Como fazer o estorno do Pix?

Perguntado por: amata . Última atualização: 25 de maio de 2023
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Assim como cancelar um Pix, ter um estorno também, inicialmente, não é possível. No entanto, no caso de fazer um pagamento errado via Pix, por exemplo, é possível contatar quem recebeu a quantia enviada e solicitar o valor de volta.

8 - O banco terá o prazo de 10 dias úteis para oferecer resposta, e, se não o fizer, poderá responder judicialmente, sendo obrigado a realizar a devolução da quantia que foi retirada da conta do cliente pelo estelionatário. Ainda, poderá recair sobre o banco o dever de indenização por danos morais.

Em caso de golpe, o pagador tem até 80 dias para registrar o pedido de devolução do valor do Pix. Na outra ponta, o recebedor dos recursos tem até 30 dias, após o bloqueio dos recursos, para contestar o pedido de devolução.

Como pedir reembolso de produtos ou serviços
Para pedir reembolso, entre em contato com a empresa que vendeu o produto ou forneceu o serviço para você. Muitas delas informam em seus canais, e-mails de confirmação de compra ou no ato do pagamento informações sobre troca, devolução e reembolso.

Para cenários que envolvam golpes, fraudes ou falhas operacionais, existe o Mecanismo Especial de Devolução do Pix, que permite a solicitação de análise para estornar a transferência. No Nubank, esse processo passa por uma análise criteriosa do time de segurança, podendo demandar até sete dias para conclusão.

Para fazer o estorno no app do Bradesco, é preciso abrir o aplicativo e tocar na opção "Pix". Depois, vá até na opção “Extrato Pix”, clique sobre a transferência que deseja devolver. No canto superior direito da tela, clique em “Devolver valor”. Digite o valor que será estornado e clique em "continuar".

É só devolver. É imediato, instantâneo. Quem recebe PIX errado e tiver boa-fé vai fazer isso”, afirma Breno. De acordo com o advogado Solano, dependendo do caso, receber um PIX e não devolver o valor pode configurar apropriação indébita.

É CRIME SE APROPRIAR DE PIX RECEBIDO POR ERRO! Já adiantamos que sim, é crime quando alguém recebe um pix por erro e não devolver para aquele que errou.

Sempre que o consumidor sofrer prejuízos, os bancos devem ressarcir as vítimas de fraudes bancárias.

Em um comércio eletrônico, o consumidor tem o prazo de 7 dias para entrar em contato com o e-commerce e manifestar a vontade de desistir da compra. Dentro desse prazo, a loja virtual deverá providenciar o reembolso, enquanto o cliente deverá encaminhar o item adquirido de volta para a loja.

Ao abrir o aplicativo do Nubank, clique no campo “Conta”, localizado na tela inicial. Em seguida, deslize a tela e identifique o campo “Histórico”. Passo 2. Clique na transação via Pix que deseja realizar o reembolso e aperte no campo “Precisa fazer um reembolso?”.

Reembolsos podem acontecer de duas maneiras: ou o Nubank simplesmente risca a compra do histórico de transações e não te cobra ela, ou o Nubank deixa ela lá e lança o valor da compra como saldo positivo.

1) Faça login no aplicativo; 2) Clique em Serviços de Reembolso; 3) Selecione a opção Solicitar Reembolso; 4) Siga as orientações de preenchimento.

O prazo para a resposta é em até 10 dias úteis.