Como fazer o porquinho-da-índia perder o medo?

Perguntado por: ibarreto . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Converse com ele para que ele conheça sua voz! Esteja da mesma altura dele para interagir! Sempre sente ou deite-se para ficar o baixo possível, assim você não vai parecer gigante perto do seu porquinho da índia. Tenha paciência!

Nomes para porquinho da índia de A a Z

  1. Ágata, Alex, Átila, Arizona, Apolo;
  2. Astor, Áquila, Abelardo, Alfredo, Aramis;
  3. Ayza, Argos, Ameli, Akim, Afrodite,
  4. Alpha, Aisha, Aime, Almôndega, Andy.

Para reconhecer se o animal está sob estresse, é preciso ficar atento ao seu comportamento. Se notar o porquinho-da-índia bravo, tentando morder e brigar com pessoas ou outros animais, é provável que ele esteja estressado.

Só o cheiro e o contato visual já são suficientes para deixar porquinho-da-índia estressado. Para quem tem diferentes tipos de animais de estimação em casa, uma dica é mantê-los em cômodos separados, evitando o contato visual constante entre eles.

no queixo – uma coçadinha no queixo, de maneira delicada com as pontas dos dedos, costuma fazer sucesso entre os porquinhos-da-índia; no pescoço e nas orelhas – muitos porquinhos-da-índia gostam tanto de carinho nessas partes do corpo que chegam a deitar a cabeça sobre a mão do tutor.

Os Porquinhos da Índia são animais muito sociáveis que gostam do contato com humanos e com outros porquinhos. Na natureza os porquinhos são presas, por isso tem o extinto de estar sempre alertas e tentam fugir ao se sentirem intimidados. São muito alegres, adoram correr e brincar.

Isso leva muitas pessoas a acreditarem que precisam fornecer iluminação durante a noite, o que não é necessário. Como o porquinho-da-índia adapta-se muito bem ao ambiente, consegue se divertir em qualquer situação, no claro ou no escuro.

Ao contrário de outras espécies, como a chinchila ou os hamsters, os porquinhos-da-índia são animais diurnos, portanto dormem à noite e são ativos durante o dia.

O fato de o porquinho-da-índia ficar tranquilo na sua presença, conseguir dormir ou descansar mesmo quando você está por perto, aceitar comida da sua mão, seguir e procurar você para brincar ou permitir que faça carinho nele ou o segure é um sinal de que ele confia em você e, portanto, fica à vontade, sendo um dos ...

O ideal é ter um porquinho e deixar se acostumar com a casa nova e seus moradores, só depois de um tempo inserir outro porquinho neste ambiente, assim não gera tanto estresse para os animais. A diferença de idade entre eles deve ser de dois meses ou mais.

Na História dos Três Porquinhos, os personagens, por certo, são três porquinhos: Prático, Heitor e Cícero.

Durante quanto tempo posso deixar um porquinho-da-índia sozinho sem o prejudicar? Se não tiver alternativa, pode deixar o seu porquinho-da-índia sozinho por dois dias, desde que deixe comida e água suficientes.

Quando os bichinhos estão satisfeitos e felizes, costumam dar uma variedade de guinchos, gargalhadas e grunhidos silenciosos. Junto com esses guinchos e gargalhadas frequentes, há uma variedade de outros ruídos bastante distintos que você pode ouvir de sua porquinho.

Você deve pegar no porquinho de forma a que a região traseira dele esteja apoiada na sua mão. Assim, o ideal é segurá-lo colocando a zona pélvica dele apoiada na sua mão. Utilize a outra mão para apoiar a zona do peito dele, apoiando desse modo as patinhas dianteiras.

É melhor ter um porquinho macho ou fêmea? Depende. Se você está pensando em ter mais de um porquinho, é melhor que sejam fêmeas, pois são menos territorialistas que os machos. Isto é, vão se entender com certa facilidade.

Na base da jaula do seu porquinho-da-índia será imprescindível adicionar um substrato, seja de cilindros de papel reciclado ou de madeira prensada, você encontrará diversos tipos em lojas de pets, que servem para absorver a urina e as fezes.

E falando em ser facilmente assustado – você sabia que os porquinhos-da-índia dormem com os olhos abertos?! Voltando a compra da gaiola… na lista de acessórios importantes inclui um comedouro e bebedouro.

O seu porquinho-da-índia parece entediado, infeliz ou deprimido? Esses animais conseguem demonstrar sintomas bem parecidos com a depressão, que incluem inatividade e perda de apetite, quando não recebem os devidos cuidados e estímulos. Você tem que prestar bastante atenção ao seu pet!