Como fazer o gerenciamento de obras?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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Como funciona uma gestão de obras?

  1. Contratar mão de obra;
  2. Cumprir com orçamento da obra;
  3. Garantir a segurança do trabalho;
  4. Direcionar a obra conforme escopo;
  5. Gerenciar profissionais e suas entregas;
  6. Respeitar ao máximo o cronograma predefinido;
  7. Fiscalizar internamente a execução dos processos;

Quando a metodologia usada é baseada no percentual, o gerenciamento costuma ser estimado entre 3 a 4% do custo da obra. A execução envolve de 10 a 15% desse valor.

Como ingressar na profissão de Gestão de Obras
Para atuar no mercado de trabalho, o profissional precisa de formação em curso superior reconhecido pelo MEC, além de registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).

A gestão é uma especialização da administração e também do gerenciamento. Logo, o gestor faz basicamente a mesma coisa que o administrador e o gerente, a única diferença é que ele deve exercer o papel de forma mais criativa e habilidosa.

Caso seja uma reforma mais simples, o valor fica em torno de R$ 350,00. E se for uma reforma mais completa, o valor fica entre R$ 800,00 e R$ 1.000,00. Também é possível cobrar esse serviço por metro quadrado. A média do valor por metro quadrado fica em torno de R$ 32,00.

Sem contar que as normas que o engenheiro precisará cumprir também são diferentes. Um projeto para residência, tem um custo por metro quadrado entre R$ 20 e R$ 50, em média. Já no caso de construções industriais, esse valor é maior, cerca de R$ 90.

Planejamento de obras: 5 softwares que você precisa conhecer

  • EVOP. O software EVOP conta com 12 funcionalidades voltadas para diversas etapas e atividades do planejamento de obras. ...
  • Primus-K. ...
  • Project. ...
  • Navisworks. ...
  • Vejaobra.

A formação acadêmica do arquiteto e urbanista não abarca os conteúdos curriculares de circuitos elétricos e lógicos, conversão de energia, análise e simulações de sistemas necessários à realização de projeto, execução, instalação ou manutenção de SPDA.

portanto, a ART deve ser emitida por engenheiros ou arquitetos do sistema CONFEA/CREA, que têm a obrigação de realizar o registro da ART de forma online. Ainda de acordo com a lei, a falta da ART na obra sujeitará o profissional ou a empresa responsável pela execução da obra ou serviço o pagamento de multa.

Se ela tem um custo, ele é inerente ao exercício da profissão, sendo o profissional responsável por apresentar a ART quitada. Com exceção à ART de cargo e função ou ART emitida no exercício deste cargo e desta função, cujo pagamento é de responsabilidade da empresa.

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Em grandes centros, os valores do projeto podem variar de R$ 30,00 a R$ 60,00 por metro quadrado. Já falando em área construída, em média, os projetos simples têm o preço de R$ 1.400,00 reais por m², projetos médios R$ 1.600,00 e projetos de luxo R$ 2.200,00.

O custo de uma RRT simples é de R$ 94,76. Esse valor é atualizado todos os anos, por isso é importante estar atento ao site da CAU. Conhecer como funciona o RTT é importante para a carreira de todo arquiteto.

Recapitulando: o RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) diz que o projeto foi desempenhado por um profissional registrado no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Já a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) é emitida por um profissional registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

De acordo com o levantamento do Glassdoor, o salário de um engenheiro civil, em 2022, é de R$ 7.000 para uma jornada completa de 8 horas de trabalho por dia.

Assim, os valores independem do local de atuação do engenheiro, calculados dessa forma: Jornada diária de 6 horas: 6 salários mínimos; Jornada diária de 7 horas: 7,25 salários mínimos; Jornada diária de 8 horas: 8,5 salários mínimos.

O que é o ERP para Construção Civil? ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, ou seja, um Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Como o próprio nome já sugere, se trata de um sistema que busca integrar em um só lugar diversas áreas de uma empresa a fim de otimizar os processos.

AutoCAD

AutoCAD. É um dos softwares para engenheiros civis mais utilizados no mundo. Desenvolvido pela Autodesk, esse sistema é muito prático e apresenta um elevado grau de compatibilidade para arquivos externos. Por isso, o AutoCAD pode ser usado para projetos de desenho técnico em 2D e nas modelagens 3D.

Elabora a planta do projeto
Em poucas palavras, podemos dizer que o arquiteto elabora a planta e o engenheiro civil a executa. A planta traz a distribuição exata dos espaços internos do projeto, assim como as dimensões e projeções do entorno e da fachada.

Verifique o registro no CAU
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) é o órgão regulador da profissão no país. Antes de mais nada, um bom arquiteto deve ter uma sólida formação na área e, obviamente, ter o registro no CAU. Você mesmo pode fazer a consulta no próprio portal do Conselho, viu?