Como fazer o cio passar rápido?

Perguntado por: aferreira . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.2 / 5 12 votos

Brinque mais para distraí-la do desconforto do cio; Existe floral para a fase do cio, pode ser uma opção; Massageie a sua gata de leve, pode amenizar os sintomas. Deixe que ela guie a massagem.

Hoje em dia não é difícil encontrar veterinários que oferecem o serviço de aplicação desses medicamentos, para as fêmeas não entrarem no cio. Acontece que o uso de medicamentos, injeções e comprimidos em geral para cortar o cio de cadelas não é nada recomendável, pois trazem sérios riscos para o animal.

Escovar seus pêlos é uma boa pedida! Brinque mais para distraí-la do desconforto do cio; Existe floral para a fase do cio, pode ser uma opção; Massageie a sua gata de leve, pode amenizar os sintomas.

Sim, a cadela no cio pode sentir cólica. No entanto, a dor que elas sentem é em menor proporção quando comparada às mulheres. As mudanças de comportamento, tremores no corpo e sensibilidade no abdômen são os principais sintomas de que a cadela está sentindo cólicas no período.

Os bichanos tendem a querer sair de casa quando estão no cio, por isso feche janelas e portas e fique de olho nos gatos que podem se aproximar, eles sentem o cheiro do hormônio e vão em busca da fêmea. A principal dica para que seu animal não sofra nesse período é: castração.

Essa resposta geralmente varia para cada fêmea, mas geralmente elas entram no cio a cada seis meses com duração de aproximadamente 21 dias cada um. Algumas cadelas podem permanecer nesse ciclo entre duas a quatro semanas, mas ciclos tão irregulares costumam ser mais incomuns.

O corpo da fêmea também passa por mudanças e, isso tende a ser ainda mais intenso se ela ficar prenhe. Com isso, é bem comum que a cadela choramingue um pouco, sinalizando que ela se sente desconfortável. Em geral essa vocalização tem como intuito aliviar o desconforto.

O cio propriamente dito, que é a fase de estro, tem duração média de quatro a 12 dias, dependendo da fisiologia de cada pet.

O sangramento dura, em média, nove dias e é nessa fase que as fêmeas começam a ficar atraentes. De acordo com a veterinária Renata Araújo, os cachorros são atraídos pelo cheiro, mas não cruzam, porque a cadela não permite. ;Depois dos nove dias, ela vai começar a aceitar a cruza.

Como visto, o sangramento da cadela, conhecido popularmente como período em que “cachorra menstrua”, pode ocorrer durante o proestro, quando o organismo da mascote se prepara para uma possível fecundação. A etapa tem duração média de 5 a 15 dias, quando a pet pode apresentar secreção serossanguinolenta.

Cadelas: a aplicação deverá ser feita durante a fase de anestro, isto é, do 3° ao 5° mês após o cio ou do 1° ao 3° mês após o parto. Intervalo de 6 meses entre as aplicações.

O primeiro cio de uma gata acontece quando ela atinge a puberdade, entre os 5 e 10 meses de idade. Essa fase reprodutiva dos gatos, também chamado de ciclo estral geralmente dura de 4 a 5 dias e, a menos que ela engravide, pode vir a ter vários cios com intervalos de 2 a 3 semanas.

Conforme explica o Dr. Ítalo, o dimenidrinato, substância presente no Dramin não é o medicamento mais recomendado para pets. Entretanto, isso não significa que ele está proibido para gatos. O veterinário afirma que caso seja a única opção, pode dar Dramin para gato.

Essa conduta de subir em outros animais e simular o ato sexual pode acontecer por uma série de razões diferentes, como estresse, dominância e até diversão. O ato também pode indicar alguns problemas de saúde e comportamentais.

A cadela no cio costuma apresentar algumas manifestações características como: cólica, aumento do volume da vulva, vermelhidão e escurecimento da região genital, secreção vaginal, agressividade, inquietação e carência. A receptividade ao macho vai depender da fase do cio.

A cachorra vai apresentar um sangramento por cerca de uma semana. Durante essa fase, ela não permite que nenhum macho monte nela. Para ajudá-la, evite que outros cães cheguem perto dela, apenas fêmeas. Se for possível, coloque-a para dentro de casa, num local seguro e aconchegante.

O ciclo estral nunca para em definitivo, portanto, não existe menopausa canina. A solução mais efetiva para que o cio não ocorra é a castração de cachorro. Além de impedir que a cadela sofra com os efeitos dos hormônios, a cirurgia também é uma precaução para uma série de doenças, como a piometra canina.

Continuar lendo Como cortar o cio?