica, nele há informações sobre os avanços e dificuldades dos alunos no processo de ensino e aprendizagem” (P2).

Além do Direito e da administração, várias outras áreas profissionais, como, por exemplo, a engenharia, a arquitetura, a nutrição, a contabilidade, a psicologia, a enfermagem e a biblioteconomia, também possuem conselhos profissionais.

O Registro de Estudante visa aproximar os alunos das áreas da Administração do seu Conselho Profissional e dá direito a CARTEIRA DE ESTUDANTE, com o objetivo de identificar e aproximar os futuros profissionais, gerando uma sinergia com o CRA-SP.