Como fazer o CEI de pessoa física?

Perguntado por: dourique7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Para tirar a matrícula CEI, o contribuinte pode se encaminhar a qualquer unidade de atendimento da Receita Federal do Brasil, ou pode fazer todo o procedimento pela internet, sem precisar sair de casa.

Se você já possui uma matrícula CEI (Cadastro Específico do INSS) para a sua atividade econômica, faça a inscrição do estabelecimento no Cadastro das Atividades Econômicas das Pessoas Físicas (CAEPF) fazendo a vinculação dos cadastros.

Onde encontrar o CEI? A consulta de matrículas CEI pode ser realizada no site oficial da Receita Federal. Acesse o sistema, informe o número do CPF, a senha e o código de confirmação. Caso ainda não tenha uma senha, é só cadastrar.

O que é? O Cadastro Específico do INSS (CEI) está sendo substituído pelo Cadastro Nacional de Obras (CNO). Este é um novo banco de dados que armazena informações cadastrais de obras de construção civil e de seus responsáveis.

O Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física é necessário para o empregador pessoa física que exerce atividade econômica prestar informações no eSocial. Empregador doméstico não precisa se cadastrar.

O Cadastro Específico do INSS (CEI) é utilizado por empregadores pessoa física, que pela lei são equiparados à empresa, e portanto, isentos de inscrição do CNPJ.

Para que você acesse o Conectividade Social ICP, será necessário adquirir um Certificado Digital de Pessoa Física (como o e-CPF ou o e-PF, por exemplo) e cadastrar nele os dados do seu CEI. Com isso, o canal da CAIXA vai reconhecer seu acesso como uma pessoa jurídica. Obrigado!

Neste ponto surgem dúvidas sobre as siglas NIS e CEI e quais dados informar na hora de emissão dessas certificações. A diferença dessas siglas, ao contrário do que muitos pensam, é muito básica: o NIS é para pessoas físicas, isto é, o e-CPF e o CEI para pessoas jurídicas, o e-CPNJ. Saiba mais!

Qualquer pessoa pode emitir o comprovante de situação cadastral e confirmar a autenticidade do comprovante. Acesse o sistema CAEPF no Portal e-CAC para consultar os dados completos do cadastro da atividade econômica ou acesse os outros canais para emitir ou autenticar os comprovantes.

A pessoa física pode criar tantos CEIs forem necessários para acobertar suas obras, desde que obviamente, em endereços diferentes. É o mesmo caso de um agricultor com muitas propriedades rurais: um CEI para cada uma.

O cadastro pode ser feito facilmente de forma presencial em qualquer órgão da Receita Federal ou de forma online. No caso específico dos empregadores domésticos, a matrícula é obtida quando o cadastro é feito no portal eSocial.

Como acessar o CEI da B3
O Canal Eletrônico do Investidor tem um local próprio no site da B3. Para acessá-lo, basta entrar diretamente no site da CEI. No site, tendo em mãos a senha e o número de CPF ou CNPJ cadastrado, o acesso é feito preenchendo cada um dos dados nos espaços indicados.

O Cadastro Nacional de Obras (CNO) é o banco de dados que contém informações cadastrais das obras de construção civil e dos seus respectivos responsáveis, criado para substituir o Cadastro Específico do INSS de Obras - conhecido como Matrícula CEI de Obras. Ele pode ser acessado via Portal e-Cac ou via Portal eSocial.

As nações da extinta URSS criaram, em 1991, a Comunidade dos Estados Independentes, a CEI. O objetivo desse bloco é estabelecer um sistema econômico de defesa. O fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em 1991, proporcionou a independência de várias nações que a integravam.