Como fazer o plantio de morango?

Perguntado por: agil . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Passo a passo

  1. Corte pequenas lasquinhas dos morangos orgânicos em que estão as sementes;
  2. Feito isso, em um vaso em que estão misturados a terra, húmus de minhoca e a areia, coloque estas pequenas lasquinhas;
  3. Aplique bem pouca terra por cima dos pedacinhos de morango;

O morangueiro prefere solos levemente ácidos com ph na faixa de 5,5 a 6,0 – ricos em matéria orgânica e com a textura areno-argilosa. Além disso, a boa drenagem do solo é um fator muito importante, pois a planta não tolera um mínimo encharcamento.

No Brasil, o substrato mais utilizado provém de uma combinação da mistura de três subprodutos de descarte do setor agroindustrial: a casca de arroz, a casca de pinus e a cinza da casca de arroz, sendo que esta última nem sempre é utilizada carbonizada, o que seria o recomendado.

A verdade é que o morangueiro em si gosta de água todos os dias, porém, o morango não. Por isso, tenha um cuidado extra no momento da rega, não molhando os frutos que estão brotando, mas sempre deixando a terra úmida, colocando mais água quando o solo estiver seco ou um pouco farelento.

Água. O morango tem raízes rasas que gostam de água, mas não de alagamento. Na primavera e no verão, regue uma vez por semana pela manhã. É melhor não derramar água diretamente nas folhas ou nas frutas porque as folhas e frutas úmidas são muito suscetíveis a doenças.

A colheita do morango pode ser iniciada entre 3 a 5 meses após a semeadura.

Com a introdução de cultivares de verão, a colheita de morango se torna possível durante todo o ano, porém, a oferta é maior de julho a outubro, quando se concentra a safra do produto.

O morangueiro é muito sensível a variações climáticas, não suportando geadas, granizos e chuvas intensas. Além disso, temperaturas acima de 30°C irão inibir sua floração, inviabilizando a produção de morango, o que ocasiona atraso e redução de todo o cultivo.

O morangueiro pode ser adubado com adubo orgânico tipo esterco (bovinos ou aves). São recomendados 3 litros/m² de esterco bovino ou a metade desse volume se for esterco de aves. O objetivo é aprimorar as condições biológicas do solo, assim como garantir maior aeração do solo (parte superficial).

BORO : Fundamental no cultivo de morango.
Responsável pelo desenvolvimento das raízes, germinação dos pólens, “pegamento” dos frutos, integridade da parede celular, e consequente firmeza dos frutos.

Solo. O solo ideal para o plantio de morango é bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. O pH ideal do solo situa-se entre 5,5 e 6,5.

Para o morango crescer de forma saudável, o ideal é que ele não encoste na terra. Por isso, prefira plantas pendentes; Essa é uma planta perene, que sobrevive o ano todo.

O ideal é que o vaso com os morangos plantados esteja em um lugar claro, que pegue o sol da manhã ou do final da tarde, média de 6 horas diárias de luz. Escolha mudas saudáveis, certifique-se de que as folhas não estejam marrons.

O espaçamento recomendado para o plantio em canteiros varia de 20 cm entre plantas e 30 cm entre fileiras.

Outra fase da lua é o terceiro quarto minguante. Esta fase, observa o técnico, é a ideal para o cultivo de plantas bienais, perenes, bulbos e raízes. São exemplos a cenoura, cebola, batata, morango, framboesa, uva, rabanete, beterraba, nabo, trigo.

Morangos tem bom desenvolvimento em locais de clima subtropical e temperado, apreciando temperaturas entre 13ºC e 26 ºC. Por isso o ideal é que sejam cultivados a pleno sol. Eles são frágeis à exposição de ventos moderados ou intensos, e assim como as suas flores não suportam geada, granizo e chuvas fortes.

Por isso, se eles não estiverem dentro de casa ou em uma estufa, você pode optar por cobrir as plantas com palha; também é possível usar a palha para evitar que os morangos fiquem sobre o solo.

Há algumas vezes ao longo do ano em que você vai querer podar Morango. Se você estiver colocando novas plantas no solo, você deve podar somente depois que a planta já começou a florescer e/ou frutos, pois a remoção de qualquer folha saudável pode afetar a produção de frutos.

Obs.: Considerou-se o preço médio da muda nacional (R$ 0,22). Mudas importadas têm um custo adicional de R$ 0,10 por muda.

inverno

Frutas do inverno
As frutas ideais para consumir nesses momentos de lazer e na dieta do dia a dia podem ser: caju, caqui, carambola, morango, uva, mexerica, entre outras.

O mais comum é utilizar 7,5 plantas por metro quadrado de área cultivada, incluindo o espaço entre estufas, mas podendo chegar a 12,5 mudas, sem adotar um adensamento excessivo.