Como fazer o chá de hortelã da folha grossa?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Para fazer o chá de hortelã, basta colocar 3 colheres de folhas secas de hortelã em 250 ml de água fervente e tampar durante 5 minutos, coar e beber o chá entre 2 a 4 vezes ao longo do dia. Em alternativa, as folhas frescas retiradas da planta também podem ser utilizadas.

Modo de preparo
Lave as folhas de hortelã. Feito isso, coloque-as em uma panela com água e deixe ferver. Retire do fogo e coe o conteúdo obtido. Por fim, a bebida deve ser consumida em temperatura morna ou gelada.

Alguns estudos mostram que a hortelã também pode baixar a glicose no sangue e a pressão arterial, por isso, o chá não é recomendado para pessoas que tomam medicamentos para diabetes ou com problemas de pressão arterial. Além disso, pessoas que apresentam pedras nos rins também devem evitar o consumo do chá.

Colocar as folhas de hortelã numa xícara de chá com água fervente. Deixar a infusão repousar durante 5 a 10 minutos e coar. Este chá deve ser consumido de 3 a 4 vezes por dia e de preferência após as refeições.

A hortelã pode ser consumida na forma de folhas frescas. Vale colocá-la na salada, na sopa, como tempero do frango, carne vermelha ou peixe, na água aromatizada, batida com suco de frutas e nos chás.

Posologia e modo de uso: Para tratar edemas, abcessos, picada de insetos e contusões: por aquecimento da folha e aplicar na área afetada. O sumo extraído da folha pode ser misturado com mel e consumido como remédio para problemas pulmonares e para dor de cabeça. O suco é usado para tratar resfriado, tosse, hipertensão.

COMO FAZER O CHÁ DE HORTELÃ PARA GORDURA NO FÍGADO:

  1. Coloque algumas folhas de hortelã-pimenta frescas em um bule ou xícara.
  2. Ferva a água e despeje sobre as folhas de hortelã.
  3. Deixe em infusão (imersão da folha diretamente na água quente) por cerca de 5 minutos.
  4. Coe e sirva em uma xícara.

O chá de hortelã também tem um forte efeito digestivo, sendo ótimo para tomar à noite ou após as refeições principais. Esse tipo de bebida também combate cólicas menstruais e outros possíveis sintomas que surgem nesse período, como gases intestinais e diarreia.

O consumo de chá de hortelã também é muito benéfico para quem sofre com problemas nos rins. Isso porque ele evita a retenção de líquidos, sendo portanto um ótimo diurético. Essa característica também impede a formação de gases, sendo mais uma vez excelente para aliviar aquela sensação de inchaço no corpo.

Modo de preparo
Junte as folhas de hortelã na xícara de água fervente e com uma tampa deixe repousar por 10 minutos. Logo depois, basta coar e deixar amornar antes de beber de 3 a 4 vezes ao dia.

Ajuda a emagrecer
O chá de hortelã é uma bebida saborosa e indicada para quem quer emagrecer. Além de ajudar a fortalecer os órgãos digestivos, ele ativa as glândulas salivares e as enzimas digestivas, melhorando dores de estômago e facilitando a digestão.

Deixa o fígado mais resistente
Como as folhas de hortelã possuem propriedades antioxidantes, a bebida feita a partir das folhas consegue melhorar o funcionamento do fígado, deixando-o mais saudável. Também auxilia na recuperação do tecido hepático.

Por isso, o chá de hortelã ajuda a aliviar a inflamação da mucosa gástrica e a reduzir as dores abdominais. Além disso, o chá de hortelã pode ajudar a reduzir os espasmos musculares que podem ocorrer no estômago em pessoas com gastrite.

O Hortelã é uma excelente fonte de antioxidantes e contém ácido rosmarínico, que ajuda a combater os radicais livres e protege a pele contra o câncer de pele. Ele pode ser aplicado para a acne e espinhas. Tem efeito calmante e refrescante que ajuda na prevenção de acnes.

Chá de Hortelã

Chá de Hortelã: Hortelã é ótimo para tosse e para inflamações, especialmente se você estiver tendo dificuldade de respirar, pois ele dissolve as mucosas que muitas vezes são muito grossas e não conseguem ser expelidas pelo corpo.

As espécies mais comuns de serem encontradas são a hortelã é a Mentha Spicata ou hortelã-das-hortas e a Mentha Crispa, ou hortelã-pimenta. A sua escolha dependerá da sua finalidade de uso, a hortelã-pimenta tem o sabor mais acentuado e seu uso é indicado para chás e como medicamento.

Barbatimão é adstringente e tônico, também muito usado para tratar inflamação do útero e ovários. Os taninos estão presentes em 30% da composição do barbatimão.