Como fazer o maracujá amadurecer mais rápido?

Perguntado por: lcavalcante . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

A dica é envolver a fruta em um jornal e deixá-la perto de algum local quente, como dentro do forno quando ele estiver desligado. Assim, você terá a combinação de dois fatores que fazem a fruta amadurecer mais rápido, que são impedir que o gás etileno se disperse e manter o alimento em um local quente.

Se a parte interna estiver podre, com as sementes roídas e a polpa enegrecida, então trata-se do ataque de mosca-das-frutas, que também derruba os maracujás antes de completarem seu desenvolvimento. Em ambos os casos, recomenda-se o uso de inseticidas específicos.

Quanto tempo demora para os frutos amadurecerem? Os frutos do pé de maracujá estarão prontos para serem colhidos de 2 – 3 meses após a polinização.

Para amadurecer, a pessoa tem que estar disposta a ultrapassar barreiras, tomar decisões e assumi-las, não fugir de suas responsabilidades, enfrentar desafios, identificar seus pontos fortes e fracos, superar-se. E não há dúvida de que, quanto maior o autoconhecimento, maior a evolução pessoal.

Evite maracujás verdes. Lembre-se: quanto mais verde, menos maduro. Isso vale para muitas frutas, na verdade. Perceba quais maracujás estão amadurecendo pela mudança de cor.

Dica: um truque para saber se o maracujá está maduro e perfeito para ser usado é se ele aguenta uma leve pressão na casca. Com os dedos, dê uma leve apertada no maracujá, se ele romper ou estiver super-rígido não compre. Ele deve segurar a pressão, mas cedendo bem de leve.

A cor e a textura são os indícios mais fortes para definir se está boa ou não para o consumo. Caso o consumo do maracujá seja rápido, é necessário identificar se ele está bem amarelo, com a casca enrugada e sem nenhum sinal de manchas escuras ou rachaduras. Outra dica é ver se ele aguenta uma leve pressão na casca.

Eles murcham antes de chegar ao ponto de colheita. Certifique-se da causa do murchamento. Corte um dos frutos caídos. Caso esteja podre, com sementes roídas e despedaçadas, e haja larvas de coloração creme no interior, trata-se de ataque de moscas-das-frutas.

O maracujá disponível no mercado mundial é pequeno e a polpa é mais doce, consumida na própria casca com o auxílio de uma colher.

Quando o fruto é colhido, a casca perde líquido e fica mais fina para preservar o recheio. Um detalhe importante: o enrugamento não significa que o maracujá esteja estragado ou com sabor ruim. “Ao contrário: com a perda de líquido, a polpa fica mais concentrada”, diz Laura.

a quatro safras por ano aí depende da sua região da sua variedade.

A maioria das espécies de maracujá tem origem na América Tropical, envol- vendo o Brasil, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia e Paraguai, embora exis- tam espécies nativas em países que vão dos Estados Unidos até a Argentina, além da Ásia, Austrália e China.

Conforme resultados de pesquisas, você pode irrigar com 16,8 L de água por planta por dia (7,5 mm por dia), assim distribuído: Na fase inicial – Até aos 90 dias após o transplantio das mudas, o consumo médio diário de água é de 2,9 L por planta (1,3 mm por dia).

Lembra que contamos sobre as frutas climatéricas, aquelas que continuam a amadurecer mesmo após a colheita? Isso acontece porque elas produzem um hormônio chamado etileno, que estimula o amadurecimento. Esse hormônio, quando liberado, também pode afetar as frutas que estão em volta.

Na prática, muitos concordam que meninas amadurecem mais cedo do que meninos, mas uma pesquisa da Newcastle University descobriu cientificamente que o cérebro feminino realmente se transforma antes do que os das pessoas do sexo masculino. As informações são do Daily Mail.

Faz mal comer maracujá puro? Não há comprovação científica de que consumir o maracujá puro faça mal para a saúde. Mas, por ser bastante azedo, raramente é consumido in natura. Por isso, para a maioria das pessoas, o maracujá é seguro para consumo.

Pessoas com alergia ao látex devem ter cuidado ao comer maracujá até saberem se também reagem à fruta.

Efeitos adversos e contraindicações
Como o maracujá pode baixar a pressão arterial, o consumo desse fruto é contraindicado para pessoas com pressão baixa, a não ser que seja liberado pelo médico. Da mesma forma que o maracujá deve ser evitado por quem usa medicamentos antidepressivos, calmantes e anticoagulantes.

Tanto para o maracujá amarelo ou roxo, quanto para o maracujá doce, o ponto de colheita é evidenciado quando os frutos começam a mudar a cor da casca (para amarelo ou roxo).