Como fazer o pé de laranja Florar?

Perguntado por: omuniz . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

O pH ideal do solo para o cultivo de laranja é entre 5 e 6 – use calcário para regular a acidez e garantir o bom desenvolvimento dos pés de laranja. Evite regar demais ou de menos o solo – não deve nem ser argiloso demais, nem arenoso. Durante a primavera, pode ser necessário realizar a nutrição do solo com adubos.

Porque minha laranjeira não está produzindo frutos? Falta de frutificação pode ocorrer por utilização de mudas não enxertadas, disponibilidade insuficiente de água, ausência ou uso inadequado de adubos.

As laranjeiras possuem certas necessidades de nitrogênio, fósforo, potássio e cálcio. Alguns microelementos também são necessários (ferro, boro, magnésio, alumínio, manganês, zinco e cobre).

Quais são os tipos de adubo para cada finalidade? Para estimular a floração, o engenheiro agrônomo Marcello Manzano Santero, da Dimy Produtos para Jardinagem, sugere o uso do adubo mineral NPK 4 14 8, que é uma boa fonte de fósforo e potássio.

O Fósforo também pode ajudar a acelerar a maturidade de uma planta, sendo vital na fotossíntese e na respiração. Além disso, a aplicação de Fósforo nessa fase ajuda a fortalecer as raízes, que também são importantes na fase da floração.

É recomendável podar a laranjeira na estação do ano adequada. A data pode variar de maio a agosto, dependendo de sua localização. Você terá apenas de podá-la em anos alternados. A poda deve ser finalizada antes de surgir a floração.

Como a laranjeira leva um tempo considerável para dar os frutos. A média é de 24 meses após o plantio.

A laranjeira é uma árvore cítrica sempre-verde com uma vida produtiva de 50-60 anos. Algumas árvores bem cuidadas de laranja podem viver até 100 anos ou mais.

A principal floração ocorre em setembro; outras temporãs, em épocas variáveis. Sua produtividade é considerada alta, em torno de 40 toneladas por hectare ou superior sob irrigação, a qual também amplia o período de colheita.

O mais recomendado é consultar um técnico para avaliação do crescimento vegetativo e das condições de desenvolvimento das plantas no local. Assim, o profissional contará com mais informações e elementos para indicar as medidas que deverão ser adotadas para frutificação das espécies.

Há diversos fatores envolvidos: época de floração, qualidade do solo, pragas, doenças, irrigação, idade da planta, variedade da planta, deficiência nutricional, falta de podas e ainda outros.

Dilua 100 ml de leite em 1 L de água. "Borrifando nas folhas, essa água com leite atuará como fungicida. O líquido possui vários sais e aminoácidos e seu uso torna as plantas mais resistentes e evita o aparecimento de bichos causadores de doenças. Se aplicada no substrato, servirá como fertilizante", explica Gabriela.

Adubação em laranjas deve ser feita de 15 de setembro a 15 de fevereiro no PR.

O cálcio, na forma de nitrato de cálcio, ajuda a impulsionar o pegamento e número de frutos (Tabela acima). A época de aplicação é crítica, e melhorias significativas no pegamento dos frutos ocorre pelas aplicações feitas imediatamente antes e durante o florescimento.